COLÔMBIA: Existe vida sem Falcão García?
O atacante contundiu o joelho no início do ano e não conseguiu se recuperar
O atacante contundiu o joelho no início do ano e não conseguiu se recuperar
Campinas, SP, 11 (AFI) – Em janeiro de 2014, Falcão Garcia rompeu os ligamentos do joelho esquerdo defendendo o Mônaco em uma partida contra o modesto Chasselay, pela Copa do França. O atacante foi até o limite para reunir condições de disputar a Copa do Mundo, mas sem sucesso. Agora, a pergunta que fica é: existe vida (Colômbia) sem Falcão?
Principal jogador colombiano da atualidade e um dos melhores atacantes do mundo, Falcão Garcia chegou a realizar alguns treinos com bola, mas não estava nas melhores condições e por isso, em entrevista coletiva concedida na semana passada, o atacante teve seu corte anunciado pelo técnico José Pékerman.
O problema para a comissão técnica é que Falcão não foi o único jogador cortado para a Copa do Mundo. Além do “matador”, José Pékerman também não poderá contar com o zagueiro Perea, os volantes Valencia e Medina, e o meia Aldo Ramirez. Todos eles estavam na lista inicial do treinador, mas se lesionaram.
Antes de se contundir, no entanto, Falcão foi fundamental para garantir a presença da Colômbia na Copa do Mundo, marcando nove dos 27 gols nas Eliminatórias Sul-Americanas. A seleção se classificou com certa tranquilidade ao terminar a primeira fase na vice-liderança, com 32 pontos, dois a menos que a Argentina. Em 16 jogos, foram nove gols, três empates e quatro derrotas.
Apesar do importante desfalque, a Colômbia espera ter sua melhor participação na história da Copa do Mundo. Mesmo porque isso não é difícil. Sem jogar o Mundial desde 1998, a seleção só passou apenas uma vez para as oitavas de finais (1990) e acabou sendo eliminada pelos Camarões, por 2 a 1.
Agora, embalada pela boa campanha realizada nas Eliminatórias, a Colômbia quer ir mais longe e, ao lado da Costa do Marfim, é a favorita para se classificar no Grupo C. Os outros adversários, além dos Elefantes, são Grécia e Japão, que não estão vivendo seus melhores momentos.
HISTÓRICO
O histórico da Colômbia em Copas do Mundo não é dos melhores, mesmo porque foram apenas quatro participações e o mais longe que chegou foi em 1990, na Itália, quando perdeu para Camarões nas oitavas de finais.
Antes, a seleção havia sido eliminada ainda na primeira fase em 1962 sem vencer nenhuma partida. Nos Estados Unidos (94) e França (98), a Colômbia teve campanhas parecidas – uma vitória e duas derrotas – e sequer passaram da primeira fase.
Em 2014, a seleção colombiana volta a disputar uma Copa do Mundo depois de ficar ausente em 2002, 2006 e 2010.
FICHA TÉCNICA
Federação Colombiana de Futebol
O craque: Jackson Martínez, atacante, 27 anos, virou o principal responsável por balançar as redes adversárias na Copa depois do corte de Falcão Garcia. O atacante, que está próximo de trocar o Porto-POR pelo Valencia-ESP, vem depois de uma excelente temporada e promete incomodar os zagueiros.
Olho Nele: James Rodríguez, meia, 22 anos, é uma das principais surpresas do futebol sul-americano nas últimas temporadas, tanto que em 2013 foi comprado pelo milionário Monaco-FRA junto ao Porto-POR. É dono de uma canhota praticamente mortal.
Ranking da Fifa: 49º
Melhor colocação em Copas: Oitavas-de-finais (1990)
Copas disputadas: 4
Colocação no último mundial: Não disputou
CT: CT de Cotia, em São Paulo
Palpite FI: Luta pela classificação
Time base: Ospina; Zuñiga, Yepes, Perea e Armero; Sánchez, Aguilar, Cuadrado e James Rodriguez; Macnelly Torres e Jackson Martinez. Técnico: Jose Pekerman.
23 convocados
Goleiros: David Ospina (Nice-FRA), Faryd Mondragón (Deportivo Cali-COL) e Camilo Vargas (Santa Fe-COL)
Defensores: Mario Alberto Yépes (Atalanta-ITA), Cristian Zapata (Milan-ITA), Carlos Valdés (San Lorenzo-ARG), Eder Álvarez Balanta (River Plate-ARG), Santiago Arias (PSV Eindhoven-HOL), Camilo Zúñiga (Napoli-ITA) e Pablo Armero (West Ham-ING)
Meias: Carlos Sánchez (Elche-ESP), Fredy Guarín (Internazionale-ITA), Abel Aguilar (Toulouse-FRA), Aldo Ramirez (Morelia-MEX), Juan Quintero (Porto-POR) e Víctor Ibarbo (Cagliari-ITA), James Rodríguez (Monaco-FRA), Juan Guillermo Cuadrado (Fiorentina-ITA) e Alexánder Mejía (Nacional-COL)
Atacantes: Carlos Bacca (Sevilla-ESP), Adrián Ramos (Borussia Dortmund-ALE), Teófilo Gutiérrez (River Plate-ARG) e Jackson Martínez (Porto-POR)
O PAÍS
Nome Oficial: República da Colômbia
Capital: Bogotá
População: 47,7 milhões
PIB: R$ 1.070.484 bilhões
Língua oficial: Espanhol
Moeda: Peso colombiano





































































































































