SUL-MATO-GROSSENSE: Rebaixamento do Comercial é fruto de planejamento ruim

Comercial-MS é derrotado no Clássico Comerário pelo placar de 1 a 0 e termina estadual sem ter conquistado nenhuma vitória em 2023

Lobo Guará sucumbe à planejamento ruim, e pela primeira vez em sua história, é rebaixado no Campeonato Sul-Mato-Grossense

sul-mato-grossense
Comercial-MS de tantas tradições é rebaixado no Sul-Mato-Grossense Foto: @eduardofotoms e @josianetrivelato 📸

Campo Grande, MS, 19 (AFI) – O tão tradicional Comercial-MS foi rebaixado pela primeira vez em sua rica história para a divisão de acesso do Campeonato Sul-Mato-Grossense.

Com uma campanha muito ruim na primeira fase, um dos times mais tradicionais do Mato Grosso do Sul sequer venceu uma partida. Ao longo de sete jogos, o time empatou dois e perdeu utros cinco jogos.

Some isso ao fato do time ter feito somente quatro gols e sofrido outros 11, terminando de forma triste a primeira parte do estadual com sete gols negativos de saldo.

O Comercial-MS de Campo Grande, rivaliza com o Operário-MS em termos de tradição no futenbol Sul-Mato-Grossense. Este ano, dentro de um planejamento mal feito, como inclusive advertiu o jornalista Thiago Lopes de Faria, da Rádio Futebol na Canela, parceira do Portal Futebol Interior, acabou sucumbindo e foi rebaixado.

Seu rebaixamento simboliza um fato muito triste no atual quadro do futebol do Mato Grosso do Sul, bastante combalido e segundo o Ranking da CBF o penúltimo colocado, à frente apenas do futebol do Amapá.

Nos anos de 1970/80 o Comercial-MS disputou por diversas vezes as Séries A e B do Campeonato Brasileiro, chegando a fazer campanhas de destaque.

A primeira aparição do Lobo Guará na Série A do Brasileirão foi em 1973 conquistando nove vitórias, entre elas, triunfos sobre o Grêmio, e Santos. Em seu primeiro ano disputando a elite do futebol nacional o Comercial terminou na 26ª colocação em um campeonato com 40 clubes.

No total a equipe participou da elite nacional em seis ocasiões e seu retrospecto foi: 26° em 1973; 29° em 1975; 42° em 1978; 37° em 1979; 23° em 1983; e 35° em 1986, sua ultima participação – e também de um clube do Mato Grosso do Sul.

Outras campanhas de muito prestígio do Lobo Guará envolvem a Taça de Prata de 1981, quando o Comercial-MS terminou na 4ª colocação. O clube terminou em terceiro na última edição da Copa Centro-Oeste em 2002 e no ano de 1994, foi o sétimo colocado na Copa do Brasil.

DERROTA NO CLÁSSICO COMERÁRIO SACRAMENTA REBAIXAMENTO NO SUL-MATO-GROSSENSE

A derrota do Comercial-MS para o Operário-MS pelo placar de 1 a 0 em jogo realizado neste domingo (19) sacramentou o rebaixamento do Lobo Guará pela primeira vez e sua história.

image 64
Com gol de Kaike Maciel, o Operário-MS venceu e rebaixou o Comercial-RS. Foto: Reprodução

Com o resultado negativo do Lobo Guará e a vitória do Coxim pelo placar de 1 a 0 diante do Costa Rica, o Ciomercial-MS se junta ao Operário Atlético Clube como os dois times rebaixados para a divisão de acesso do Sul-Mato-Grossense em 2023.

Confira também: