Coluna Sérgio Carvalho: Brasil não foi feliz no sorteio da Copa

Os três adversários do Brasil jogam um futebol moderno, privilegiam a defesa e exploram a velocidade nos contra ataques

Os três adversários do Brasil jogam um futebol moderno, privilegiam a defesa e exploram a velocidade nos contra ataques

0002050282382 img

A FIFA promoveu na tarde desta sexta feira o sorteio de grupos para a próxima Copa do Mundo de Futebol que será disputada na Rússia. Seleção de Tite foi sorteadA como cabeça de chave no grupo E, mas quando o sorteio começou, ficou evidente que o Brasil não foi bafejado pela sorte porque seus três adversários são fortes e podem sim criar sérios problemas para Neymar e seus companheiros. No grupo E estarão Brasil, Suiça, Costa Rica e Sérvia. As três equipes jogam um futebol moderno, privilegiam a defesa e exploram a velocidade nos contra ataques. Não será fácil vence-las, mas, como a Seleção Brasileira é tecnicamente superior, a possibilidade do Brasil se classificar para as oitavas de final é real. Dos três adversários, considero a Suíça a equipe mais perigosa. Vi vários jogos desse time e fiquei impressionado com seu sistema de marcação, seu toque de bola e sua velocidade quando tenta atacar. Já a Costa Rica, que foi uma das sensações das Eliminatórias da Concacaf, é menos competente na defesa, mas trabalha bem a bola e saber armar bons contra ataques. Quanto a Sérvia, tem um futebol técnico, eficiente, veloz. Será adversário muito perigoso para o time brasileiro.

0002050282382 img

O Brasil vai estrear contra a Suíça, no dia 17 de junho (três dias após a abertura da Copa) em Rostov, interior da Rússia. Depois pega a Costa Rica em Petesburgo, uma das mais bonitas cidades daquele país, no dia 22 de junho. FInalmente, no dia 27, encara a Sérvia, em Moscou, capital russa. Se terminar essa fase em primeiro lugar, o time de Tite deve enfrentar o México ou a Suécia, que, em tese, devem disputar o segundo lugar no grupo F, que é liderado pela Alemanha. E se Brasil e Alemanha passarem dessa primeira fase em primeiro lugar, ambas tem chance de fazer o jogo final da Copa, no dia 15 de Julho, em Moscou. Mas se um deles for segundo no seu grupo, o confronto entre ambos, se houver, será antes da grande final. Os alemães, por sinal, vão disputar o grupo F ao lado de México, Suécia e Coréia do Sul. Pela sua força, mesmo que tenha dificuldades, deve term inar a primeira fase do Mundial como líder de seu grupo.

No Grupo A estarão Rússia, Arábia Saudita, Egito e Uruguai. Acredito que russos e uruguaios irão de classificar. No grupo G estarão Portugal, Espanha, Marrocos e Irã. Exceto se houver uma grande zebra, portugueses e espanhóis devem se classificar. No grupo C a França é cabeça de chave e tem a seu lado Austrália, Peru e Dinamarca. Pelo que vi destas seleções. França e Dinamarca devem se classificar. No grupo D a cabeça de chave é a Argentina que tem como adversários Islândia, Croácia e Nigéria. A França certamente vai se classificar. A segunda vaga ficará entre Islândia e Croácia. Não boto fé nos nigerianos. No grupo F, como já disse, estarão Alemanha, México, Suécia e Coreia do Sul. Os alemães são os favoritos, ficando para mexicanos e suecos o segundo lugar . Acho que a Suécia tem mais potencial. No grupo G a Bélgica é a cabeça de chave e o time mais forte. Com ela estarão Panamá, Tunísia e Inglaterra. Acredito que belgas e ingleses vão se classificar. No grupo H estarão Polônia, Senegal, Colômbia e Japão. A Polônia deve ficar com uma das vagas. A outra será duramente disputada entre colombianos e japoneses, com certa vantagem para os sul americanos.

Serão trinta e duas seleções que foram divididas em oito grupos de quatro. As duas primeiras de cada grupo continuarão na Copa e as outras duas devem voltar para casa. A segunda fase da Copa é chamada de oitavas de final. Nas oitavas, num jogo só, duas seleções se enfrentam. Quem vencer ganha vaga nas quartas de final. Os vencedores dos jogos das quartas vão disputar na sequência as semifinais. E os vencedores das semifinais, decidirão o título da Copa. Os perdedores, disputarão o terceiro lugar. Estádios russos são modernos e de arquitetura moderna. São muito confortáveis. Ingressos para os jogos já estão à venda. Há agências de turismo que já cuidam disso no Brasil. Quem quiser mais informações pode entrar no site FIFA.com. Como disse, a Copa vai de 14 de junho a 15 de julho. A Rússia é o p aís sede, mas como seu futebol é de segundo ou terceiro escalão, dificilmente sua Seleção vai chegar as finais. Quanto muito, num grande esforço, pode chegar até as semifinais. Mas acredito que ela será desclassificada antes disso. Pela amostra no sorteio realizado nesta sexta feira ficou evidente que o Mundial da Rússia vai marcar época como um dos mais bem organizados de todos os tempos. Para o bem do futebol, tomara que essa expectativa se confirme!!