CBF teria feito tabela do Brasileirão com Fluminense e sem Portuguesa

A Lusa, porém, promete lutar nos bastidores para não ser rebaixada

0002048155629 img

São Paulo, SP, 06 (AFI) – Muita água vai rolar ainda, mas tudo indica que a Portuguesa dificilmente disputará a elite do Brasileirão neste ano. Em reunião que será realizada na tarde desta quinta-feira para discutir alguns aspectos técnicos da competição, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) deve apresentar um esboço da tabela com o Fluminense e Lusa na Série B.

O presidente Ilídio Lico teria conversado com o presidente da CBF, José Maria Marin, e o da Federação Paulista de Futebol, Marco Polo Del Nero, na última quarta-feira e proposto um Brasileirão com 21 clubes. Assim, Portuguesa e Fluminense continuariam na elite. No entanto, ouviu um “não” e a justificativa foi de que o “Estatuto do Torcedor não permite tal manobra”.

0002048155629 imgJosé Maria Marin trabalha para beneficiar o Fluminense e prejudicar a Portuguesa

Irritado, Ilídio Lico não descarta mandar um representante da Portuguesa para a reunião que será realizada nesta quinta-feira, mesmo porque o clube possui em mãos uma liminar que obriga a CBF incluir a Lusa no Brasileirão. Por outro lado, a entidade se apega a decisão da Justiça Desportiva, que tirou pontos do time paulista e do Flamengo por escalar jogadores irregulares, para justificar a exclusão rubroverde.

A CBF tem até o dia 20 de fevereiro para soltar a tabela do Brasileirão de acordo com o Estatuto do Torcedor, mas dificilmente vai conseguir devido a essa briga de liminares. Além disso, o Ministério Público já avisou que vai entrar com uma ação civil pública contra a perda de pontos de Portuguesa e Flamengo, pois as suspensões só valem depois de serem publicadas no site da entidade máxima do futebol brasileiro. E isso aconteceu apenas após a última rodada, justamente na qual Heverton (Portuguesa) e André Santos (Flamengo) foram escalados de forma irregular.