Série B: Chapecoense conclui Recuperação Judicial e faz história

A Recuperação Judicial, prevista na Lei 11.101/2005, é um mecanismo utilizado por empresas ou instituições em crise financeira

A Chapecoense, que foi o primeiro clube do país a entrar em Recuperação Judicial, agora também é o primeiro a concluir o processo

Chapecoense conclui recuperacao judicial e faz hiustoria
Arena Condá, estádio da Chapecoense - Foto: Luiz Ferrazzo / ACF

Chapecó, SC, 10 (AFI) – A Chapecoense alcançou um feito inédito no futebol brasileiro: o encerramento de seu processo de Recuperação Judicial. O pedido havia sido protocolado entre o fim de 2021 e o início de 2022, e nesta terça-feira (09) a juíza Aline Mendes de Godoy, da Vara Regional de Falências e Recuperações Judiciais de Concórdia, homologou a conclusão, confirmando que o clube cumpriu todas as obrigações previstas no plano aprovado em Assembleia Geral de Credores.

Com a decisão, a dívida do Verdão do Oeste fica consolidada nos termos definidos no acordo e o clube volta a atuar como associação independente, sem a supervisão judicial. A Chape, que foi o primeiro clube do país a entrar em Recuperação Judicial, agora também é o primeiro a concluir o processo de forma bem-sucedida.

O advogado Felipe Lollato, responsável pela condução jurídica, destacou a relevância do resultado. “O encerramento da Recuperação Judicial é a certificação de que a Chapecoense cumpriu, de forma exemplar, todas as obrigações assumidas. É um marco para o clube e para o futebol brasileiro, demonstrando seriedade, transparência e comprometimento na superação de um dos momentos mais desafiadores da sua história.”

NOVIDADE! Futebol Interior agora está nos Canais do WhatsApp. Participe agora!

NOVOS PASSOS

O presidente da Chapecoense, Alex Passos, também celebrou o desfecho positivo e agradeceu à equipe envolvida.

“Este é um momento de enorme relevância para a história da Chapecoense. Só foi possível graças ao trabalho do advogado Felipe Lollato e de sua equipe, além da dedicação de colaboradores, vice-presidências e ex-dirigentes que acreditaram no processo e se entregaram com intensidade e responsabilidade. Este é um triunfo coletivo que fortalece ainda mais o clube.”

Entre os colaboradores citados pelo presidente estão Gessica, Jorilde, Ana, Fernanda, Samara, Alessandra, Érico e Juliana, além do apoio da vice-presidência de Jayme Bordignon e do ex-presidente Nei Maidana, que desempenharam papéis importantes na trajetória até a homologação final.

ENTENDA

A Recuperação Judicial, prevista na Lei 11.101/2005, é um mecanismo utilizado por empresas ou instituições em crise financeira para renegociar dívidas com seus credores. No caso da Chape, o processo garantiu a reorganização financeira e a blindagem patrimonial, permitindo que o clube preservasse sua função social e esportiva.

Confira também: