Chelsea PSG
Chelsea 3 x 0 PSG - E sai o 1º campeão do novo Mundial de Clubes

O time londrino fez um primeiro tempo impecável e acabou arrasando o campeão europeu

Três golaços, dois de Cole Polmer e um do brasileiro João Pedro, definiram o largo triunfo do Chelsea

chelsea
Chelsea é campeão mundial

Campinas, SP, 13 (AFI) – O Chelsea derrubou o favorito e incensado Paris Saint-Germain para se tornar o primeiro campeão da versão estendida do Mundial de Clubes. Com inteligência, eficiência e uma apresentação irrepreensível no MetLife Stadium, o time inglês fez 3 a 0 nos franceses neste domingo, 13, e ergueu a taça nos Estados Unidos. Três golaços, dois de Cole Polmer e um do brasileiro João Pedro, definiram o largo triunfo.

Campeão mundial duas vezes em anos anteriores, o Chelsea é o primeiro a levantar o troféu do torneio recém-criado pela Fifa e que o presidente Gianni Infantino considera um sucesso. Mais de 80 mil torcedores assistiram à final em East Rutherford.

A conquista redime o técnico italiano Enzo Maresca, cobrado para que o bilionário clube, que gastou mais de R$ 1 bilhão em reforços na última temporada, fosse vitorioso. A taça do Mundial se junta a da Conference League, a outra conquistada dos londrinos na temporada.

O time inglês terminou o torneio com apenas um revés, para o Flamengo. No mata-mata, derrubou o Benfica além de dois brasileiros, Palmeiras e Fluminense, até chegar à final e vencê-la com autoridade.

CHELSEA FOI DONO DO JOGO

Ganhou quem foi mais eficiente e competente. Foram muitos os méritos do Chelsea, responsável por fazer três gols em um time que havia levado apenas um nos seis jogos anteriores e que não era vazado duas vezes na mesma partida havia dois meses. Reece James escalado no meio, entre linhas, fez a diferença, além da pressão na saída de bola do rival da França.

Não foi muito diferente a estratégia dos ingleses da que havia posto em prática o Botafogo, até então único algoz do PSG na competição. A diferença é que a equipe de Enzo Maresca sobrou porque tem melhores jogadores.

Mundial de Clubes - 2025
Chelsea engole o PSG no 1º tempo. Foto: Chelsea

Um deles é Cole Palmer, o talentoso meia-atacante canhoto de 23 anos, determinante para que a formação inglesa resolvesse o jogo no primeiro. Foram 45 minutos perfeitos, com disciplina tática para segurar o forte jogo coletivo do PSG e eficiência para aproveitar os espaços deixados principalmente no lado direito da zaga rival, valendo-se de uma tarde infeliz do lateral-esquerdo português Nuno Mendes.

O Chelsea finalizou cinco vezes na etapa inicial e três das tentativas encontraram as redes porque Palmer viveu uma jornada gloriosa, bem como o brasileiro João Pedro, que precisou de apenas dois jogos para virar um dos protagonistas deste Mundial.

O camisa 10 britânico fez dois gols bastante semelhantes. De canhota, seu pé bom, não precisou pôr força na bola, apenas direção. Nos dois casos, acertou o mesmo canto, o direito, em conclusões rasteiras. 

SÓ ADMINISTROU ATÉ LEVANTAR A TAÇA

Ambos os gols foram originados de contra-ataques executados com perfeição. O mesmo ocorreu com João Pedro no terceiro gol. Lançado por Palmer, o atacante mostrou frieza diante de Donnarumma ao cavar sobre o goleiro.

Presente no estádio, o italiano Carlo Ancelotti seguramente se encantou com a atuação do atacante revelado pelo Fluminense e a tendência é de que o convoque para as duas próximas partidas da seleção brasileira em setembro, contra Chile e Bolívia.

O desempenho do Chelsea foi tão incontestável que a torcida gritou olé cedo, aos 10 minutos do segundo tempo, etapa em que a equipe inglesa se defendeu com maestria. Luis Enrique usou todas as armas que tinha. Nenhuma delas foi suficiente para mudar o cenário da partida diante das frieza e domínio dos agora campeões mundiais. Provocado, o português João Neves puxou o cabelo do espanhol Cucurella e foi expulso no fim.

O PSG não tem tanto a lamentar, já que encerra a melhor temporada de sua história, com os títulos de de Supercopa da França, Campeonato Francês, Copa da França e a inédita conquista da Champions League.

FICHA TÉCNICA

Chelsea
Chelsea
3 0
PSG
PSG
Fase Fase:
Final
Fase Rodada:
1ª rodada
Fase Data:
13/07/2025
Fase Horário:
19:00
Fase Árbitro:
Alireza Faghani (AUS)
Fase Assistentes:
Anton Shchetinin (AUS) e Ashley Beecham (AUS)
Fase VAR:
Bastian Dankert (ALE)
Fase Cartões Amarelos:
Chelsea: Colwill, Gusto, Moisés Caicedo, Pedro Neto
PSG: Nuno Mendes
Fase Cartões Vermelhos:
PSG: João Neves
Fase GOLS:
Chelsea: Cole Palmer 21’/1T e 29’/1T e João Pedro 42’/1T
Fase Público:
81.118 torcedores
Fase Estádio:
Metlife Stadium
Fase Local:
Nova Jersey (EUA)