Colômbia: Grandes começam mal

Rio de Janeiro, RJ, 08 (AFI) – A rodada de abertura do Campeonato Colombiano de 2008 foi marcada pelo mal desempenho dos times mais tradicionais do país.

Em casa, o América de Cali ficou no 1 a 1 contra o Huila, que saiu na frente com Carlos Rentería, mas sofreu o gol de Luis Tejada (71′).

Seu rival, o Deportivo Cali, foi derrotado fora de casa pelo Tolima: 0 x 2, gols de Franco Arizala (77′) e John Charría (90′).

O Millonarios também perdeu, como mandante: 1 x 2 para o Independiente Medellín. Luis Córdoba (5′) inaugurou o marcador, Jonathan Estrada (7′) igualou, porém Jaime Castrillón (76′) fez o tento da vitória dos visitantes.

O Atlético Nacional, atual campeão, foi mais um a perder. Um gol solitário de Léider Preciado (8′) bastou para o Santa Fe voltar para casa com os três pontos.

Os outros dois representantes colombianos na Libertadores de 2008 tiveram resultados distintos. O Cúcuta caiu como mandante diante do Bucaramanga, gol de Julio Caicedo (25′). Já o Chicó derrotou o Pasto pelo mesmo placar, fora de casa. Raúl Villamil (59′) fez o único gol do jogo.

Na partida que abriu a competição, empate por 1 a 1 entre Quindío e La Equidad, atual vice-campeão da Colômbia, e que saiu na frente com Roberto Polo (24′), porém Dairon Santoyo (74′) deixou tudo igual.

Demais resultados:

Pereira 0 x 2 Envigado
Gols: Giovanni Moreno (17′) e Neider Morantes (83′).

Junior 2 x 1 Once Caldas
Gols: Hayder Palacios (21′) e Herly Alcázar (77′) / Johan Fano (49′).