Comercial São José-SP
Comercial x São José - Clássico do interior no feriado de 7 de Setembro

O duelo entre comercialinos e joseenses promete ser um grande jogo, principalmente pelos números e pelas campanhas de ambas as equipes

O jogo de volta entre a Águia do Vale e o Bafo de Ribeirão Preto está previsto para o dia 13 de setembro, às 16h, no estádio Martins Pereira, em São José dos Campos

Comercial
Foto: Divulgação

Por: Rivail Oliveira

Ribeirão Preto, SP , 05 (AFI) – Duas das mais tradicionais equipes do interior paulista, o Comercial Futebol Clube, fundado em 1911, portanto com mais de 100 anos de história, e o São José Esporte Clube, criado em 1933 e a caminho do seu centenário, abrem neste domingo, 7 de setembro, às 15h, no estádio Francisco de Palma Travassos, em Ribeirão Preto, uma das partidas das quartas de final da Copa Paulista de 2025.

O jogo de volta entre a Águia do Vale e o Bafo de Ribeirão Preto está previsto para o dia 13 de setembro, às 16h, no estádio Martins Pereira, em São José dos Campos.


TRAJETÓRIAS ATÉ AQUI

O duelo entre comercialinos e joseenses promete ser um grande jogo, principalmente pelos números e pelas campanhas de ambas as equipes no campeonato, que dá vaga para o Brasileiro da Série D e também para a Copa do Brasil de 2026.

O Comercial foi o segundo colocado na fase de classificação do Grupo 2 e, até agora, soma 50% de aproveitamento: foram 18 pontos em 12 jogos6 vitórias, 2 empates e 4 derrotas.
O ataque do Bafo marcou 14 gols, e a defesa sofreu apenas 10. Na segunda fase, eliminou a Inter de Limeira: perdeu o primeiro jogo por 1 a 0 no Limeirão, venceu pelo mesmo placar no Palma Travassos e garantiu a vaga nos pênaltis, por 4 a 2.

Já o São José liderou o Grupo 4 na primeira fase e soma, até o momento, 58% de aproveitamento: 21 pontos em 12 jogos7 vitórias, 2 empates e 3 derrotas. Foi um dos ataques mais produtivos da competição, com 20 gols marcados, e uma defesa sólida, com apenas 8 gols sofridos.


ARTILHEIROS

COMERCIAL:

  • Felipe Rodrigues – 5 gols
  • Bagé e Franklin – 2 gols cada
  • Alex, Christopher, Marcelo Kauan, Mateus Vinícius e Wesley – 1 gol cada

SÃO JOSÉ:

  • Roni – 4 gols
  • Fidelis, Fernando Júnior, Gustavo Brandão, Marlon e Gustavo Tanque – 2 gols cada
  • Bruno Henrique, Gabryel Vinícius, Guilherme Cerqueira, João Igor e Luiz Otávio – 1 gol cada

COMO VEM O BAFO

O experiente técnico do Comercial, Roberval Davino, exaltou a força do seu elenco nesta reta final:

“Trabalhei em mais de 60 times e nunca vi um grupo com tanto merecimento pelo que está apresentando. Cada espaço do campo é uma briga, uma competitividade. E na hora de decidir, eles estão decidindo. Jogaram juntos. Parabéns a essa rapaziada merecedora deste momento.”

Ele lembrou que, no início da Série A2, o Comercial era apontado como um dos últimos colocados, sem chances de classificação:

“O patinho feio está começando a ficar bonito. Vamos ter cuidado com ele.”

Sobre o adversário:

“O São José investiu forte. E o nosso time tem como força o coração, o profissionalismo, a vontade de ficar. Esse Comercial é a minha Seleção Brasileira. Já estive aqui antes, e trabalhar neste clube pela terceira vez é especial. Esses jogadores entenderam esse desejo e vão até o fim.”

Para o jogo, o Comercial não tem desfalques por cartões. A única dúvida segue sendo Carlos Bagé, com lesão no pé. Ele não atuou nas oitavas e será reavaliado antes da partida para saber se poderá jogar — nem que seja no banco.


COMO VEM A ÁGUIA DO VALE

O São José chega confiante após a classificação sobre o São Bento. O técnico Marcelo Marelli destacou a importância do resultado:

“Em mata-mata, jogando bem ou mal, o que importa é o resultado final.”

Ele já projeta a estratégia para enfrentar o Comercial:

“Já estamos estudando bastante a equipe deles desde terça-feira. A gente vai tentar se adaptar ao que for melhor para o time. Ainda não definimos se manteremos a mesma estrutura ou se haverá mudanças.”

Sobre o jogo em Ribeirão Preto, ele destacou:

“O Comercial vem com moral. Certamente o estádio estará cheio. A previsão é de 23 graus, muito quente. Vamos precisar buscar equilíbrio e tentar trazer uma vantagem para o jogo de volta.”

A novidade da semana foi a presença do volante Jéferson Lima e do zagueiro Paulo César, que iniciaram a transição do departamento médico para o campo e podem reforçar a equipe. No mais, o time vem com força máxima.


HISTÓRICO DO CONFRONTO

Comercial e São José já se enfrentaram 40 vezes oficialmente:

  • 12 vitórias do São José
  • 11 vitórias do Comercial
  • 17 empates
  • Gols: São José 40 x 35 Comercial

O último jogo foi pela Série A2 de 2024, em 17 de fevereiro, com vitória do São José por 4 a 0. A última vitória do Bafo foi em 2018, por 1 a 0, no Vale, pela Bezinha (Segundona).
Desde então, são oito jogos de invencibilidade do São José:

1 vitória do Bafo (em 2018)

2 vitórias (2021 e 2024)

5 empates

FICHA TÉCNICA

Comercial
Comercial
São José-SP
São José-SP
Fase Fase:
Quartas de Final
Fase Rodada:
Fase Data:
07/09/2025
Fase Horário:
18:00
Fase Árbitro:
Salim Fende Chavez
Fase Assistentes:
Dênis Matheus Afonso Ferreira e Diogo Cruz Freire
Fase Estádio:
Francisco de Palma Travassos
Fase Local:
Ribeirão Preto (SP)