Cléber Xavier comanda primeiro treino no Santos antes da estreia pela Copa do Brasil
Apesar do foco imediato estar na Copa do Brasil, o novo técnico também tem como missão reverter o péssimo início no Campeonato Brasileiro.
Santos, SP, 30, (AFI) – Apresentado oficialmente nesta quarta-feira (30), Cléber Xavier iniciou seus trabalhos como técnico do Santos e já comandou a primeira atividade no CT Rei Pelé. O novo comandante assume o cargo no momento mais delicado da temporada e estreia na quinta-feira (1º), às 18h, contra o CRB, na Vila Belmiro, pela partida de ida da terceira fase da Copa do Brasil.
Logo pela manhã, Cléber assinou contrato com o clube válido até dezembro deste ano. Em seguida, conheceu as instalações da Toca, foi apresentado a atletas e funcionários e liderou a reunião com o elenco, que contou também com a presença do presidente Marcelo Teixeira, do CEO Pedro Martins e do assessor especial da presidência, Junior Bozzella.
MÃO NA MASSA
O treinador esteve acompanhado dos auxiliares Matheus Bachi e Vinicius Marques, além do preparador físico Fábio Mahseredjian. O ex-interino César Sampaio participou da atividade como auxiliar fixo da casa.
No gramado, Cléber Xavier apostou em uma atividade dividida entre treinos físicos, organização tática e bola parada. Com diversos desfalques no departamento médico, a tendência é que o time titular contra o CRB seja semelhante ao que perdeu para o Bragantino por 2 a 1 no último domingo.
A lista de baixas inclui Neymar, Barreal, Gabriel Bontempo, Thaciano e Soteldo — este último iniciou a transição física, ainda separado do elenco. Todos seguem como dúvidas para o restante da semana.
PROVA DE FOGO
Esta é a primeira experiência como técnico principal de Cléber Xavier após mais de duas décadas atuando como braço direito de Tite em grandes clubes e na Seleção Brasileira. A dupla esteve junta em duas Copas do Mundo e conquistou diversos títulos no comando de Corinthians, Grêmio, Palmeiras e Flamengo.
A chegada de Cléber ao Peixe ocorre após uma série de negativas no mercado. Nomes como Jorge Sampaoli e Dorival Júnior foram cogitados, mas não avançaram. Depois da derrota para o Bragantino, a diretoria santista decidiu não efetivar César Sampaio e fechou com Cléber, apostando na experiência e bagagem do ex-auxiliar.
Apesar do foco imediato estar na Copa do Brasil, o novo técnico também tem como missão reverter o péssimo início no Campeonato Brasileiro. Com apenas quatro pontos em seis jogos, o Santos amarga a penúltima colocação — a pior largada do clube desde o início da era dos pontos corridos, em 2003. Nem mesmo em 2023, ano do rebaixamento, o começo foi tão ruim.
No Brasileirão, o próximo desafio do Santos será contra o Grêmio, no domingo, às 16h, em Porto Alegre. Até lá, Cléber Xavier terá pouco tempo para implementar mudanças profundas, mas tenta resgatar a confiança e o espírito competitivo de um elenco pressionado.





































































































































