Ceará e Fortaleza podem repetir façanha de 1993 no Brasileirão
O Tricolor está muito perto do acesso, enquanto o Vozão ainda luta para não cair
O Tricolor está muito perto do acesso, enquanto o Vozão ainda luta para não cair
Fortaleza, CE, 25 (AFI) – O futebol cearense pode ficar em êxtase em 2019. Após 25 anos, Fortaleza e Ceará podem atuar juntos na Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro. Para isso acontecer, o Tricolor tem que conquistar o acesso na Série B, bem encaminhado, e o Vozão evitar o rebaixamento na Série A, algo que parece possível desde a chegada do técnico Lisca.
A última vez que eles estiveram juntos no Brasileirão foi em 1993. Na ocasião, o campeonato era disputado de uma forma totalmente diferente, com 32 clubes. Dezesseis foram divididos em dois grupos (A e B), enquanto os outros 16 foram distribuídos pelos grupos C e D, nestes apenas os dois melhores avançam para os playoffs, onde os dois melhores se juntavam aos demais classificados dos grupos A e B.
Na ocasião, Ceará e Fortaleza estiveram no mesmo grupo e acabaram rebaixados. O Vozão somou 13 pontos, contra apenas nove do Tricolor. Desde então, nunca mais participaram juntos da Série A do futebol brasileiro.
No entanto, estiveram juntos na Série B de 2009. O ano novamente não foi bom para o Fortaleza, que acabou caindo para a Série C ao ficar na 18ª colocação, com 38 pontos. Para piorar, viu seu arquirrival Ceará conquistar o acesso, com a terceira posição, com 68 pontos.
SITUAÇÃO ATUAL!
A vitória por 2 a 1 frente ao São Bento fez o Fortaleza se isolar ainda mais na liderança da Série B, com 53 pontos, cada vez mais próximo do acesso. Já o Ceará ainda está na preocupante 18ª posição na Série A, com 27 pontos, um de sair da zona de rebaixamento.





































































































































