Comercial 0 x 1 Ponte Preta – (In) eficiência pode derrubar Toninho Cecílio

A Macaca, por outro lado, manteve os 100% sob o comando de Vadão

0002048155579 img

Ribeirão Preto, SP, 05 (AFI) – Futebol é eficiência. E foi justamente por isso que a Ponte Preta deixou o gramado do Estádio Palma Travassos na noite desta quarta-feira comemorando a vitória sobre o Comercial, por 1 a 0, em partida válida pela sexta rodada do Campeonato Paulista. Adrianinho marcou o gol que pode resultar na demissão do técnico Toninho Cecílio.

Sem vencer há três jogos – duas derrotas e um empate -, o Comercial continuou na zona de rebaixamento no Paulistão e amargando a quarta colocação do Grupo A, com quatro pontos. Na derrota para o Rio Claro, a torcida já havia tentado invadir o vestiário e pedido a saída de Toninho Cecílio.

Por outro lado, a Ponte Preta manteve os 100% de aproveitamento sob o comando de Vadão – venceu o Corinthians no último domingo – e entrou de vez na briga pela classificação, chegando aos nove pontos e continuando na terceira colocação do Grupo C. Vale lembrar que o time campineiro tem um jogo a menos que os demais, pois a partida contra o Ituano, pela primeira rodada, foi adiado.

0002048155579 img

Quem não faz, toma!
Pressionado pela torcida, o Comercial começou a partida em cima da Ponte Preta e quase abriu o placar aos seis minutos. Marcelo Toscano cruzou para dentro da área e Leandrinho, livre de marcação, cabeceou pela linha de fundo. Roberto apenas observou. Na sequência, Marcus Winícius arriscou e o goleiro defendeu. A Macaca parecia perdida em campo e errava muitos passes, sendo dominada pelos donos da casa.

Apesar do Comercial ter iniciado melhor, quem abriu o placar foi a Ponte Preta com um lindo gol de Adrianinho, aos 13 minutos. O camisa 10 escapou da marcação de Xaves e soltou a bomba de fora da área. A bola foi morrer no ângulo direito de Marcelo Henrique. Logo depois, Marcelo Toscano dominou cruzamento no peito e tocou na saída de Roberto, mas o árbitro assinalou falta do atacante em cima de Ferrugem. Em vantagem, a Macaca priorizou ainda mais a defesa e passou a explorar o contra-ataque.

E quase amplia aos 21. Silvinho desceu em velocidade pela direita e arriscou rasteiro. A bola passou raspando a trave. A melhor oportunidade do Comercial veio oito minutos depois. Após cobrança de escanteio, Edimar desviou, a bola tocou na cabeça de Rodrigo Jesus sem querer e explodiu na trave de Roberto. O Bafo seguia pressionando a retrancada Ponte Preta e levou perigo mais uma vez. William Simões cruzou, ninguém desviou e o camisa 1 alvinegro mostrou reflexo para salvar a Macaca.

A torcida comercialina por muito pouco não tirou o grito de “gol” de dentro da garganta aos 38. William Simões passou como quis pela direita da zaga pontepretana, invadiu a área e chutou rasteiro. A bola passou por Marcelo Toscano e raspou a trave de Roberto. O primeiro tempo terminou com o Bafo pressionando a Ponte, mas sem oferecer maiores perigos.

Macaca poderia ter ampliado
Na volta do intervalo, a Ponte Preta criou duas boas chances nos primeiros cinco minutos. Alemão aproveitou falha da defesa e tocou para Ademir, que chegou batendo rasteiro nas mãos de Marcelo Henrique. Logo depois, Ferrugem invadiu a área e bateu cruzado. A bola passou por todo mundo e Ademir apareceu livre na segunda trave, mas o atacante conseguiu finalizar para fora, mesmo com o gol aberto.

Não demorou muito para o Comercial voltar a dominar a partida e assustou em finalização de Leandrinho, que foi espalmada por Roberto. No rebote, Rodrigo Jesus cruzou muito forte e desperdiçou boa oportunidade. Ademir dominou bem cruzamento vindo da direita, cortou o zagueiro e na hora do chute isolou a bola. A Macaca seguia perdendo chances incríveis. Aos 19, Alemão deu grande passe para Silvinho, que ganhou do zagueiro e dentro da pequena área finalizou por cima.

Aos 23, Silvinho aproveitou bola mal tirada pela zaga e bateu de primeira, exigindo boa defesa de Marcelo Henrique. Na sequência, William Simões soltou a bomba de fora área, a bola desviou no meio do caminho e quase surpreendeu Roberto, que apenas olhou. A torcida comercialina protestava bastante nas arquibancadas, inclusive pedindo a saída do técnico Toninho Cecílio. Sem pressa, a Macaca tocava a bola e quase marcou em chute de Ferrugem.

Próximos jogos
O Comercial volta a campo na próxima terça-feira, contra o Santos, às 19h30, na Vila Belmiro, em Santos, pela sétima rodada. Já a Ponte Preta recebe o São Paulo no domingo, às 17 horas, no Moisés Lucarelli, em Campinas.