Com emoção são conhecidos os dois novos times da 1ª Divisão Mineira de 2015

Mamoré e Democrata, de Governador Valladares, disputarão a elite ano que vem

0002048179703 img

Belo Horizonte, MG, 20 (AFI) – Mamoré, de Patos de Minas e Democrata, de Governador Valladares, são os novos integrantes da Primeira Divisão de Minas Gerais. A conquista foi confirmada na tarde deste domingo na última rodada do hexagonal decisivo do Módulo II do Campeonato Mineiro (equivalente à Série A2 em São Paulo). Com melhor campanha, o Mamoré, além do acesso, foi campeão do Módulo II.

Nos jogos deste domingo, o Uberlândia, dono de maior orçamento em todo o Módulo II, deixou o acesso escapar de maneira surpreendente, já que jogava por um simples empate contra o desclassificado Montes Claros. O Democrata somente conquistaria o acesso se vencesse o Social, em seu campo, e se o Uberlândia perdesse para o Montes Claros, em Montes Claros. E foi isto que aconteceu.

0002048179703 imgGerson Evaristo: campeão com o Mamoré

Sem chances de acesso, o Montes Claros entrou com uma formação reserva para enfrentar o Uberlândia, facilitando para o time do Triângulo Mineiro. Mas, ainda assim, os visitantes não tiveram capacidade de vencer e acabaram derrotados por 3 a 2. Com isto, terminaram em terceiro lugar no hexagonal do Módulo II e mais uma vez “morrendo na praia”.

Já em Governador Valladares, em partida de muita emoção, o Democrata venceu o Social por 3 a 2, após estar perdendo por 2 a 1. Os dois gols que definiram o acesso foram marcados nos dez últimos minutos. Com a vitória, o Democrata chegou aos 19 pontos, mesmo número de pontos do Uberlândia, conquistando o acesso em razão de um melhor saldo de gols.

Mamoré campeão
O Mamoré, que venceu o Tricordiano por 3 a 1, foi campeão do Módulo II, com 24 pontos. O treinador campeão foi Gerson Evaristo (ex-Ipatinga), que comandou o time durante todo torneio.

No Democrata, Gilmar Estevam foi o treinador responsável pela conquista. O veterano goleiro Fábio Noronha (ex-Flamengo) foi principal o destaque do time de Governador Valadares.

Cidades longas e estradas ruins
Com viagens longas por estradas esburacadas, o futebol mineiro está em baixa. A Federação Mineira pouco faz para motivar o interior. Apesar de três divisões (Módulos I e II e Segunda Divisão – equivalente a A3 em São Paulo), os times que não estão em competições nacionais ficam em atividade apenas pouco mais de dois meses.

Este ano, no Módulo I foram rebaixados o itinerante Nacional, que em 2014 jogou em Muriaé, e Minas Boca, de Sete Lagoas. Enquanto o Democrata, também de Sete Lagoas, e o Nacional, de Uberaba, foram os rebaixados no Módulo II e em 2015 estarão na última divisão mineira.

Times nos Módulos I e II do futebol mineiro em 2015
Em 2015, disputarão o Módulo I de Minas Gerais doze times: Cruzeiro, Atlético, América, Boa, Tupi, Guarani, Caldense, URT, Villa Nova, Tombense, Mamoré e Democrata de Valladares.

Já no Módulo II estarão Nacional, de Muriaé, Minas Boca, Uberlândia, Social, Montes Claros, Tricordiano, América, de Teófilo Otoni, Ipatinga (ex-Betim), Patrocinense, Araxá e mais dois times que ascenderão pela Segunda Divisão Mineira (equivalente a A3), que começará no segundo semestre e terá como atração o Uberaba que já chegou a disputar a Série A do Campeonato Brasileiro.