Com mudanças no calendário em 2026, CBF cria Copa Sul-Sudeste; entenda

Competição interestadual terá clubes de Minas, Rio, RS, PR, SC e São Paulo em 2026

Nova Copa Sul-Sudeste reúne times de Minas, RJ, RS, PR, SC e SP; competição começa em março de 2026

sede

Campinas, SP, 01 (AFI) – A Copa Sul-Sudeste chega como novidade no calendário do futebol brasileiro em 2026. A competição, organizada pela CBF, contará com 12 clubes representando Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Os times do Espírito Santo ficarão de fora e disputarão a Copa Centro-Oeste.

As equipes que estiverem classificadas para a Libertadores ou Copa Sul-Americana não poderão participar do novo torneio interestadual. Cada estado terá dois representantes, definidos a partir dos resultados dos campeonatos estaduais de 2025, além de possíveis campeões de seletivas regionais.

CBF ANUNCIA NOVO CALENDÁRIO DO FUTEBOL BRASILEIRO; VEJA

CALENDÁRIO E PARTICIPAÇÃO DOS CLUBES NA COPA SUL-SUDESTE

Serão seis vagas preenchidas diretamente pelo desempenho nos estaduais e outras seis por critérios que incluem resultados em seletivos. A CBF permitirá que equipes classificadas pelo estadual, mas que não desejam disputar a Copa Sul-Sudeste, possam abrir mão da vaga sem sofrer qualquer punição.

A bola vai rolar de 5 de março até 7 de junho de 2026, numa disputa que promete movimentar o início da temporada nacional.

NOVIDADE! Futebol Interior agora está nos Canais do WhatsApp. Participe agora!

FORMATO DE DISPUTA DA NOVA COMPETIÇÃO DA CBF

Na primeira fase, os 12 clubes serão divididos em dois grupos de seis, enfrentando apenas os times do grupo oposto em turno único. Os dois melhores de cada chave avançam para as semifinais, que serão decididas em jogos de ida e volta, assim como a grande decisão, também em confrontos de ida e volta.

Confira os times que estariam classificados se o campeonato fosse realizado em 2025:

SP – Santos e Red Bull Bragantino

RJ – Nova Iguaçu e Boavista 

MG – América e Tombense

RS – Juventude e Caxias

PR – Athletico e Maringá

SC – Criciúma e Brusque 

Confira também: