Colômbia x Brasil - Nova formação para enfrentar rival invicto

A seleção de Fernando Diniz visita o rival no estádio Metropolitano Roberto Meléndez, em Barranquilla, na Colômbia, às 21h de Brasília

O Brasil visita a Colômbia nesta quinta-feira (16), pela quinta rodada das Eliminatórias da América do Sul para a Copa do Mundo de 2026

Brasil
Diniz vai para quinto jogo a frente do Canarinho (Foto: Joilson Marconne / CBF)

Campinas, SP, 15 (AFI) – Sem poder contar com diversos atletas costumeiramente titulares ou ao menos convocados, o Brasil de Fernando Diniz vai para o jogo desta quinta-feira (16), diante da Colômbia, pela quinta rodada das Eliminatórias da América do Sul para a Copa do Mundo de 2026 com diversas alterações, em duelo que acontecerá no estádio Metropolitano Roberto Meléndez, em Barranquilla, na Colômbia, às 21h de Brasília.

Ainda invicto em quatro rodadas, a Colômbia acumula uma vitória e três empates, somando seis pontos e se encontrando na quinta colocação, com três gols marcados, dois sofridos e 50% de aproveitamento dos pontos.

A seleção Canarinha apresenta campanha melhor em números, somando sete pontos na terceira colocação, empatado com o Uruguai, vice-líder, e com a Venezuela, logo abaixo. Com duas vitórias, um empate e uma derrota, são dois jogos sem vencer nos últimos dois compromissos.

Brasil
Seleção visita a Colômbia (Foto: Joilson Marconne / CBF)

COLÔMBIA

Ainda invicta no torneio, a Colômbia não facilita para os adversários e segue propondo jogos fisicamente exigentes, além de extremamente táticos. Na estreia superou a Venezuela, por 1 a 0, resultado seguido por três empates, sem gols diante do Chile, 2 a 2 com o Uruguai, e novamente sem gols, agora diante do Equador.

Depois do vice-campeonato na Libertadores, o lateral-esquerdo Frank Fabra acabou se lesionando pelo Boca Juniors e será desfalque, dando espaço para Deiver Machado mais uma vez.

Campeão do principal torneio sul-americano com o Fluminense, o meia John Arias desfalca a Colômbia por suspensão automática, já que recebeu dois cartões amarelos, sendo substituído por Luis Sinisterra.

Expulso diante do Uruguai, Vargas deve novamente assumir a posição na meta colombiana, colocando Alvaro Montero no banco. De resto, a Colômbia deve aparecer igual para enfrentar o Brasil, contando com James Rodríguez na armação das jogadas, além de Luis Díaz e Borré no ataque.

Brasil
Brasil busca quebrar sequência ruim (Foto: Joilson Marconne / CBF)

BRASIL

Este será o quinto confronto da Seleção Brasileira sob o comando do técnico Fernando Diniz, a primeira partida desde que o treinador foi campeão da Libertadores com o Fluminense.

Apesar de um início promissor com 5 a 1 em cima da Bolívia, o Brasil não teve boa sequência, vencendo o Peru no sufoco por 1 a 0, empatando com a Venezuela por 1 a 1 e sendo derrotado pelo Uruguai em desempenho extremamente preocupante, por 2 a 0.

Vindo de dois jogos sem vencer, as preocupações são inúmeras. Neymar segue lesionado, assim como Casemiro, e a dupla sequer foi convocada. Por outro lado, Ederson se machucou e terminou cortado para dar vaga a Bento, enquanto Gabriel Jesus também desfalca o confronto e somente deve retornar diante da Argentina.

A principal mudança será estrutural, transformando o clássico 4-3-3 em um 4-2-2 ofensivo, possibilitando até mesmo um 4-2-4, já que Martinelli, pela esquerda, Raphinha, pela direita, Vini Jr. e Rodrygo centralizados destacam o nível de ofensividade desejado por Diniz.

Além desta mudança, Alisson assume a vaga deixada por Ederson, enquanto André entra no lugar de Casemiro, com Emerson Royal e Renan Lodi compondo as laterais.

FICHA TÉCNICA

Colômbia
Colômbia
Confederação Brasileira de Futebol
Brasil
Fase Fase:
Única
Fase Rodada:
Fase Data:
16/11/2023
Fase Horário:
12:00
Fase Árbitro:
Andrés Matonte (URU)
Fase Assistentes:
Nicolás Tarán (URU)
Martín Soppi (URU)
Fase VAR:
Leodan González (URU)
Fase Estádio:
Metropolitano Roberto Meléndez
Fase Local:
Barranquilla (COL)

Confira também: