Com 0%, Palmas-TO tem pior campanha da história da Série D; presidente culpa pandemia

Tricolor perdeu as trezes partidas até o momento na competição e tem última chance de não ser o pior time de todas as edições

Tricolor perdeu as trezes partidas até o momento na competição e tem última chance de não ser o pior time de todas as edições

0002050509196 img

Palmas, TO, 24 (AFI) – O Palmas-TO vive um calvário sem fim no Campeonato Brasileiro da Série D. O Tricolor é o pior time da atual edição e, até o momento, tem a pior campanha da história da competição.

Com 0% de aproveitamento, os tocantinenses perderam todos os treze jogos, com saldo de gols negativo de -34. Foram apenas quatro gols marcados e 38 sofridos. A campanha supera a do Serrano-PB, que terminou a edição 2019 sem pontuar e com saldo de – 26. Vale ressaltar que o formato era diferente, com quatro equipes em cada grupo, e agora são oito.

Em 2014, o Villa Nova-MG foi punido pelo STJD pela escalação irregular de um atleta e perdeu 14 pontos, terminando a Série D daquele ano com -9 pontos. Em números absolutos, a equipe mineira tem a pior campanha mas, em campo, a chegou a somar pontos.

TEM EXPLICAÇÃO?

O presidente do clube, Lucas Meira, culpou a pandemia do novo coronavírus pela mudança no planejamento do clube para a temporada. De acordo com ele, um time competitivo foi montado para o Estadual, e poucos ajustes seriam feitos para o Brasileiro.

Palmas-TO perdeu todas as partidas na Série D (Foto: Divulgação/Bahia de Feira-BA)

Palmas-TO perdeu todas as partidas na Série D (Foto: Divulgação/Bahia de Feira-BA)

Porém, após o início da pandemia, o clube teve que acionar os atletas da base que faziam parte do elenco profissional para a disputa da Série D. Apesar disso, Meira enxerga um lado positivo.

“No início de 2020, montamos uma equipe competitiva que nos deixou invictos no Tocantinense e ainda teríamos um mês após o estadual para mexer no time caso fosse preciso para deixar ainda mais forte pro Brasileiro que iríamos disputar”.

“No entanto, com a pandemia, tudo isso foi alterado e decidimos dar a oportunidade pra equipe da base, que já integrava o profissional. Existe um resultado que ninguém vê: o fortalecimento da nossa base, a evolução dos atletas sob vários aspectos e também as negociações”, disse o presidente do Palmas-TO.

Meira nega que a campanha da equipe tenha relação com falta de investimentos. Para ele, o momento do Palmas-TO é exclusivamente relacionado às alterações no calendário do futebol brasileiro promovidas devido a pandemia da covid-19.

HISTÓRIA DIFERENTE

O Tricolor está na semifinal do Campeonato Tocantinense e próximo de uma vaga na decisão. Pela partida de ida, a equipe venceu o Araguacema fora de casa por 1 a 0 e faz a volta em casa, no dia 23 de janeiro.

O presidente do clube garante que o time está focado na busca pelo título. Caso avance para a final, o Palmas-TO garante vaga para a Série D de 2021. Lucas Meira comentou o que faria diferente para o próximo ano.

“Temos muito orgulho do trabalho que fazemos com a nossa base, porque nós nos desfizemos do estigma de time de temporada, reconhecendo o valor dos nossos talentos e dando oportunidade para que o futebol de base acontecesse durante o ano todo. No próximo ano nosso planejamento é montar uma equipe competitiva e vencer as competições que disputarmos”, finalizou Meira.

O Palmas-TO tem uma última oportunidade de não terminar com a pior campanha da história da Série D. Na sexta-feira, a equipe encara o Villa Nova-MG, às 16h, no estádio Nilton Santos, pela 14ª e última rodada da primeira fase da quarta divisão nacional.