Coluna GOL DE PLACA: Reformulação já!

Coluna GOL DE PLACA: Reformulação já!

Terminado o fiasco que foi a participação do União Agrícola Barbarense na Copa Federação Paulista de Futebol, sou favorável à uma renovação completa do elenco. Já disse e repito: poucos merecem uma nova chance. Talvez só os goleiros Thiago Passos e Chico, o jovem zagueiro João Roberto e o volante Flavinho. Com um pouco mais de boa vontade, a relação poderia incluir o meia Alex. Mais ninguém. Uma ampla reformulação do elenco é necessária, para o bem do clube e dos atletas que fracassaram na competição e precisam respirar novos ares.

Se não há dinheiro suficiente para grandes contratações, e todos sabem que não há mesmo, então é preciso adotar melhores critérios. De novo, o União está sem um diretor de futebol, aquele dirigente que busca todas as referências possíveis antes de contratar um atleta e não cai fácil na conversa mole de empresários. O Leão da 13 já deu chances demais para jogadores meias-bocas. Por isso, ter um diretor de futebol especialista é fundamental para começar a recuperar o imenso terreno perdido.

Copa São Paulo
O União Barbarense estaria cogitando se candidatar para ser uma das sedes da próxima Copa São Paulo de Futebol Júnior. Um grupo de empresários (de jogadores?) estaria disposto a pagar as despesas – em torno de R$ 60 mil – para viabilizar a idéia. O União já foi sede em outras três oportunidades e nunca conseguiu passar da fase inicial. Neste ano, devido à séria crise financeira que o clube atravessa, nem foi possível montar uma equipe de juniores.

Se esse dinheiro existe, penso que, havendo interesse e possibilidade, deveria ser canalizado para as disputas do Campeonato Paulista. Afinal, não é de hoje que a Copa São Paulo deixou de ser a principal vitrine para jovens promessas.

No ano passado, o mesmo erro foi cometido pela “parceira” UB Corporation que, através do ex-árbitro Ulisses Tavares da Silva Filho, trouxe um dos grupos para Santa Bárbara. Depois, montou um dos piores elencos da história do alvinegro no profissionalismo, o que culminou com mais um rebaixamento no estadual.

Mural da Bola
() Desclassificado da Copa FPF, o União só voltará a jogar dentro de cinco meses, já pelo Campeonato Paulista de 2008 que, neste ano, começou no último final de semana de janeiro.

() Na semana passada, fui convidado e participei do programa Golaço! Happy Hour realizado pela Equipe Jovem do Esporte da Rádio Azul Celeste. Com a apresentação do narrador Roger Willians, batemos um papo descontraído sobre os principais assuntos do momento. Para a maioria dos convidados do programa, eu inclusive, o São Paulo será o campeão brasileiro.

“Tenho Dito”
“Você diz isso porque acha que estou fazendo um bom trabalho ou porque não tem outro candidato?” Reinaldo Brugnerotto, presidente do União Barbarense, ao indagar um companheiro da crônica esportiva que procurava incentivá-lo a se candidatar para um novo mandato de dois anos.

Troféu Apagão
Para integrantes de torcidas organizadas dos grandes clubes de futebol de São Paulo que voltaram a provocar insegurança dentro e fora dos estádios. Mais quantas pessoas precisarão ficar feridas ou morrer para que medidas rigorosas sejam adotadas pelas autoridades?!?

Troféu Gol de Placa
Para o XV de Piracicaba que, mesmo jogando fora do seu estádio e da sua cidade, fez uma ótima campanha na 1ª Fase da Copa Federação Paulista de Futebol e conseguiu a classificação de forma antecipada. O Nhô Quin deverá continuar mandando seus jogos no estádio do União Barbarense, já que o Barão da Serra Negra passa por uma ampla reforma.