Comandado por Cícero, Santos dominou a seleção do Paulistão 2014

Vice-campeão, o Alvinegro Praiano emplacou cinco nomes em campeonato marcado por título do Ituano

Vice-campeão, o Alvinegro Praiano emplacou cinco nomes em campeonato marcado por título do Ituano

0002050461733 img

São Paulo, SP, 09 (AFI) – O Campeonato Paulista de 2014 reservou muitas emoções e surpresas para os torcedores paulistas: desde o segundo título estadual do Ituano, passando por goleadas de um Santos ofensivo comandado por Cícero, até a surpresa pela eliminação do Corinthians, ainda na fase de grupos.

Vice-campeão estadual, o Alvinegro Praiano dominou a seleção do campeonato, emplacando cinco nomes. Dono da melhor campanha da primeira fase, o Santos terminou a competição com 14 vitórias em 19 jogos, além do melhor ataque: 46 gols. Comandado por Cícero (Craque da Competição) e Geuvânio (Revelação), responsáveis por 16 gols e diversas assistências, o time ainda teve representantes em todos os setores do campo, como o lateral direito Cicinho, o meio-campista Arouca e o treinador, Oswaldo de Oliveira.

 Comandado por Cícero, Santos dominou a seleção do Paulistão 2014

Comandado por Cícero, Santos dominou a seleção do Paulistão 2014

Eliminado nas semifinais para o Ituano, equipe que viria a ser campeã, o Palmeiras foi o segundo em número de representantes –com três nomes. Fernando Prass foi o goleiro eleito, ajudando o alviverde em importantes defesas, que deram ao time a segunda melhor defesa da competição (14 gols sofridos), além do experiente zagueiro Lúcio e do atacante Alan Kardec, um dos artilheiros, com nove gols.

Apesar de ser surpreendido por uma eliminação nas quartas, para o Penapolense, o São Paulo conseguiu colocar dois nomes na seleção. São eles o lateral esquerdo uruguaio Álvaro Pereira e o atacante Luís Fabiano, que além de assinalar os mesmos nove gols do artilheiro palmeirense, também conquistou o Craque da Galera, dado ao jogador com maior número de votos populares.

O Ituano, campão daquela edição, ficou marcado por um futebol que prezava mais o jogo coletivo do que valores individuais, mas mesmo assim teve o zagueiro-artilheiro Anderson Salles como um dos onze melhores, comandando a melhor defesa do campeonato (11 gols) e ao mesmo tempo sendo o maior marcador do time (6 gols feitos).

Fechou a seleção o volante Hudson, um dos principais nomes do Botafogo, que alcançou as quartas do certame. O Corinthians, eliminado ainda na fase de grupos, foi o único dos quatro grandes que não teve representantes.

0002050461733 img

FINALISTAS
Santos e Ituano chegaram à final do estadual praticando um futebol oposto. O Alvinegro Praiano se classificou em primeiro lugar do Grupo C, com 36 pontos, com apenas uma derrota em quinze jogos da fase de grupos, e assinalando 39 gols na primeira fase, tornando-se o melhor ataque. A equipe ainda teve que enfrentar a Ponte Preta (4 a 0) e o Penapolense (3 a 2) antes de chegar à decisão.

Já o time de Itu terminou a primeira fase na segunda posição posição do Grupo D, com 28 pontos. O Rubro-Negro só ficou atrás do Botafogo, adversário que futuramente eliminaria nas quartas de finais, superando logo depois o Palmeiras, em vitória por 1 a 0, na semifinal.

Em final decidida em dois jogos no estádio do Pacaembu, o que não faltou foi emoções na disputa pelo cobiçado título. Na partida de ida, com mando da equipe de Itu, os “donos da casa” venceram por 1 a 0, gol do meia Cristian. Na volta, o Santos igualou o resultado agregado, graças ao gol de um dos destaques da equipe na competição: o também meia Cícero.

A decisão do Paulistão então foi para os pênaltis, onde o volante e capitão do Ituano, Josa, fechou a contagem das penalidades máximas em 7 a 6, conquistando o segundo título estadual da história do clube.

player

CONFIRA A LISTA DA SELEÇÃO DO CAMPEONATO PAULISTA 2014:
Goleiro: Fernando Prass (Palmeiras);
Laterais: Cicinho (Santos), Álvaro Pereira (São Paulo);
Zagueiros: Lúcio (Palmeiras), Anderson Sales (Ituano);
Meias: Arouca (Santos), Hudson (Botafogo), Cícero (Santos);
Atacantes: Geuvânio (Santos), Thiago Ribeiro (Santos), Alan Kardec (Palmeiras);
Técnico: Oswaldo de Oliveira (Santos).

Artilheiros: Alan Kardec, Cícero, Léo Costa e Luís Fabiano (9 gols);
Revelação: Geuvânio (Santos);
Craque da Competição: Cícero (Santos).

Natanael Oliveira , especial para a FPF