CIC comporta menos que 15 mil, mas dirigente desconversa

Sorocaba, SP, 15 (AFI) – De acordo com o regulamento da Federação Paulista de Futebol, um time só tem direito ao acesso para a elite estadual se tiver, em seu município, um estádio com capacidade mínima de 15 torcedores e concessão legal para uso. Sabendo da pequena dimensão de alguns estádios, o Futebol Interior fez um levantamento e descobriu que apenas o Walter Ribeiro, onde Atlético Sorocaba e São Bento irão mandar suas partidas, não comporta a exigência da FPF.

Atualmente, o CIC, como também é chamado, tem a capacidade estipulada em 12.500 lugares, graças às reformas necessárias para atender as reivindicações do Estatuto do Torcedor. Antes, o estádio recebia até 20 mil torcedores – como ocorreu em jogos durante o ano de 2007, quando o São Bento disputou o Paulistão e o lotou nos jogos contra Corinthians e São Paulo.

Se o regulamento for seguido à risca – parágrafo terceiro do Artigo 21 -, Atlético e São Bento, mesmo que conquistarem o acesso dentro de campo, não poderão disputar a divisão de elite em 2009. No entanto, isso não aflige os dirigentes da cidade.

“Essa capacidade é ilusória. O Walter Ribeiro comporta bem mais que 15 mil. No ano passado, o São Bento recebeu o Corinthians e teve quase 25 mil pessoas no estádio. É claro que tem que atender as exigências do regulamento, mas nosso estádio não tem problema nenhum, e essa parte do regulamento não nos preocupa. Se subirmos dentro de campo, não vai ser o estádio que vai nos deixar na A2”, afirmou o vice-presidente do Atlético Sorocaba, Valdir Cipriani.

Veja abaixo o que diz o regulamento:
Artigo 21
§ 3o – As associações, para terem garantido o direito de acesso, deverão possuir em seu Município estádio próprio, alugado ou qualquer outra forma de concessão para uso, com a capacidade mínima de 15.000 lugares.

Veja a matéria sobre os estádios da A2