Com melhor campanha, São Paulo quer superar recentes eliminações no Paulistão

Em 2021, os comandados do técnico argentino Hernán Crespo conquistaram 27 pontos

Em 2021, os comandados do técnico argentino Hernán Crespo conquistaram 27 pontos

0002050548309 img

São Paulo, SP, 10 (AFI) – O torcedor do São Paulo tem de que se orgulhar neste início de temporada. Ao término da primeira fase do Campeonato Paulista, o time obteve a melhor campanha neste formato, disputado desde 2017.

Em 2021, os comandados do técnico argentino Hernán Crespo conquistaram 27 pontos, o mesmo número do Red Bull Brasil, em 2019. No entanto, a equipe do Morumbi supera a marca nos critérios de gols marcados (28 a 19) e saldo de gols (19 a 9).

Para ser campeão não basta a classificação como primeiro colocado na classificação geral. Essa posição pode garantir ao clube decidir a final e a fase semifinal em casa. No Paulistão, os pontos conquistados na fase mata-mata são somados e interferem na definição. Portanto, se alcançar classificações após cobranças de pênaltis, o São Paulo corre o risco de perder essa vantagem em uma eventual final.

Melhor campanha do Paulistão. (Foto: Rubens Chiri / São Paulo)

Melhor campanha do Paulistão. (Foto: Rubens Chiri / São Paulo)

O bom desempenho desde a chegada de Hernán Crespo tem rendido elogios e aumentado as expectativas para o clube na temporada. Dirigentes entendem que ganhar o título estadual pode dar o empurrão necessário para a conquista de troféus mais relevantes.

O último título do São Paulo foi em 2012, na Copa Sul-Americana, e a seca é motivo de brincadeiras de torcedores rivais. Nos últimos quatro Estaduais, três eliminações foram para o Corinthians. Uma delas foi a decisão em 2019, com título ficando em mãos alvinegras.

EUFORIA!
Apesar da euforia, o são-paulino mantém os pés no chão ao se recordar das perdas da última temporada. No Paulistão ia bem e era um dos favoritos, mas acabou eliminado nas quartas de final pelo Mirassol.

Na Copa do Brasil, o título inédito parecia perto, mas acabou ficando no quase, quando o time foi derrotado pelo Grêmio nas semifinais. Já no Campeonato Brasileiro, o troféu escapou nas últimas rodadas, após consecutivos tropeços a partir do mês de dezembro, que resultaram na demissão do técnico Fernando Diniz.

Se quiser chegar à final, o São Paulo terá de enfrentar uma maratona de jogos. O Estadual tem data final já marcada: próximo dia 23. Até lá, serão necessários dois jogos por semana pela competição, além dos duelos pela Copa Libertadores.

MARATONA!
Com três jogos por semana, o time do Morumbi inevitavelmente se vê obrigado a priorizar algum torneio. Uma classificação antecipada na competição continental pode fortalecer a ideia de membros da diretoria que entendem que o Paulistão deva ser jogado como uma Copa do Mundo.

Para tal, a equipe tricolor precisará vencer o Rentistas, no Uruguai, nesta quarta-feira. Um dia antes, entram em campo Sporting Cristal e Racing, no Peru. Se houver tropeço dos peruanos, os são-paulinos poderão comemoram a classificação com uma vitória simples em Montevidéu e voltar para o Brasil mais tranquilos para se concentrar no jogo contra a Ferroviária pela próxima fase do Paulistão.