CBF precisa rever todo seu calendáio

CBF precisa rever todo seu calendáio

O tempo passa e, ao que tudo indica, o presidente Ricardo Teixeira, da CBF, não entendeu ainda que ser máximo mandatário da entidade que administra o futebol brasileiro não é só cuidar da seleção. É cuidar também dos campeonatos, do bem estar dos clubes, dos torcedores e até dos jogadores. Não dá mais aceitar que campeonatos com a importância do Brasileirão sejam disputados paralelamente a uma Copa América, algo que jamais aconteceu ou vai acontecer com a Eurocopa. Lá, quando o campeonato de seleções é realizado, tudo pára. Não há nada paralelo. Aqui, ao contrário, o Brasileiro continua, os clubes perdem seus melhores jogadores e o índice técnico do campeonato chega à níveis baixíssimos de qualidade.

Diante deste triste quadro, acho que já passou do tempo dos clubes tomarem uma posição dura e definitiva contra este estado de coisas. È preciso pedir uma reunião com Ricardo Teixeira e exigir dele a confecção de um novo calendário para o futebol brasileiro. Um calendário onde os campeonatos regionais ou o nacional não batam de frente com os compromissos da seleção. Afinal, quem paga os jogadores são os clubes e não é justo que eles sempre roam o osso e a seleção fique sozinha com o filé. Será que uma posição dura como esta é tão difícil de ser tomada, ou, por viverem de empréstimos da CBF os presidentes de clubes tem o rabo preso com a CBF e não se sentem moralmente fortes para brigar por seus direitos?

Curtas da Toque
*A COPA América já começou e o Brasileiro continua à todo vapor. Clubes que cederam jogadores à seleção estão desfalcados e são profundamente prejudicados por ela. Até quando isso vai continuar?

*POR FALAR em Copa América insisto na minha tese de que essa competição deveria ser disputada apenas a cada quatro anos e não de dois em dois como ocorre agora. Vide o exemplo da Eurocopa. Lá o torneio é de quatro em quatro anos e não colide com os interesses dos clubes.

*ENTRE AS seleções que disputam a Copa América 2007 a Argentina é a que me parece ser a grande favorita do torneio. Argentinos levaram seus melhores jogadores até a Venezuela e só não ganham esse título se houver sério acidente de percurso.

*ALÉM disso, os argentinos foram para esta disputa super motivados e empenhados em voltar a ganhar essa Copa. Com Riquelme, Messi, Tevez, Mascherano e outras feras, tem tudo para chegar lá.

*QUANTO ao Brasil não sei até onde ele pode chegar. Tudo vai depender dos ex-jogadores do Santos, casos de Alex, Elano, Diego e Robinho. Se eles conseguirem reviver o futebol que jogaram quando estavam na Vila, nossas chances crescem.

*CASO CONTRÁRIO o time de Dunga pode até cair fora da Copa antes mesmo do seu final. Em especial se o time repetir a falta de aplicação e inspiração demonstrados na última Copa do Mundo.

*TEM GENTE que diz que o Brasil não está com sua força máxima porque não conta com Kaká e Ronaldinho gaúcho. Pois bem. Se é assim, gostaria que vocês me dissessem o que esses dois fizeram na última Copa do Mundo?

*NA VERDADE, nada fizeram. Kaká ainda teve alguns lampejos, mas depois sumiu. Ronaldinho gaúcho nem isso. Se é assim, como é que ainda acham que eles vão fazer muita falta nesta Copa América? Pra mim, não vão fazer falta nenhuma.

*ACHO até que, com eles ou sem eles, nossas possibilidades são as mesmas. Se tivermos que ganhar esse título, vamos ganhar. Caso contrário, mesmo que Kaká e Ronaldinho estivessem no time também poderíamos perder.Eles são bons, mas não são super craques. Pelo menos, em minha opinião.

*A GUERRA Situação x Oposição continua no Corinthians. Alberto Dualib e seus comandados afirmam que conseguiram dinheiro para pagar as dívidas do clube e que Kia Joorabichian não mais pertence à MSI.

*OPOSIÇÃO diz exatamente o contrário. Que Kia continua e não vai investir enquanto Dualib estiver no poder. Durma-se com um barulho desses. Pra dizer a verdade, acho mais é que Dualib não arrumou nenhum dinheiro lá na Europa. E vocês?

*GRANDE como é, acho que já estava na hora do Corinthians passar por profunda reforma administrativa. Que Situacionistas e Oposicionistas se reúnam e convensem como gente grande.

*E QUE saibam criar um projeto que recupere totalmente o clube e o coloque novamente entre os mais bem administrados do País. Caso contrário, o sofrimento da fiel não terá fim. É mudar ou mudar. Não tem meio termo.

*APESAR dessa turbulência, no entanto, até que o time de futebol do Corinthians vai bem. Sua campanha no Brasileirão é bastante satisfatória. Seu elenco tem limitações, mas Paulo César Carpegiani o está dirigindo com competência. Dá para sonhar mais alto.

*QUEM recuperou boa parte de seu futebol foi o São Paulo. Murici mexeu, mexeu e finalmente chegou a uma formação que começa a mostrar qualidade. Ilsinho voltou a jogar bem pela direita. Aloísio e Dagoberto formam uma boa dupla de ataque.

*IMPRESSIONANTE é o sistema defensivo tricolor. Seus zagueiros vivem momento auspicioso. E mais. Surgiu mais uma fera no miolo de zaga. Falo de Breno, excelente zagueiro de área. Fiquem de olho nesse garoto.

*DIRETORIA tricolor mostrou frieza durante o período em que o São Paulo oscilou. Manteve Murici e não aceitou pressões. Deu certo. Murici trabalhou duro e já começa a dar a volta por cima. O que prova que mandar técnico embora por qualquer motivo não é o melhor caminho.

*POR FALAR nisso, defendo a permanência de Caio Junior à frente do elenco do Palmeiras. Ele é sério, conhece futebol e pode atingir seus objetivos de fazer o Verdão a disputar títulos.

*O QUE é preciso, é que a torcida deixe de vaiar seu técnico e que a diretoria lhe dê mais alguns reforços, especialmente, de ataque. O Palmeiras de hoje cria, cria e não marca. Precisa de um matador para colocar a bola pra dentro.

*QUEM me parece no fim de sua brilhante carreira, é Edmundo. Ele só cria caso e não joga nada. Sua produção é nula. Talvez fosse o caso de, quando Valdívia voltar, rescindir seu contrato e dar chance a outro jogador em sua posição.

*SEI QUE alguns palmeirenses não concordam com essa críritca ao Animal. Mas procurem analisar friamente a situação de Edmundo. O que ele tem trazido de bom para o elenco até agora? Será que não é melhor fazer-lhe uma homenagem e dispensá-lo do elenco?

*WANDERLEY Luxemburgo é incoerente. Até outro dia, dizia que seu time, o Santos, tinha um dos melhores elencos do Brasil. Agora, nos bastidores, diz que se a diretoria não contratar bons reforços o Santos não vai decolar.

*ORA, não era o Luxemburgo que dizia que no Santos não existiam reservas e titulares? Onde é que estão os reservas que não conseguem substituir os ausentes do time? Por que o Santos não joga o futebol do Paulistão?

*NA VERDADE, o elenco do Santos, como já dissemos várias vezes, é limitado. Quando jogam todos os titulares, a produção até é boa. Mas quando alguns deles ficam de fora, o time perde toda a sua qualidade.

*ISSO, por exemplo, não é o que ocorre no São Paulo. Murici também não tem contado com vários titulares, mas seu time joga, reage. Uma demonstração de que existem substitutos à altura dos titulares.

*E SE O São Paulo pode montar um bom elenco sem gastar bilhões, por que os seus concorrentes também não podem fazê-lo? Falta de competência de seus dirigentes? É o mais provável.

*RESOLVERAM pagar 200 mil reais por mês para Kleber jogar no Santos. Muito. Um absurdo. Ele até é um bom jogador, mas não para ganhar tudo isso. Se fosse tão bom estaria num club de ponta da Europa e não numa equipe meia boca do México, concordam?

*MERCADO europeu será reaberto nas próximas horas. Nossos clubes que se cuidem ou poderão perder suas principais estrelas. Mas há também a chance de repatriar valores. Quem se habilita?

*MAIS ALGUNS dias e os Jogos Panamericanos começam no Rio de Janeiro. Será uma festa do esporte. Infelizmente, no entanto, algumas das maiores feras das Américas não estarão presentes.

*ALGUNS porque se negaram a disputar essa competição. Outros porque terão pela frente torneios mais importantes. No próprio Brasil, alguns de seus principais atletas não poderão participar. O basquete masculino é o maior exemplo disso.

*O GOVERNO Federal gastou muito mais do que podia nestes Jogos. Foi um absurdo. Verbas que, se aplicada na saúde e educação melhorariam muito a situação caótica destes dois importantes setores. Tudo para tentar provar que o Brasil tem condições de promover um Pan, um Mundial ou uma Olimpíada. Tudo errado.

*UM PAÍS com tantos problemas como o nosso não deveria priorizar competições deste tipo. Deveria primeiro melhorar a vida do nosso povo para depois gastar dinheiro com eventos internacionais. Ou estou errado?

*DE QUALQUER forma, sobrará algo de positivo deste Pan. A cidade do Rio de Janeiro passará a contar com algumas das mais modernas praças esportivas do mundo. Que os Governos (estadual e municipal) daquela cidade saiba aproveitar essa estrutura para desenvolver o esporte local. É o mínimo que eles tem obrigação de fazer.