Clube do Interior Paulista completa 31 anos de futebol
Matão, SP, 23 (AFI) – A Sociedade Esportiva Matonense completa 31 anos nesta quinta-feira 24 de maio, consolidando-se como um dos clubes do futebol profissional brasileiro mais conceituado e respeitado. Administrado pelo presidente Israel de Jesus (foto) como clube-empresa, com departamentos organizados dos quais fazem parte profissionais competentes e especializados na área, o clube tem planejamento para curto, médio e longo prazo.
No seu Departamento de Formação de Atletas dezenas de jovens são formados, e o time principal conta, hoje, apenas com jogadores formados no clube, que mantém núcleos na Baixada Santista, no Paraná, em Brasília e no Mato Grosso do Sul, com categorias desde o infantil até os juniores.
A Matonense foi fundada em 24/05/1976, por um grupo de esportistas de Matão, liderados pelo então prefeito da cidade, Celso Barros Perches. Esses esportistas decidiram fundar um clube de futebol profissional para disputar o então Campeonato Paulista da Segunda Divisão, direito adquirido pela S.E.Bambozi, agremiação de funcionários da fábrica de compressores do mesmo nome, ao se tornar campeã amadora do Estado em 1975. A primeira reunião ocorreu na sede do Sindicato dos Metalúrgicos e o primeiro presidente foi Horácio Caíres.
Na época da fundação da Matonense, a cidade de Matão contava com população de cerca de 25.000 habitantes e o Estádio Dr.Hudson Buck Ferreira tinha capacidade para apenas 1.000 pessoas. Hoje, a cidade conta com 75.000 moradores e o estádio, cedido ao clube em regime de comodato por 30 anos, tem capacidade para 15.000 pessoas.
Com o empenho de seus abnegados pioneiros e o apoio dos torcedores que a cada dia aumentava, o clube foi crescendo e fazendo boas campanhas nas competições oficiais da Federação Paulista de Futebol (FPF).
Com as mudanças de denominações dos campeonatos da FPF, o clube acabou disputando a terceira divisão em 1988, conquistando o acesso. Em 91, o que era segunda divisão passou a ser Intermediária, com o clube conquistando o direito de disputar ao conquistar um torneio classificatório denominado “início”.
Em 95, o campeonato já se chamava B-1 e foi a partir daí que aconteceu a chamada tríplice coroa, com três acessos consecutivos e como campeão das competições (B-1 em 95, A-3 em 96 e A-2 em 97). Durante quatro anos o clube permaneceu na divisão de elite, realizando boas campanhas e conquistando memoráveis vitórias.
Atualmente, a Matonense disputa a Segunda Divisão e está novamente com planejamento e empenho de sua Diretoria presidida por Israel de Jesus para, a médio prazo, retornar à Elite do Futebol Paulista.





































































































































