Coluna FI: Bragantino: contra tudo e contra todos!
Campinas, SP, 06 (AFI) –
É incrível o que acontece com o Bragantino. Contrariando todas as expectativas, o time terminou como líder isolado do primeiro turno da Fase Final do Campeonato Brasileiro da Série C. Tem 15 pontos, cinco de vantagem sobre o quinto colocado. Só faltam sete jogos para tentar o acesso para a Série B.
E chega nesta condição na base da raça, da luta e na disposição única de seus dirigentes, que uniram a torcida à cidade para reconquistar um espaço merecido dentro do futebol brasileiro. O time foi bem armado por Roberval Davino e decolou nas mãos de Marcelo Veiga, que ainda nesta temporada alçou vôos errados no Paulista de Jundiaí e no América de Natal.
O Massa Bruta sofreu nas primeiras fases, mas cresceu na reta final, ou seja, dentro do Octogonal. Está invicto em sete jogos e mostrando um futebol valente, de quem realmente quer e pode chegar ao seu objetivo: ficar entre os quatro primeiros colocados.
De lamentar apenas a omissão da Federação Paulista de Futebol. A Série C é hoje a competição mais política do Brasil, porque envolvem interesses poderosos em vários Estados, principalmente do Nordeste. Deputados, senadores e governadores se empenham ao máximo para ajudar seus times de coração. Em todos os jogos as presenças destes nos estádios são obrigatórias.
Sem contar, é claro, a ação das Federações. O maior exemplo é a Federação Goiana, que conseguiu colocar três clubes no Octogonal – Vila Nova, Atlético e Crac. Mas a Federação Paulista está um caos, deixando seus filiados abandonados nas competições nacionais. Não fosse o sucesso individual do Bragantino e o Estado de São Paulo teria naufragado na Série C. E na Série B, o Ituano já foi rebaixado, o Paulista está a caminho e o Santo André tenta evitar o descenso na base do desespero.
Advogado Badalado
Dentro da Justiça Desportiva, o advogado João Vicente Gazolla vem sendo o mais requisitado em causas polêmicas e difíceis. Jovem, Gazolla tem a vantagem de ser catedrático na matéria e independente, já que não vive de bajular dirigentes e membros do Tribunal Desportivo.
Catanoce no Rio Claro
Ex-volante do Corinthians, Paulo César Catanoce vai armar o Rio Claro para o Paulistão 2008. Ele terá toda a retaguarda da empresa New Time, que administra o futebol do clube desde o ano passado.
Cavalo deixa Criciúma
Quem aguarda uma boa oportunidade de trabalho no futebol paulista é Roberto Cavalo, que esta temporada foi muito bem dentro da Série B. Armou o Gama e fez bom papel no Criciúma, que só não foi além por culpa da própria diretoria.
Paulínia com força 2008
A próspera e organizada cidade de Paulínia, na região metropolitana de Campinas, se prepara para ter um time profissional em 2008. O secretário municipal de esportes, Mário Antônio Furlan, planifica o trabalho para ser uma das sedes da Copa São Paulo de Juniores. E promete emplacar na Segunda Divisão.
* Mande sua opinião para o e-mail: [email protected]
* Esta coluna é publicada toda terça-feira no Jornal Agora, de São Paulo, com distribuição nacional. E também nos seguintes órgãos de comunicação:
Jornais
Diário de Marília
Gazeta Bragantina
Folha de Mirassol
Tribuna de Taquaritinga
Notícia da Manhã, de Catanduva
Folha da Cidade, de Araraquara
Correio de Lins
O Debate, de Santa Cruz do Rio Pardo
O Progresso, de Ituverava
Tribuna de Ribeirão Preto
Correio de Lins
Portais
Valenet.tv (Vale do Paraíba)
Mais Interior (São Carlos)
Araras Virtual





































































































































