Com noite de autógrafos, ex-goleiro lança livro sobre a guerra entre Rússia e Ucrânia

Lançamento aconteceu na última sexta-feira, na Livraria Leitura, do shopping Parque Dom Pedro

Gustavo Gumiero lançou o livro "Gritos da Guerra – O conflito Rússia-Ucrânia na voz das mulheres que sofrem".

gustavo gumiero lancamento2
Gustavo Gumiero durante lançamento (Foto: Divulgação)

Campinas, SP, 27 (AFI) – Na noite da última sexta-feira, o sociólogo e ex-goleiro da Ponte Preta, Gustavo Gumiero, lançou o livro “Gritos da Guerra – O conflito Rússia-Ucrânia na voz das mulheres que sofrem”.

O evento aconteceu na Livraria Leitura, do shopping Parque Dom Pedro, em Campinas. O público que compareceu teve a oportunidade de conversar e ganhar um autógrafo de Gustavo Gumiero.

Na obra, o autor dá voz a “pessoas comuns”, que não estão no front de batalha, que não pegaram em armas e que são sempre as mais atingidas por uma guerra.

Gumiero coletou o depoimento de seis mulheres que tiveram suas vidas completamente mudadas assim que as tropas russas invadiram a Ucrânia. Essa visão feminina do conflito tem uma explicação.

gustavo gumiero lancamento
Gustavo Gumiero autografa livro na última sexta-feira (Foto: Divulgação)

“Como a guerra afetou a vida das mulheres foi o que procurei documentar nestas páginas. O conflito marcou e marcará definitivamente a vida daquela gente. Como elas reagiram, o que sentiram e sentem. Reuni seis histórias que, apesar de diferentes entre si, mostram como a guerra é perversa. Como me disse uma das mulheres com quem conversei: em uma guerra são as pessoas comuns que mais sofrem”, disse o sociólogo.

SOBRE O AUTOR
Gustavo Gumiero, é mestre e doutor em Sociologia pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). Ele é autor de “Pandemia no Brasil. Fatos, falhas e… atos”, lançado em 2022 também pela Editora Mostarda, em que faz uma radiografia sobre como o Brasil lidou com a covid-19.

Gustavo é autor de mais quatro obras e tem ainda centenas de artigos publicados em jornais do Brasil. Natural de Valinhos (SP), o autor divide seu tempo entre o Brasil e a Itália, e, com o olhar apurado de sociólogo, está sempre atento a novos temas que mereçam uma análise mais profunda.