Caxias 1 x 1 Grêmio Barueri - Quem mandou dormir no final?

Gols no fim impede gaúchos de garantirem o segundo jogo do mata-mata em casa e deu sobrevida aos paulistas

Com um gol do atacante Andrezinho, aos 43 minutos do segundo tempo, o Grêmio Barueri arrancou um empate, por 1 a 1, contra os gaúchos, na noite deste sábado, no Estádio Centenário, em Caxias do Sul, pela penúltima rodada.

0002048114009 img

Caxias do Sul, RS, 05 (AFI) – O Caxias desperdiçou uma grande oportunidade de garantir a vantagem de decidir as quartas-de-final em casa. Com um gol do atacante Andrezinho, aos 43 minutos do segundo tempo, o Grêmio Barueri arrancou um empate, por 1 a 1, contra os gaúchos, na noite deste sábado, no Estádio Centenário, em Caxias do Sul, pela penúltima rodada.

Como já entrou em campo classificado pelo empate do Betim contra o Madureira, por 1 a 1, à tarde, o time grená tinha como principal objetivo garantir um dos dois primeiros lugares. E até os 42 minutos tudo se encaminhava para isso. O gol de Andrezinho, porém, deixou o clube com 29 pontos, na vice-liderança, podendo ser ultrapassado pelo Mogi Mirim, que tem 27. Nas quartas, os dois primeiros de cada grupo farão o segundo jogo do mata-mata em casa.

Por outro lado, o empate deu um fôlego extra aos paulistas, que estariam virtualmente rebaixados com a derrota. Se perdesse, o time teria de torcer por derrotas de Duque de Caxias e Crac, vencer seu jogo e ainda tirar uma diferença de dez gols no saldo para os goianos. Agora, a Abelha está na lanterna, com 14 pontos, contra 16 dos concorrentes.

No próximo sábado, às 19 horas, o Caxias terá de vencer o Duque de Caxias, no Estádio Marrentão, na Baixada Fluminense, caso queira se garantir em segundo depender de derrota do Mogi para o Betim, no interior mineiro. Já o Barueri recebe o Madureira, no mesmo dia e horário.

0002048114009 imgFoto: Rafael Tomé

Gaúchos no ataque
Mesmo já classificado, o Caxias não quis saber de se poupar. Disposto a garantir a partida de volta do mata-mata em casa, o time grená partiu para o ataque no início. E logo aos cinco minutos quase marcou. O atacante Zambi cruzou da esquerda e o meia Wallacer finalizou para defesa do goleiro Márcio com os pés. No rebote, o próprio Wallacer cruzou de novo e o atacante Trípodi cabeceou por cima do gol.

O Caxias continuou buscando o ataque, sobretudo com o rápido Zambi, mas seguiu falhando nas conclusões. Aos dez minutos, os donos da casa voltaram a exigir trabalho de Márcio. Zambi ficou no “mano a mano” com a zaga, passou pelo marcou e soltou uma bomba. O goleiro conseguiu espalmar para fora da área.

Aos poucos, porém, o Barueri começouna se acertar em campo e o time gaúcho diminuiu seu ritmo. Com isso, o jogo ficou mais equilibrado. Os paulistas até conseguiram assustar, aos 27 minutos, quando o meia Harison recebeu no meio e finalizou com perigo pela linha de fundo.

Empurrado por sua torcida, que não parou de cantar um minuto sequer, a equipe mandante tentou esboçar uma pressão no fim. E mais uma vez Zambi desperdiçou boa chance aos 39 minutos. Após rebote da zaga, o lateral Felipe Correia mandou na área e o atacante chutou em cima do goleiro.

0002048114011 imgFoto: Rafael Tomé

Castigo no final
Na segunda etapa, o Caxias voltou com uma postura ainda mais incisiva e pressionou desde os primeiros minutos. Pior para Márcio, que teve muito trabalho. Aos cinco minutos, o volante Alisson recebeu na área e chutou para grande defesa do goleiro. Aos nove, o meia Cacá finalizou cruzado e o camisa 1 operou um milagre, ao mandar para escanteio.

O time grená continuou pressionando pelos minutos seguintes, mas demorou a conseguir chegar ao gol. Isso só aconteceu aos 30 minutos e em cobrança de pênalti. O zagueiro Jean foi derrubado na área e, na cobrança da penalidade, Zambi bateu rasteiro, no canto direito do goleiro.

Depois de marcar o gol, o Caxias tratou de tentar segurar a vitória e zerar os cartões amarelos de quem estava pendurado. Dener, Zambi, Tiago, Jean e Douglas forçaram o cartão e não correrão o risco de serem suspensos no mata-mata – vale lembrar que os cartões são zerados, mas quem for suspenso na próxima rodada terá de cumprir na próxima fase.

O desleixo acabou resultando no gol dos paulistas. Aos 43, o atacante Andrezinho recebeu na área e bateu no canto esquerdo do goleiro.