São Paulo, SP, 3 (AFI) – As seleções que melhor jogaram e que fizeram mais gols, chegaram à grande final da Copa América de 2015. Nada mais justo. Os chilenos mostraram logo de cara que seriam finalistas. Jogaram com raça, técnica, competência. Os argentinos demoraram um pouco a engrenar, mas nos últimos jogos sobraram em campo.
O jogo entre esses dois grandes times da América do Sul será neste sábado à tarde. Estádio lotado, maioria de chilenos mas também grande número de argentinos e uma final digna da Copa América deste ano.
Chile busca seu primeiro título com fator campo e torcida
Importante é que as duas seleções têm características ofensivas. Seus ataques são arrasadores. Em compensação as defesas das duas equipe apresentam falhas. Vai daí e a possibilidade de muitos gols neste jogo final é grande. O espetáculo promete e quem puder não deve perdê-lo.
Ao ver Chile e Argentina jogar, chega-se à conclusão de que o Brasil está mesmo muitos furos abaixo em matéria de qualidade de futebol. Os dois finalistas jogam com vontade, procuram impor seu jogo e são extremamente ofensivos, marca do futebol de hoje (coisa que o Brasil não sabe mais fazer).
Se nos pedissem para indicar um favorito, ficaríamos em dúvida.
Em tese, a Argentina tem mais time, maior número de talentos individuais. Já o Chile além de uma boa equipe, vai contar com dois fatores importantes a seu favor: campo e torcida. Em razão disso fica difícil senão impossível antecipar um provável campeão.
A coisa vai ter que ser decidida lá dentro das quatro linhas. E quem vencer, terá somado méritos de sobra para ser campeão. Os argentinos já ganharam quatorze vezes esse título. Os chilenos jamais foram campeões. Pela tradição, portanto, a Argentina seria favorita. Mas pelo momento que os dois times vivem, não dá para analisar esse jogo apenas em cima do que ambos fizeram no passado.
Mesmo porque, o presente de ambos é muito bom e qualquer deles tem poder para chegar ao título. É jogo que não dá para perder.
C * U * R * T * A * S
* NO PRIMEIRO jogo das semifinais da Copa América, o Chile suou sangue para derrotar o Peru. Não fosse a expulsão de um zagueiro peruano aos vinte minutos do primeiro tempo e o time chileno poderia ter sido derrotado. Foi um jogo corrido, bem disputado, emocionantes. No final, Chile 2 a 1.
* COM O resultado, o Chile se classificou com méritos para disputar a grande final no próximo sábado. Até agora, o time da casa faz a melhor campanha entre as seleções que disputaram a Copa América. Sua força está no ataque que sempre faz muitos gols. É um time bem armado e perigoso.
* VALDIVIA tem jogado demais. Pena que ele não jogue assim no Palmeiras que lhe paga o salário. Mas o Mago não deve mais voltar ao Palestra Itália. Ele já acertou com o futebol árabe e terminada a Copa, deve seguir viagem até lá. Acho que já estava na hora. O Palmeiras não precisa mais dele.
*NO SEGUNDO jogo das semifinais o Paraguai não conseguiu segurar a Argentina. Messi e seus companheiros deram um show de bola e terminaram o jogo com placar elástico, 6 a 1. Um placar justo pelo que produziram os dois times. Os argentinos fizeram sua melhor exibição na Copa América.
*MESSI jogou como nos seus melhores momentos de Barcelona. Foi o artífice das melhores jogadas da Argentina e serviu seus companheiros com uma facilidade e uma competência técnica digna de elogios. Com ele produzindo tudo isso, dificilmente a Argentina deixará de ganhar esse título.
*NA SEMANA passada durante uma entrevista de Obama, presidente dos Estados Unidos, houve uma rápida discussão entre ele e alguém da plateia. Obama tentou ser educado mas, quando percebeu que não adiantava, pediu que os seguranças tirassem o importuno da sala onde dava entrevista.
*NO MESMO momento, alguém gritou Bye, Felicia!!! Essa é uma expressão norte americana que é utilizada geralmente em ocasiões como essa. Mas para alguns brasileiros o grito foi “vai Corinthians!, que a torcida corintiana costuma utilizar no Brasil. Foi uma euforia geral para integrantes da fiel.
*MAS A verdade veio logo depois através da TV Globo, que explicou o uso comum da frase Bye, Felicia pelos norte americanos. Corintianos reclamaram porque segundo eles, o grito foi mesmo Vai Corinthians, talvez dito por algum corintiano que lá estava. Exagero. Gritaram Bye, Felicia, mesmo!
*JOGADORES do São Paulo estão em pé de guerra. Nenhum deles aceita mais o atraso de pagamentos. Ainda mais quando souberam que os 300 mil reais devidos ao atacante Pato foram pagos em dinheiro vivo. Acho bom Carlos Miguel Aidar achar uma saída à curto prazo para essa situação.
*SE NO Corinthians, os jogadores até falam sobre o atraso mas não com a enfase dos sãopaulinos. Esse problema é muito sério e se não for resolvido, não só vai levar alguns jogadores a “encostarem o corto” mas também irá prejudicar profundamente a imagem do São Paulo nos meios esportivos.
*SEI QUE esses problemas não foram criados pela atual administração. A culpa toda é de Juvenal Juvencio, que se eternizou no poder e só fez besteiras. Agora, para arrumar a casa, Aidar vai sofrer muito. Mas é bom ele ser rápido. Ou o ano futebolistico do São Paulo será comprometido.
*FICOU claro pelo levantamento feito durante o jogo entre Palmeiras e São Paulo, porque o Tricolor perdeu o jogo por goleada mesmo com dominio total da bola. Acontece que os jogadores do Palmeiras priorizaram a marcação e não deixaram o São Paulo andar. Algo que o time tricolor não fez.
*PARA que voces tenham uma idéia, Luis Fabiano, Pato, Ganso e Michel Bastos só roubaram duas bolas cada um durante os noventa minutos. Cada jogador do Palmeiras roubou pelo menos sete ou oito. Outros superaram em muito esse número. Por isso, ganharam o jogo e golearam o adversário.
*A DÉCIMA primeira rodada do Campeonato Brasileiro começa neste sabado. Serão tres jogos: Coritiba x Joinville, Cruzeiro x Atlético Paranaense e Chapecoense x Vasco. Em minha opinião, Coritiba, Cruzeiro e Vasco tem maiores possibilidades de ganhar os tres pontos. Mas pode haver surpresa.
*NO DOMINGO o Avaí pode tirar pontos do Sport, já que, em casa, time catarinense joga muito bem. O Santos recebe o Gremio na Vila em jogo bastante equilibrado. O Goias que está em queda, encara o Corinthians, que, por isso mesmo tem boas possibilidades de ganhar os tres pontos.
*O SÃO PAULO que voltou a sua fase irregular, recebe o Fluminense no Morumbi, onde ainda está invicto neste ano. O Flu cresceu de produção e vai apertar o Tricolor paulistano. Jogo dificil e bom de se ver. A Ponte Preta encara o Palmeiras em Campinas. Não há favorito. Jogo é bastante igual.
*O FLAMENGO que está em fase irregular, recebe o Figueirense. Time catarinense costuma se fechar na defesa e sempre dá sufoco nos adversários. Jogo em que o Mengão vai precisar correr muito para vencer. O Inter recebe o Atlético Mineiro. Jogo muito bom. O equilibrio deve prevalecer.
*TV GLOBO resolveu detonar Dunga e sua comissão técnica. No programa Bem Amigos realizado segunda feira, Galvão detonou o treinador e sua seleção. E todos os seus convidados fizeram a mesma coisa. A idéia é derrubar Dunga e colocar no seu lugar um técnico de mais competência.
*EU CONCORDO com esse tipo de pressão. Não gosto de Dunga nem como técnico nem como pessoa. Considero-o irritadiço, mal educado, arrogante e um treinador de parcos recursos. Para o futebol brasileiro seria muito bom se Dunga deixasse o comando da Seleção. Mas não vai ser muito facil.
*DIGO ISSO porque Marco Polo Del Nero já disse que Dunga não sai do cargo e que pretende deixa-lo no comando da Seleção por muitos meses ainda. Só um inicio muito ruim nas Eliminatórias, levará Del Nero a mudar de idéia. Mas à principio, Dunga será o técnico da Seleção até a Copa de 2018.
*GILMAR Rinaldi ficou muito irritado com as insinuações de Zico que disse que ele continua a ser empresário, o que é incompativel com o cargo que ele ocupa na comissão técnica da seleção. Concordo com Zico. Recentemente Pato brigou com Corinthians e Gilmar mostrou que ainda é seu empresário.
*ISSO vem provar que Gilmar pode até ter deixado de negociar como empresário, mas continua a dar assistência aos jogadores que tinham contrato com ele, como é o caso de Pato. Isso é antiético e Gilmar prometeu que deixaria de lado essa função só para cuidar da Seleção. Não cumpriu.
*JOSÉ Maria Marin já gastou mais de dois milhões de reais para pagar advogados de defesa na Suiça. Ele quer escapar da extradição para os Estados Unidos. E para amenizar sua situação já prometeu colaborar com o FBI. Vai dedurar todos aqueles que participaram com ele das mutretas do futebol.
*ELE ESTÁ muito magoado com J Hawilla a quem chama de traidor. Disse que só está nessa confusão toda porque Hawilla o denunciou. Segundo Marin ele ajudou muito J Hawilla quando ele começou como empresário. E Hawilla não foi leal com ele. Assim como Marco Polo Del Nero que o abandonou.
*A VERDADE é que ainda teremos muitos desdobramentos desse caso. O FBI continua a levantar dados. Policias da Suiça, do Brasil e do Paraguai colaboraram diretamente. Se é que existia uma quadrilha, ele será demonstada e vai pagar pelos seus erros na cadeia. Marin é um que não escapa.
*MAS PELO visto, também Marco Polo Del Nero será envolvido. Ele assinou vários documentos junto com Marin e, por tabela, ficou provado que ele sabia de tudo o que estava acontecendo. Não demora muito e a Policia vai procura-lo em sua casa ou na Confederação. Pode acabar na prisão.
*DE TODOS os envolvidos o mais preparado é Marco Polo. Ele está rico e tem um forte esquema de advogados para defende-lo. Só não pode deixar o País porque, se o fizer, será preso e poderá não voltar mais ao Brasil. A possibilidade dele perder a presidência da CBF é grande. Mas vai demorar.
*MARCO Polo Del Nero ficou assustado com as críticas recebidas pela Seleção Brasileira e resolveu tomar uma atitude. Vai chamar todos os técnicos que dirigiram a Seleção até hoje na CBF para ouvir de cada um a opinião sobre o atual momento vivido pelo time que hoje é dirigido pelo Dunga.
*DEPOIS dos ex treinadores da Seleção, será a vez de ouvir os principais técnicos dos clubes brasileiros. Finalmente, também serão chamados representantes da grandes imprensa esportiva, que darão sugestões e falarão sobre o que pensam sobre o atual momento do futebol brasileiro.
*TUDO isso será anotado e transformado num projeto que Gilmar Rinaldi, atual supervisor da Seleção, se encarregará de viabilizar. A idéia de chamar um ex campeão do mundo para acompanhar a Seleção em cada jogo será mantido. Na Copa America do Chile o convidado foi o Mauro Silva.
*GILMAR deu entrevista ao SporTV e afirmou que em sua opinião Dunga, apesar de muito criticado, é o treinador que tem melhor perfil para ocupar o cargo de técnico da Seleção. Gilmar garantiu até que Dunga ficará no comando da Seleção até a Copa de 2018, na Russia. Não acredito muito nisso.
*ACHO que as próximas Eliminatórias serão tão dificeis, que, depois dos primeiros resultados negativos, a pressão vai ser tanta, que nem Gilmar, nem Dunga vão continuar em seus cargos na Seleção. E mais. Dunga não é o técnico ideal como diz Gilmar. Ele já provou que não tem preparo para isso.
*HOJE um nome que cairia bem na Seleção seria Tite, que já mostrou no Corinthians, que evoluiu demais e está pronto para exercer essa função. Dunga perdeu uma Copa do Mundo e foi uma negação como técnico de seu clube de coração, o Inter. Por isso, não acredito nele na Seleção.
*PRESIDENTE da CBF, Marco Polo Del Nero, deve estar ficando senil. Ele disse a Gilmar Rinaldi e Dunga que “gostou da Seleção Brasileira na Copa América”. Tá louco, Marco? Ou a cabeça não funciona mais? Dizer que a Seleção jogou bem é um erro grosseiro para um presidente de CBF.
*RODADA de meio de semana do Brasileirão mostrou que o Sâo Paulo está mesmo em fase decadente. Perdeu para o Atlético PR, em Curitiba, por 2 a 1. Começa a ficar dificil para o colombiano Osorio arrumar o time. A defesa, mais uma vez, foi o ponto negativo da equipe. Sofreu mais dois gols.
*O PALMEIRAS teve alguns problemas para vencer a Chapecoense mas acabou ficando com os tres pontos. Egidio, mais uma vez, foi o grande nome do jogo. Aliás, o Verdão está em estado de graça. Somados os públicos de Flamengo, Corinthians e Sâo Paulo, o Verdão supera a todos neste item.
*VERDADE é que sob o comando de Marcelo Oliveira, o Verdão melhorou muito. Está em fase bem superior a de Oswaldo de Oliveira. O time está mais entrosado, mais confiante, mais ofensivo. A continuar assim não demora para entrar no G4. A fase não poderia ser melhor para o torcedor verde.
*O CORINTHIANS jogou na quinta feira à noite no Itaquerão. Enfrentou o bom time da Ponte Preta. O jogo foi bastante agradavel. Os dois times se esforçaram em busca da vitória mas só o Corinthians fez um gol. Foi ainda no primeiro tempo, através de Jadson. Gol merecido para o time de Tite.
*NO SEGUNDO tempo o Corinthians tentou ampliar. Mas aos poucos perdeu o ritmo e cedeu terreno ao adversário. A Ponte criou várias oportunidades de gol. Mas Cassio, em noite inspirada, não deixou a bola passar.Alias, não fosse o goleiro, e o Timão teria deixado a Macaca empatar.Ela merecia,
*NA PRORROGAÇÃO, no entanto, Vagner Love fez mais um gol e liquidou a partida para o Corinthians. Mais tres pontos que deixa o time da fiel praticamente dentro do G4, uma posição que valoriza o trabalho de Tite, que, mesmo tendo perdido vários jogadores, já conseguiu remontar seu time.
*BOM lembrar que nesse jogo contra o Corinthians, Guto, técnico da Ponte, completou seu centésimo jogo como treinador da Macaca. Um marco histórico que valoriza a carreira de Guto, que, em minha opinião, é um dos melhores treinadores da nova geração. Na Ponte, faz ótimo trabalho.
*PARA completar a rodada, o Santos enfrentou o Fluminense, no Rio. Um jogo que também agradou. Os dois times procuraram marcar seu gol e o Flu conseguiu o seu através Fred (para variar). Naquele momento, o Tricolor carioca estava melhor que o Santos e o gol valorizou a sua superioridade.
*NO SEGUNDO periodo o Peixe cresceu de produção e foi atrás do empate. Ele saiu através Ricardo de Oliveira em jogada especial de Gabigol. A partir daí houve equilibrio na movimentação dos dois times. Parecia que o jogo terminaria empatado. Mas num contra ataque rapido, o Flu fez o segundo gol.
*COMO O Santos já estava cansado, não conseguiu forças para reagir e voltar a empatar. Por isso, quando o árbitro apitou o final da partida, a torcida do Fiu comemorou com muita festa os 2 a 1 que recolocou seu time no G4. O Santos, por sua vez, ficou em décimo sexto muito perto do R4.
*DEPOIS de mais essa rodada, o G4 conta com o Sport Recife, com 22. pontos. O Fluminense, Atlético Mineiro e Gremio com 20 pontos. Na parte baixa da classificação, o chamado R4 estão Goias e Vasco com 9 pontos ganhos, Coritiba com 7 e Joinville com 4. Esta foi a nona rodada do Brasileirão.