Com os quatro grandes nas semifinais, aponto o favorito ao título do Paulistão

Serão grandes duelos e muitas emoções para o futebol paulista, maior Estadual do Brasil

Serão grandes duelos e muitas emoções para o futebol paulista, maior Estadual do Brasil

0002050377965 img

Os quatro maiores clubes de São Paulo estão classificados para as semifinais do Paulistão 2019. Os chamados pequenos (Novorizontino, Red Bull, Ferroviária e Ituano), apesar de tentarem resistir heroicamente, não foram capazes de garantir nenhuma vaga nas duas fases mais decisivas do campeonato.

Nos mata mata dos quais participaram, todos eles procuraram se impor mas não tiveram força suficiente para tirar um dos grandes das semifinais. Diante disso, só os chamados grandes vão disputar os jogos finais e lutar ainda pelo privilégio de ser campeão estadual em 2019.

Palmeiras tem o melhor elenco e todas as chances de ser campeão paulista

Palmeiras tem o melhor elenco e todas as chances de ser campeão paulista

O FAVORITO É O…
Entre os quatro, o Palmeiras é o que possui elenco mais variado e mais caro. Tem ainda a melhor campanha entre os quatro e, por isso, merece ser citado como maior favorito. O Santos corre logo atrás com brilhante campanha até aqui.

O Corinthians vai na base da correria e da aplicação tática, como terceiro candidato ao título. E o São Paulo surge como a quarta força, que teve boas atuações nas quartas de final e, por isso, tem esperanças de chegar ao final levantando a taça.

NADA DE VENCER CLÁSSICO
Mas existe um porém nesta disputa tricolor. Nos últimos anos, foi entre os grandes, o que menos clássicos ganhou. Contra o Palmeiras, por exemplo, a dez anos não ganha uma só partida no Paulistão. No máximo, empata.

0002050377987 img

E, nessa condição, como todos os jogos agora serão clássicos, o São Paulo nos parece o menos credenciado a ser campeão paulista num confronto com seus três eternos adversários.

MAIS GOLS
No meio de semana o Palmeiras foi quem mais gols fez. Marcou 5 gols em cima do Novorizontino. O Santos ganhou de 2 a 0 o primeiro jogo contra o Red Bull e empatou o segundo sem gols.

O Corinthians empatou o primeiro contra a Ferroviária, em Araraquara, e voltou a empatar quarta-feira, no Itaquerão, também por 1 gol. Na decisão nos pênaltis fez 4 a 3 e ficou com a vaga.

O São Paulo, que vinha mal, ganhou os dois jogos do Ituano. No Morumbi por 2 a 1 e em Itu por 1 a 0. O primeiro jogo das semifinais será neste sábado no Morumbi, entre São Paulo e Palmeiras, às 18 horas. No domingo, as 16 horas, jogam Corinthians e Santos, no Itaquerão.

Santos segurou o Red Bull no segundo jogo das quartas em Campinas

Santos segurou o Red Bull no segundo jogo das quartas em Campinas

ATENÇÃO NA VOLTA
Nos jogos de volta, o Palmeiras vai receber o São Paulo na Allianz Arena enquanto o Santos vai receber o Corinthians em seu estádio. Como disse acima, são clássicos onde cada detalhe pode levar um dos protagonistas do jogo à vitória.

Não foram poucas as vezes em que um grande em má fase venceu seu adversário que estava no auge de sua forma técnica e física. Isso pode acontecer novamente e, um time como o São Paulo pode até ser campeão. Mas, pela lógica, o mai or favorito ao título nos parece ser mesmo o Palmeiras. Vamos aguardar.

C * U * R * T * A * S

* O CORINTHIANS sofreu mas conseguiu se classificar na quarta feira à noite, no Itaquerão, onde, no tempo normal só empatou com a Ferroviária, de Araraquara, em 1 a 1. Na decisão por pênaltis, deu Timão 4 a 3. O jogo foi nervoso e dominado pela Ferroviária,

O Corinthians, como sempre, jogou no erro do adversário e privilegiou a defesa. No final o empate justo pelo que os dois times apresentaram. Destaque para o bom toque de bola da Ferroviária. Gols foram marcados por Junior Urso, aos 33 minutos do primeiro e Thiago Santos, aos 14 do segundo tempo.

* NO TIME da Fiel destaque para Cássio, com ótimas defesas e com participação decisiva na cobrança dos pênaltis. Ele defendeu mais um, outra vez. Na zaga quem oscilou foi Manoel. Nas laterais, time sentiu a falta de Fagner na direita.

No meio campo boa presença de Ralf e de Jadson, que cansou e foi substituído. Na frente, Gustagol sempre deu trabalho ao sistema defensivo do time de Araraquara. Clayson, mesmo sem fazer gol, foi o jogador que mais se esforçou para levar o Corinthians ao ataque. Está em ótima forma. A Ferroviária valeu pelo coletivo.

OUTRA VITÓRIA TRICOLOR

* O SÃO PAULO que já havia vencido o Ituano no jogo de ida por 2 a 1, venceu novamente o time de Itu por 1 a 0, na quarta feira. Gol foi marcado pelo jovem Liziero, que atravessa ótimo momento.

O problema do Ituano nesse jogo foi ter que enfrentar o esquema tático utilizado pelo Tricolor paulistano. Vagner Mancini pediu que todos os seus jogadores se preocupassem em não deixar o ataque adversário funcionar.

0002050377985 img

E foi feliz, porque o time de Itu pouco fez no seu setor ofensivo. E quando fez, valeu a ótima presença do goleiro Volpi, que está em ascensão.

* MELHORES jogadores do Tricolor nessa vitória fora de casa. Anderson Lima, na defesa. Hudson e Reinaldo, nas laterais. Liziero no meio campo e Antony, no ataque. Aliás, o ponta direita tricolor pode ser considerado o melhor jogador da partida. Esteve muito inspirado e já ganhou fama junto a torcida tricolor.

O Ituano mostrou qualidades, mas não soube como passar pela forte marcação sãopaulina. Martinelli, sua maior revelação, foi anulado por Hudson, improvisado como lateral direito. Alias, acho que ele deveria ser mantido na posição. Está jogando muito.

MASSACRE DO VERDÃO
* NA TERÇA feira o Palmeiras massacrou o Novorizontino no Pacaembu. Placar final de 5 a 0 para o time de Felipão. Um show de bola da equipe verde que jogou uma de suas melhores partidas no Paulistão deste ano.

0002050377981 img

O time de Novo Horizonte, ao contrário, apresentou falhas incríveis e jogou uma partida para nunca mais ser lembrada. Resultado justo que colocou o Palmeiras nas semifinais do Estadual paulista.

Gols foram de Felipe Melo aos 5 e Ricardo Goulart aos 9 minutos do primeiro tempo. No segundo, Scarpa aos 5 e 31 e Dudu aos 16 minutos.

* MELHOR jogador verde foi sem dúvida o meia Scarpa, cria do Fluminense do Rio de Janeiro. Ele estava inspirado, fez dois gols e deu banho de bola em seus marcadores. Na defesa, destaque para Edu Dracena, que mostrou serviço e comandou a defesa verde.

No meio campo, bom trabalho de Felipe Melo, que até fez um gol e de Dudu, que depois de alguns jogos apagado voltou a jogar parte do que sabe. Com a vitória o Verdão superou o Santos em números da campanha. Assim deve mandar os segundos jogos do campeonato na Allianz Arena.

PEIXE MUDA ESQUEMA
* O SANTOS que priorizou sempre o ataque desde que Sampaoli assumiu o comando do time, mudou de repente seu estilo de jogo. Diante do Red Bull em jogo disputado em Campinas, o alvinegro praiano preferiu postar-se na defesa e não deu chance a que o time da casa fizesse ao menos um gol.

O placar sem gols, mostra que a opção de Sampaoli foi válida, porque, com o empate, o Santos garantiu sua vaga nas semifinais do campeonato. O Red Bull usou de todos os seus recursos mas não conseguiu superar o bom esquema defensivo do time da Vila.

* NESSE jogo o goleiro Vanderlei foi fundamental. Quando o Red Bull chegou, ele fez ótimas defesas. O sistema defensivo praiano teve nesta partida, total colaboração dos jogadores de meio campo e de ataque. Ficou evidente que a ideia inicial era não levar gol e isso foi concretizado.

Um esquema que Sampaoli já havia utilizado diante do Corinthians com o mesmo resultado. Isso prova que o treinador argentino tem mais de um esquema para utilizar em seu clube. Ele dá prioridade ao ataque, mas, quando precisa, opta por reforçar a defesa.

VAI DE PATO MESMO !

* NOTICIA explodiu na quarta-feira à tarde. Alexandre Pato foi contratado pelo São Paulo. A principio, não considero uma boa contratação. O São Paulo precisava de reforços em outras posições, mas como Pato é ídolo da torcida e ainda é relativamente jovem, a diretoria resolveu contratá-lo mesmo investindo alguns milhões de reais.

Cuca avalizou a contratação mas preferia reforços que resolvessem alguns problemas atuais do time. Mas como a diretoria estava entusiasmada, Cuca aceitou Pato no elenco.