Catimba escancarada do Boca foi castigada com derrota; River comemora título

Vitória por 3 a 1 foi conquistada na prorrogação

Catimba escancarada do Boca foi castigada com derrota; River comemora título

Bem feito, bem feito e bem feito! Quando o goleiro Andrada, do Boca Juniors, começou a simular contusão vergonhosamente, em finalização do River Plate que sequer exigiu defesa dele, quem espera transparência e sinceridade no futebol de certo ficou esperando que o castigo viesse a cavalo. E veio. O River virou o placar, venceu e sagrou-se campeão da Libertadores 2018.

Foi um jogo dramático e emocionante na tarde-noite – horário de Brasília – deste domingo, no Estádio Santiago Bernabéu, em Madri, capital espanhola, com definição apenas na prorrogação, principalmente após a expulsão do volante Barrios, do Boca Juniors, no primeiro minuto.

Vitória incontestável do River, que o tempo todo propôs o jogo e foi surpreendido com gol do atacante Benedetto, do Boca, no final do primeiro tempo.

JOGO VERTICAL

O empate do River com gol do centroavante Pratto foi clara amostragem de um time que pratica jogo vertical, sentido ao gol adversário.

Vê-se claramente que os jogadores do River são treinados para toques de primeira na bola, fazerem o peão para protegê-la, já ajeitando a devolução pra quem iniciou a jogada.

Isso raramente é visto no futebol brasileiro, assim como o hábito de se passar a bola pra jogador marcado, que habilmente vai ao encontro da bola ou sabe protegê-la diante da marcação adversária no cangote.

Outra coisa treinada e tremendamente perigosa no River é zagueiro recuar a bola ao goleiro com a parte de trás da cabeça, mesmo acossado por adversário.

Neste tipo de lance tem que haver perfeita sintonia com o goleiro, que precisa de alto nível de concentração para não ser surpreendido.

QUINTERO E PITY MARTÍNEZ

Segundo gol do River, do meia Quintero, foi uma pintura.

Aí, quando bateu o desespero no Boca, seu afoito goleiro Andrada – o mesmo da farsa de contusão no joelho – abandonou a sua meta na tentativa de cabeceio na área adversária.

Disso se aproveitou o River para consolidar a vitória através de Pity Martínez, no contra-ataque, no último minuto da prorrogação.