Ceará "peita" CBF e aciona STJD para disputar Sul-Americana
Se Vozão conseguir a vaga no "tapetão", Bahia vai perder vaga no torneio continental
Ceará "peita" CBF e aciona STJD para disputar Sul-Americana e Copa do Brasil simultaneamente.
Fortaleza, CE, 03 (AFI) – O Ceará promete bater de frente com a CBF para disputar simultaneamente a Copa do Brasil e a Sul-Americana. Nesta segunda-feira, o departamento jurídico entrou com um mandado de garantia no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). A ideia é contestar a exclusão do time no torneio continental.
Para tanto, o Vozão pretende usar um documento da CBF contra ela própria. É que não existe nenhum termo no regulamento da Copa do Brasil que impede um clube de disputar a competição ao mesmo tempo que está na Copa Sul-Americana.
A entidade máxima do futebol continental simplesmente determina que o time classificado às oitavas-de-final da Copa do Brasil desista da Sul-Americana por falta de calendário. Como o Ceará também disputa o Brasileiro da Série B, não teria datas disponíveis para a disputa de três torneios paralelos.
A defesa do time alvinegro pretende usar o artigo 88 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). Na seção IV, o artigo trata do procedimento jurídico intitulado “Mandado de garantia”: “Conceder-se-á mandado de garantia sempre que, ilegalmente ou com abuso de poder, alguém sofrer violação em seu direito líquido e certo, ou tenha justo receio de sofrê-la por parte de qualquer autoridade desportiva.”

ENTENDA
O Ceará ganhou o direito de disputar a Copa Sul-Americana ao ser campeão da Copa do Nordeste deste ano, mas como a competição é disputada simultaneamente às oitavas da Copa do Brasil, a CBF não quer que o Ceará esteja nela. Assim, o Bahia, vice-campeão nordestino, ficaria com a vaga no torneio continental, enquanto o Vozão seguiria na Copa do Brasil.
Com a classificação na competição nacional, o clube cearense fica na expectativa sobre o próximo confronto. O time faz parte do pote 2, ao lado de Santos, Palmeiras, Vasco, Coritiba, Paysandu, Figueirense e Ituano.
Estes times do pote 2 só poderão enfrentar os cabeças-de-chave Cruzeiro, Corinthians, Grêmio, Atlético-MG, São Paulo, Fluminense e Internacional. O sorteio está agendado para acontecer nesta terça-feira.
Caso consiga reaver a vaga na Sul-Americana, Ceará enfrentaria o Sport na segunda fase, quando haverá apenas duelos brasileiros. Os outros embates brazucas já confirmados são Brasília x Goiás, Ponte Preta x Chapecoense e Joinville x Atlético-PR.





































































































































