CBF cria grupo para modernizar categorias de base no Brasil
Equipe terá a missão de desenhar propostas que aprimorem a formação de jogadores e jogadoras em todas as regiões
Planejamento da CBF é garantir sustentabilidade aos clubes formadores e reforçar a integridade do processo de base
Rio de Janeiro, RJ, 12 (AFI) – A CBF oficializou a criação de um grupo de trabalho para discutir e propor avanços nas categorias de base do futebol brasileiro. A iniciativa faz parte do pacote de medidas para modernizar o futebol nacional, após mudanças recentes em calendários, Fair Play Financeiro e profissionalização da arbitragem.
Equipe terá a missão de desenhar propostas que aprimorem a formação de jogadores e jogadoras em todas as regiões, buscando alinhamento com diretrizes internacionais. Entre os focos estão sugestões legislativas e institucionais para proteger atletas, garantir sustentabilidade aos clubes formadores e reforçar a integridade do processo de base.
MAIS DETALHES
Segundo a entidade, o novo grupo vai atuar coletivamente, reunindo representantes da própria CBF, federações estaduais, clubes que disputam competições de base masculina e feminina, especialistas em formação esportiva, educação e consultores técnicos independentes.
“Cuidar da formação de jovens atletas é estratégico para o futuro do nosso esporte. É nos primeiros passos que se moldam talentos e valores. Estamos criando um novo grupo de trabalho dedicado a repensar e a fortalecer a base do futebol no país. Queremos construir um ambiente mais seguro, mais organizado e mais eficiente, capaz de preparar nossas crianças e adolescentes para uma trajetória sólida no esporte e, acima de tudo, para uma vida melhor. Este é mais um passo importante na modernização do futebol brasileiro, um compromisso dessa gestão da CBF.”, explicou Samir Xaud, presidente da CBF.
A primeira etapa será um diagnóstico sobre os formatos das competições e os ciclos formativos das categorias de base. A partir daí, o grupo vai debater a integração entre desenvolvimento esportivo e escolar, além de propor mudanças no calendário, faixas etárias e regulamentos.
PLANEJAMENTO
Outro objetivo do trabalho é definir critérios de infraestrutura e qualificação técnica, visando o acompanhamento constante, a qualidade e a proteção dos atletas, além de impulsionar os clubes formadores. Helder Melillo, diretor executivo da CBF, destacou a importância do tema para aprimorar o processo de formação de jogadores.
“O novo grupo de trabalho das categorias de base também terá como missão proteger e fortalecer os clubes formadores. São eles que estão na ponta do processo, cuidando diariamente dos jovens que podem, um dia, vestir a camisa da Seleção Brasileira. Queremos formar mais jogadores e mantê-los no Brasil por mais tempo. Para isso, precisamos garantir que esses clubes tenham condições reais de desenvolver talentos. Só protegendo os clubes formadores vamos conseguir proteger nossos atletas”
O grupo será presidido por Felipe Diego Barbosa Silva, presidente em exercício da Federação Norte-rio-grandense de Futebol, com relatoria do diretor executivo da CBF. Os interessados em participar podem se candidatar até 23 de fevereiro, sendo a seleção baseada em diversidade regional, experiência em base e representatividade institucional. Após formado, o grupo terá 90 dias para apresentar suas propostas.





































































































































