Com estilo europeu, Dado Cavalcanti implanta sua filosofia na Ponte Preta

A "nova" Ponte Preta aposta prioriza a troca de passes, movimentação e jogadas pela linha de fundo

0002048182912 img

Campinas, SP, 29 (AFI) – O técnico Dado Cavalcanti está a apenas 15 dias à frente da Ponte Preta. E apesar dos poucos treinos neste período, o time já apresenta em seus primeiros jogos a cara do novo treinador. A “nova” Macaca é disparada quem mais troca passes e finaliza certo a gol neste Campeonato Brasileiro da Série B.

0002048182912 imgDado implanta sua filosofia

De acordo com dados do site Footstats, a Ponte de Dado Cavalcanti apresentou um alto número de passes trocados nas primeiras duas rodadas. Fato, hoje, mais comum entre os grandes europeus, como Barcelona e Bayern de Munique, que se utilizam muito da posse de bola e muita movimentação.

Nos empates contra Icasa e Atlético-GO, o time alvinegro fez um total 1.032 passes, média de 516 passes. Deste total, foram 958 passes certos e apenas 74 errados. O Avaí é quem mais se aproxima, com 945 passes, sendo 873 deles certeiros. O pior desempenho é do Bragantino, com apenas 326 passes, sendo 273 certos.

A Macaca ainda lidera em outras duas estatísticas positivas, as finalizações certas. O time já efetuou 32 finalizações neste Série B, sendo 20 delas a gol e 12 para fora. O Vasco, clube que mais chutou a gol, tem péssimo aproveitamento, com 11 conclusões certeiras e 32 erradas.

No quesito cruzamentos, o time de Dado Cavalcanti vive extremos. O time é quem mais acertou neste fundamento, com 15 cruzamentos, mas é o segundo que mais errou: 40 vezes. Por fim, o clube também está entre os líderes nos lançamentos certos, com 45, e 44 errados.

Apesar do pouco tempo, Dado já impôs sua nova filosofia, com muitas troca de passes e finalizações, além de jogadas de linhas de fundo. Agora, o treinador quer aproveitar a primeira semana completa de treinos para corrigir estes estatísticas negativas, como cruzamentos e lançamentos erras, além das conclusões. Afinal, o time finalizou 32 vezes, mas marcou apenas três gols.

Nesta semana, o comandante alvinegro promete utilizar-se de métodos de treinos muito comuns também na Europa. Os trabalhos nestes próximos dias devem ser bem intensos, mas com um volume menor. Desta forma, pode fazer trabalhos com maior velocidade, mas sem desgastar tanto os jogadores.

Depois do empate com o Atlético-GO, por 2 a 2, a Ponte chegou a seis jogos sem vitórias, com três empates e três derrotas. Agora, o time volta a campo no próximo sábado, quando recebe o Luverdense, no Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas.