Com 24 gols de Fausto, há 10 anos Linense festejava retorno ao Paulistão

Artilheiro criado em Lins viveu grande momento da carreira quando foi o pilar do time alvirrubro na campanha pelo acesso

Artilheiro criado em Lins viveu grande momento da carreira quando foi o pilar do time alvirrubro na campanha pelo acesso

0002050464981 img

Lins, SP, 02 – Quase seis décadas depois, o Linense voltava a fazer história na disputa da Série A2 do Campeonato Paulista há 10 anos. Campeão em 1952, o time de Lins conseguiu o bi na temporada de 2010 e retornaria à elite estadual depois de 53 anos. Com 24 gols, o atacante Fausto foi o principal destaque do time mais regular nas duas fases previstas da competição que não teve decisão de título.

Disputado por 20 equipes, o Campeonato Paulista da Série A2 classificava os oito melhores times para a fase seguinte, que já seria decisiva. Divididas em dois grupos de quatro, as duas melhores de cada chave conquistariam o acesso à elite. Dentre estes quatro, o de melhor campanha na somatória das fases seria o campeão.

Segundo colocado na primeira fase com os mesmos 40 pontos que o líder União São João, o time de Lins se classificou com 39 gols marcados e 21 sofridos. O time de Araras levou vantagem por um gol a mais de saldo, apenas.

Na segunda fase, contra São Bernardo FC, PAEC e União Barbarense liderou o Grupo 03 com 13 pontos. Ficou com o título pela liderança geral das duas fases, já que fez 53 pontos contra 48 do vice-campeão Noroeste.

Foto: Divulgação / CA Linense

Foto: Divulgação / CA Linense

O RETORNO AO PAULISTÃO
Impossível falar da trajetória do Linense sem citar os gols de Fausto Momente rumo ao acesso e o título. Somente na primeira fase foram 18 gols em 19 rodadas. Destaque para os três gols marcados nas vitórias por 4 a 1, 4 a 2 e 6 a 0, sobre Atlético Sorocaba, Osvaldo Cruz e Taquaritinga, respectivamente.

“Por ser de Lins, torcedor do clube desde criança e por se tratar de uma cidade pequena e conhecer a grande maioria das pessoas que frequentavam o estádio, recebi um carinho muito grande por parte dos torcedores e por isso vivi o grande momento da minha carreira”, diz Fausto, artilheiro daquela Série A2 com 24 gols.

Garantido no G8 já na 14ª rodada da primeira fase, o dia 6 de março foi especial para o artilheiro.

“Contra o Catanduvense ganhamos de 1 a 0, fiz o gol nos minutos finais e foi especial por que no dia 4 (dois dias antes) minha primeira filha havia nascido e consegui homenageá-la no dia que praticamente confirmamos nossa classificação”, lembrou Fausto.

Com 12 vitórias, quatro empates e três derrotas, o time de Lins teve campanha idêntica ao líder União São João e ao Paec, que ficou em terceiro lugar e, desta maneira, comporia o Grupo 3 com São Bernardo FC e União Barbarense, além do próprio Linense. No Grupo 2 ficaram o time de Araras, além do Noroeste, Guaratinguetá e São José.

Nesta fase, Fausto foi mais uma vez decisivo, marcando os outros seis gols de sua artilharia. Em que pese a derrota por 1 a 0 para o São Bernardo FC na primeira rodada, marcou o terceiro da vitória por 3 a 1 sobre o União Barbarense; abriu o placar no triunfo por 2 a 0 sobre o Paec, fora de casa; fez os dois no reencontro com a equipe paulistana em Lins; e outros dois na vitória por 2 a 1 de virada sobre o União Barbarense, em Santa Bárbara D’Oeste. A confirmação do título e a festa se deu em Lins, no empate por 3 a 3 com o time do ABC paulista.

FPF: A campanha do Linense na Série A2 de 2009 foi ruim… Qual era a expectativa para 2010?
Fausto:
Sobre 2009, a gente começou muito mal o campeonato, saindo com três derrotas seguidas e isso já dificultou muito uma recuperação no campeonato, pois tivemos trocas de treinadores e não conseguimos equilíbrio, oscilamos muito.

Para 2010 a expectativa era diferente, pois a montagem do elenco começou mais cedo. A diretoria contratou já na Copa Paulista de 2009, uma boa base do time que havia conquistado o acesso com o Monte Azul, além do Vilson Tadei, que já tinha história no clube.

Fomos muito felizes na montagem do elenco, tínhamos muitas opções de muita qualidade e por isso a expectativa era a de brigar pelo acesso.

FPF: O começo de 2010 foi diferente, sem perder nos primeiros quatro jogos. Isso fez a diferença então?
Fausto:
No início de 2010 a equipe já foi engrenando e pegando confiança com as vitórias e fazendo uma gordura na classificação e tirando um pouco da pressão pela expectativa. Com isso o time foi se soltando com o desenrolar do campeonato.

Depois que a equipe embalou a gente e o clima que a cidade viveu com uma atmosfera fantástica no estádio. Era uma coisa realmente muito positiva e que nos fez sentir que estava no caminho certo.

FPF: Este campeonato foi o grande momento da sua carreira?
Fausto:
Por ser de Lins, torcedor do clube desde criança e por se tratar de uma cidade pequena e conhecer a grande maioria das pessoas que frequentavam o estádio, tive um carinho muito grande por parte dos torcedores e por isso vivi o grande momento da minha carreira.

A cidade estava respirando o clube o tempo inteiro, não se falava em outra coisa a não ser a possibilidade de o Linense voltar pra primeira divisão depois de mais de 50 anos.

Pouca gente conseguiu ver o Linense na elite e o reconhecimento que tive por ter sido um cara importante nessa caminhada fez deste o momento que mais me marcou.

FPF: Qual foi o grande jogo do Linense na primeira fase?
Fausto:
Como fomos regulares na primeira fase, não teve um jogo marcante ou que tenha significado muita coisa. Duas partidas representaram muito que as coisas estavam caminhando pra gente colher coisas muito boas no final que foram os jogos em casa contra o São Bento e o União São João.

O São Bento saiu na frente já no segundo tempo e nos minutos finais do jogo conseguimos a virada, que todos acreditavam que viria, mas estava demorando pra acontecer. Contra o União São João, líder do campeonato, foi muito parecido. Tivemos o controle do jogo, não conseguimos marcar e eles fizeram 1 a 0 no final do jogo e mesmo assim conseguimos a virada.

Isso deixou a gente e torcida com a confiança muito alta. Um jogo especial para mim foi contra o Catanduvense, ganhamos de 1 a 0, fiz o gol nos minutos finais e foi especial por que no dia 4 (dois dias antes) minha primeira filha nasceu e consegui homenageá-la no dia que praticamente confirmamos nossa classificação.

FPF: A fase decisiva era outro campeonato e vocês tinham um grupo muito difícil. Como encararam essas decisões?
Fausto:
Os dois grupos eram muito complicados, tanto que o União São João que terminou na liderança da primeira fase, acabou que não conseguiu o acesso e então independentemente do grupo, ia ser difícil o acesso, como realmente foi.

Estreamos com derrota para o São Bernardo, mas depois conseguimos quatro vitórias seguidas e o acesso e o título com uma rodada de antecedência, em Santa Bárbara D’Oeste. Isso foi fruto do trabalho coletivo do semestre todo, desde a pré-temporada até essa fase decisiva.

FPF: Qual a emoção de ser campeão com o Linense?
Fausto:
O fato de ser campeão veio mais para coroar, por que o que a gente queria mesmo era o acesso, para o Linense poder voltar ao maior campeonato estadual do país e jogar contra as grandes equipes de São Paulo.

Este era o objetivo de todo mundo. O título veio para coroar essa bela campanha que a gente fez do começo ao fim, pois largamos e terminamos bem.

Todo mundo se emocionou bastante, jogadores, diretoria, torcedores, por rever uma cidade pequena alcançando um sonho de enfrentar as grandes equipes do Estado de São Paulo.

Na elite, o Linense teve o engajamento de toda a cidade e a emoção foi de ver as pessoas felizes e satisfeitas, pois o clube colocava muita gente no estádio e foi isso que ficou marcado.

A CAMPANHA
25 jogos
16 vitórias
5 empates
4 derrotas
51 gols pró
27 gols contra
2,04 gols de média

ARTILHEIROS

24 gols
Fausto

7 gols
André Luiz

5 gols
Gilsinho

3 gols
Vagner

2 gols
Alessandro Cambalhota
Canindé
Danilo Pereira
Rafinha

1 gol
Eric
Guaru
Rocha

PRIMEIRA FASE
Linense 2×1 Flamengo
América 1×3 Linense
Linense 0x0 Guarani
Atlético Sorocaba 1×4 Linense
EC São José EC 2×1 Linense
Linense 4×2 Osvaldo Cruz
Grêmio Osasco 2×3 Linense
Linense 2×1 União Barbarense
Guaratinguetá 1×1 Linense
Linense 3×1 Marília
Votoraty 2×0 Linense
Linense 1×0 Rio Preto
Noroeste 1×1 Linense
Catanduvense 0x1 Linense
Linense 2×1 São Bento
PAEC 1×0 Linense
Linense 2×1 União São João
Linense 6×0 Taquaritinga
São Bernardo FC 3×3 Linense

FASE FINAL
São Bernardo FC 1×0 Linense
Linense 3×1 União Barbarense
PAEC 0x2 Linense
Linense 2×0 Audax
União Barbarense 1×2 Linense
Linense 3×3 São Bernardo FC

Por Raoni David

player