Com elenco maduro, caçula Votoraty quer o 2º acesso seguido

Votorantim, SP, 28 (AFI) – Um trabalho planejado, que começou em 2005 e que vem dando muitos frutos, devido a uma gestão calcada no profissionalismo do futebol empresa (ou S/A). Esse é o Votoraty, da cidade de Votorantim (a 100km de São Paulo) que desde sua fundação, em 12 de maio de 2005, vem obtendo bons resultados e neste ano quer o seu segundo acesso seguido, agora para a Série A-2 Paulista.

O clube grená tem como gestores os empresários Ricardo Maffei e Isac Possato, da indústria Cascadura, que já apoiou o São Bento e o Volta Redonda, levando este último a um vice-campeonato carioca em 2004. No comando agora de sua equipe, o Votoraty, os dirigentes obtiveram o título paulista sub-20 da segunda divisão de 2005, o acesso para a Série A-3 já em seu segundo ano, em 2005 entre outras conquistas.

Segundo um levantamento feito pela reportagem do Portal Futebol Interior, com base em dados da Federação Paulista de Futebol, o Votoraty já fez, desde sua fundação, em três anos de vida, 59 jogos oficiais em torneios da FPF (Paulista Juniores, Série B e A-3), com a marca de 134 pontos, 41 vitórias, 11 empates e apenas 7 derrotas, em 59 jogos. Foram marcados 145 gols e sofridos 81.

Até o momento, somente no atual certame da A-3, o “Tigre”, como é conhecido, fez 19 partidas com 38 pontos, 11 vitórias, 5 empates e 3 derrotas, marcando 43 e sofrendo 26 tentos.

O clube possui ainda o artilheiro do campeonato, o baiano Marcelo Nicácio, que já marcou 17 gols neste ano e nos dois últimos, 43, nos paulistas da A-3 e B. Fabinho é o segundo artilheiro do time nos dois últimos anos, com 12 gols, seguidos por Cascata e Fabio Costa, 7 e Moisés, 6 gols.

Troca constante de técnico
Apesar da gestão altamente vencedora nestes anos, outro aspecto vem chamando a atenção no Votoraty. A alta rotatividade e troca de treinadores, pela sua cúpula administrativa. Antes do atual técnico Charles Fabian, em dois anos, o “vai e vem” de treinadores foi uma constante.

Começou com o ex-jogador Pita, depois veio o baiano Sérgio Dentinho, o ex-jogador e atualmente trabalhando no futebol japonês, Jose Carlos de Oliveira, O Zé Carlos, Marcelo Conte, hoje nas bases do São Bento, Dentinho novamente e hoje Charles Fabian.

Torcida
O Votoraty, embora seja uma equipe nova, vem aos poucos, conquistando seu espaço dentro do coração do torcedor de Votorantim e até da vizinha Sorocaba. Isso não vem ainda se refletindo nos jogos, onde a média está em torno de 300 a 500 torcedores por jogo. Mas a diretoria aposta que com o acesso para a A-2, a motivação aumente e em 2008, o torcedor da região deva prestigiar mais o “caçula”.

Plantel
O atual elenco do Votoraty,que vai tentar o acesso à série A-2, tem em sua base jogadores vindos do futebol do Nordeste, principalmente baiano. O goleiro David tem 26 anos e veio do futebol baiano. Para a posição Charles conta ainda com Adilson Júnior, 18, ex-Barretos e Vinícius, 29, o mais experiente, ex-Velo-RR e Vladimir, 17 anos, ex-Bahia-BA.

Na lateral direita, o Votoraty tem Alex, 19, ex-Vitória-BAe Daylson,21, ex-Bahia-BA. Na lateral esquerda tem Eder, 17, do próprio Votoraty, Zé Tiago, 21 anos, do Votoraty e Célio.

Entre os zagueiros, o elenco grená conta com Netinho, ex-Bahia, Gustavo, 22, ex-Bahia, Rafael Paraíba, 21, ex-Vitória, Wagner, 32, ex-Vasco da Gama-RJ e Lima, 29, ex-Colo-Colo-BA, Valdo e Emerson, 22, Asa de Arapiraca-AL.

Os volantes do atual elenco do Votoraty conta com Moisés, 23 anos, ex- Estrela-ES, Raul, 21, ex-Asa de Arapiraca-AL, Caio, 20, ex-Linhares-Es e Magno, 22, ex-Bahia-BA.

Os meias de ligação são estes: Cascata, 24 anos, ex-Asa-AL, Rafael Macena, 17, da base do Votoraty, Fábio Costa, 28 anos, ex-Pogon, da Polônia e Rone Dias, ex-Guarani de Campinas.

Os atacantes do Votoraty nesta A-3: Fabinho, 20 anos, ex-Catuense-BA, Jonathas, 19 da base do Votoraty, Kell e Marcelo Nicácio, 23 anos, ex-futebol grego.

O técnico é Charles Fabian, ex-jogador do Bahia, Flamengo e Seleção Brasileira,q eu tem como assistentes, Luiz Felipe, treinador de goleiros, Carlos Fura, preparador físico e a fisioterapeuta Telma Rodolfo, além do médico, dr. Guilherme Saad.

Hino
O hino do Votoraty Futebol Clube é de composição do músico, escritor e poeta da cidade de Votorantim, José da Cruz, e exalta em suas letras a pujança da cidade, seu passado futebolístico, que já teve times profissionais como o Corinthians na década de 60,Clube Atlético Votorantim e o Savóia, que segundo alguns defendem seria o primeiro clube do futebol brasileiro, datado de 1900. A letra fala ainda e do novo clube, que nasceu forte em busca de grandes conquistas.