Com quem ficarão as vagas abertas nas Séries A2 e A3 do Campeonato Paulista?

Mais um escândalo no futebol que envolvera a Federação Paulista de Futebol

Com a compra do Audax São Paulo pelo Grêmio Esportivo Osasco - GEO, o time osasquense herdou a vaga no Paulistão 2014 e se o clube optar somente em disputar a primeira divisão, abrirá vagas nas Séries A2 e A3 do campeonato paulista.

Campinas, SP, 12 (AFI) – Com a compra do Audax São Paulo pelo Grêmio Esportivo Osasco – GEO, o time osasquense herdou a vaga no Paulistão 2014 e se o clube optar somente em disputar a primeira divisão, abrirá vagas nas Séries A2 e A3 do campeonato paulista. Mais um escândalo no futebol que envolvera a Federação Paulista de Futebol (FPF), cartolas, manobras, clubes e cidades, tudo pelo extra campo.

Noroeste ou Flamengo na A2?
O Noroeste de Bauru rebaixado este ano da A2 para A3 como 17º colocado deve brigar pela vaga na Série A2 com o Flamengo de Guarulhos, que terminou a Série A3 deste ano em quinto lugar. Mas, como ocorreu em outras oportunidades, não se pode dar vaga a uma equipe rebaixada, tanto da Série A2 de 2013 para a Série A3 e da Série A3 para Segunda Divisão de 2014, a Federação Paulista de Futebol deverá conceder a vaga na Série A2 de 2014 ao Flamengo de Guarulhos.

São Vicente ou o quinto colocado da Segunda Divisão na A3?
Como 17º colocado o São Vicente rebaixado este ano da A3 deve brigar pela vaga na Série A3 com quinto colocado da Segunda Divisão que será conhecido neste domingo. O Cotia e o Tupã já garantiram acesso, ainda restam duas vagas que possivelmente deverão ser preenchidas pela Matonense e Água Santa de Diadema.

Enquanto alguns dirigentes já pensam em “jogar a toalha” e fazer planos na disputa da Segunda Divisão do próximo ano, esquece que há possibilidade de ser conquistado o acesso a A3 como quinto colocado da competição.

Assim, Atibaia, Assisense, Inter de Bebedouro e Paulistinha entram em campo pela ultima rodada da quarta fase da competição, não apenas para cumprir tabela, mas todos com chance de conquistar o quinto lugar da competição e manter a viva a possibilidade de herdar uma vaga na Série A3 de 2014.

Osasco com time na A1 e na A2!
Enquanto os cartolas dos clubes interessados sonham com as respectivas vagas em aberto, existe um homem forte que vem impulsionando o futebol da cidade de Osasco, o bancário Mário Teixeira, conselheiro do Bradesco e responsável pela compra do Audax, hoje vice-presidente do Grêmio Osasco e investidor do Osasco FC.

Ter um clube representante no Paulistão pela primeira vez na história do futebol profissional osasquense se deve ao bancário, e ele, para impulsionar ainda mais futebol na cidade, pretende repassar a vaga na A2 ao Osasco FC e a Águia (mascote do OFC) fará um vôo direto da Segunda Divisão para A2 sem pousar na A3.

O Grêmio Osasco para herdar a vaga ao Paulistão, para não haver implicações jurídicas, passará a se chamar Grêmio Osasco Audax, terá novo escudo e usará o CNPJ do Audax. Para repassar a vaga na A2 para o outro time da cidade, atualmente na Segunda Divisão, funcionara a mesma manobra, o Osasco FC voltara a se chamar Monte Negro FC (com esse nome o clube foi representante da cidade na Terceira Divisão de 1979 a 1992, atual A3), terá um novo escudo e usará o CNPJ do Grêmio Osasco.

Caso semelhante em 2011
A vaga deixada pelo Votoraty de Votorantim na Série A2 de 2011 foi ocupada pelo Comercial de Ribeirão Preto, quinto colocado da A3 de 2010. A vaga do Comercial na A3 foi preenchida pela Esportiva Santacruzense, quinta colocada da Segunda Divisão de 2010 e a Inter de Bebedouro, sexta colocada da Segunda Divisão de 2010 conseguiu acesso a Série A3 pelo motivo do Atlético Araçatuba desistir de continuar disputando a Série A3.