Edina Alves sofre comentários machistas em jogo do Mushuc Runa na Sul-Americana

Dirigentes do Mushuc Runa criticam Edina Alves após queda nos pênaltis para o Del Valle.

Dirigentes do Mushuc Runa atacam árbitra Edina Alves após eliminação para o Independiente del Valle.

Edna Alves. Foto: Cesar Greco/Palmeiras
Edna Alves. Foto: Cesar Greco/Palmeiras

Quito, EC, 21 (AFI) – A eliminação do Mushuc Runa para o Independiente del Valle nas oitavas da Copa Sul-Americana foi marcada por declarações polêmicas dos equatorianos. O diretor de futebol e o treinador do clube dispararam comentários considerados machistas contra a árbitra brasileira Edina Alves, responsável pelo apito na partida de terça-feira.

Após perder por 1 a 0 na ida, o Mushuc Runa venceu por 2 a 1 em casa, mas acabou eliminado nos pênaltis. O gol decisivo do Del Valle saiu aos 55 minutos do segundo tempo, e a arbitragem acabou no centro das atenções, recebendo críticas dos dirigentes equatorianos.

mushucrunasc post 19 08 2025 22 52 383703022959098999253
Foto: Divulgação/Mushuc Runa

COPA SUL-AMERICANA NAS OITAVAS

Renato Salas, dirigente do Mushuc Runa, afirmou: “Uma árbitra, por melhor que seja, não sente o mesmo que um árbitro homem. Por isso existe o futebol feminino, porque as árbitras vão sentir o que elas sentem em campo. Não é discriminação, mas uma mulher não sente o mesmo que um homem”.

Diante da repercussão negativa, Salas voltou atrás nesta quarta-feira e pediu desculpas publicamente em entrevista: “Ontem dei uma entrevista, e vi que foram difundidos alguns fragmentos curtos da conversa. Quero aproveitar para estender um pedido público de desculpas se, em algum momento, meus comentários sobre a arbitragem foram mal interpretados. Esclareço que qualquer erro mencionado na entrevista de ontem poderia ter sido cometido tanto por homens quanto por mulheres”.

INDEPENDIENTE DEL VALLE CLASSIFICADO

O treinador Paúl Vélez também entrou na bronca e comentou: “Colocaram para apitar, e digo com respeito, o sexo oposto. Não é que eu esteja contra as mulheres, mas para os torneios internacionais não estou de acordo. Para isso há o futebol de mulheres”.

Com a classificação, o Independiente del Valle avança para as quartas de final da Copa Sul-Americana e terá pela frente o Once Caldas, da Colômbia.