Com desistência do São Caetano, vaga na Série D pode ficar com rival. Entenda!

O EC São Bernardo, terceiro colocado da Copa Paulista de 2019, poderia disputar o Brasileirão pela primeira vez

O EC São Bernardo, terceiro colocado da Copa Paulista de 2019, seria o herdeiro da vaga e poderia o Brasileirão pela primeira vez

0002050463489 img

Campinas, SP, 22 (AFI) – O São Caetano pegou a torcida, a imprensa e até mesmo os adversários de surpresa nesta quarta-feira, ao anunciar que vai abrir mão de disputar a Série D do Campeonato Brasileiro.

Quem também não estava contando com a notícia e pode se beneficiar muito é o rival EC São Bernardo, provável herdeiro da vaga do Azulão.

O São Caetano conquistou a vaga como campeão da Copa Paulista de 2019, derrotando o XV de Piracicaba na decisão. Como de costume, o campeão deste torneio escolhe entre uma vaga na Série D ou na Copa do Brasil do ano seguinte.

VICE, XV JÁ DISPUTOU A COPA DO BRASIL
O São Caetano escolheu a Série D, enquanto a vaga na Copa do Brasil ficou com o vice-campeão XV de Piracicaba. Que já disputou a competição, batendo o Londrina na primeira fase com vitória por 1 a 0 e sendo eliminado pelo Juventude nos pênaltis, na segunda fase, após empate por 1 a 1 no tempo normal.

EC São Bernardo seria o herdeiro da vaga do São Caetano

EC São Bernardo seria o herdeiro da vaga do São Caetano

Dessa forma, como já usufruiu da vaga na Copa do Brasil, o XV não poderia ficar também com a vaga na Série D, que iria, portanto, para o quarto colocado da Copa Paulista de 2019: o São Bernardo. O terceiro, Mirassol, não entra na disputa porque já está garantido na Série D pela campanha no Paulistão do ano passado.

“Caso o clube campeão ou vice-campeão tenha o direito a vaga para a disputa da Copa do Brasil de 2020 ou do Campeonato Brasileiro das Séries A, B, C ou D, a vaga será ocupado pelo melhor colocado na Copa Paulista de 2019, excluindo os clubes já classificados aos campeonatos anteriormente citados”, explica o regulamento da Copa Paulista.

Vale destacar ainda que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) prometeu um repasse de R$ 120 mil para cada clube do Campeonato Brasileiro da Série D. A entidade, ao longo da competição, também é responsável por cobrir outros gastos com logísticas das equipes.

EC SÃO BERNARDO VAI DISPUTAR?
Como a notícia da desistência do São Caetano chegou de surpresa, o EC São Bernardo ainda não se pronunciou se irá aceitar a vaga. Obviamente, a equipe precisa se planejar com essa nova possibilidade e estudar a questão.

É provável que o clube manifeste uma posição oficial nos próximos dias e o mesmo vale para a Federação Paulista de Futebol (FPF), que ainda não oficializou a herança da vaga do São Caetano para o rival da região do ABC. A tendência, porém, é que o Cachorrão aceite, caso haja a confirmação da vaga.

OUTRO INTERESSADO
Quem também pleiteia a vaga é o outro São Bernardo. Clube mais reconhecido da cidade, o São Bernardo Futebol Clube, do experiente técnico Marcelo Veiga, alega ter condições financeiras para disputar uma competição nacional.

Atual líder da Série A2 do Campeonato Paulista, o time entrou em contato com a FPF para pleitear a vaga. Com projeto de crescimento nos próximos anos, buscando um espaço no cenário nacional, a equipe vê a possibilidade de disputar a Série D como a grande chance de se alavancar ainda mais rápido.