Como assim? Time da Série A3 muda de nome para 'roubar' torcida do rival

Dirigente usou argumento para a mudança de nome a necessidade de aproximar o clube da cidade

Para “roubar” torcedores do rival, a diretoria do Tigre do Vale tomou uma decisão radical: vai mudar o nome do clube. Após aprovação dos sócios e dos diretores, no final de semana, ficou definido que o time passará a se chamar São José Atlético Clube

0002048138094 img

São José dos Campos, SP, 10 (AFI) – O Clube Atlético Joseense foi fundado em 1º de outubro de 1998. E apesar dos 15 anos, jamais caiu nas graças da torcida de São José dos Campos e sempre viveu à sombra do tradicional São José Esporte Clube. Mas para “roubar” torcedores do rival, a diretoria do Tigre do Vale tomou uma decisão radical: vai mudar o nome do clube. Após aprovação dos sócios e dos diretores, no final de semana, ficou definido que o time passará a se chamar São José Atlético Clube.

0002048138094 imgJoseense vai mudar o uniforme também?

O presidente do agora ex-Joseense, Nelson Guanaes, usou como principal argumento para a mudança de nome a necessidade de aproximar o clube da cidade. Ele acredita que, usando o mesmo nome do município, o Tigre possa atrair mais simpatia dos moradores locais.

Por enquanto, o Joseense perde de goleada para o rival. E a temporada 2013 é um exemplo claro. Mesmo com uma campanha abaixo da expectativa, o São José levou ao Estádio Martins Pereira um total de 21.244 torcedores, em nove jogos da Série A2. O que dá uma média de 2.360 por partida. Já o Joseense teve um público total de 1.058 pagantes, também nove jogos da Série A3, com média de 117.

O público total levado em toda a competição pelo Tigre é menor que o pior público da Águia em um único jogo. Na vitória sobre o Capivariano, por 3 a 1, no dia 20 de fevereiro pela nona rodada, o São José teve um público de 1.134 torcedores. O pior público de seu rival teve apenas 65 torcedores na vitória sobre o Batatais, por 1 a 0, no dia 14 de março, pela 11ª rodada.

Pelo menos por enquanto, a Federação Paulista de Futebol (FPF) não confirmou a modificação do nome de Joseense para São José Atlético Clube. Resta saber como a população de São José dos Campos irá receber a mudança e também se haverá confusão entre os clubes.

Em 2014, o São José disputará novamente o Paulista da Série A2. A estreia está marcada para o dia 26 de janeiro, quando visita o São Bento, em Sorocaba. Enquanto isso, o Joseense fará sua estreia pela Série A3 contra o Cotia, no dia 2 de fevereiro, fora de casa.