CATARINENSE: Rodada dupla abre edição de 2026 com Chapecoense em campo
Rodada dupla a partir das 19h, entre Chapecoense x Brusque marca o início da competição, que ainda tem Santa Catarina x Camboriú
O Campeonato Catarinense começa nessa terça-feira com rodada dupla a partir das 19h. A competição já conta com as mudanças de calendário da CBF para 2026
Joinville, SC, 05 (AFI) – Ele está de volta! A partir desta terça-feira (06), às 19h, o Campeonato Catarinense 2026 terá o seu início com o jogo de abertura entre Chapecoense e Brusque, às 19h, na Arena Condá. E não para por aí, pois logo ás 20h, Santa Catarina e Camboriú, entram em campo no Alfredo Krieck.
Na última edição, a Chape ficou com o vice-campeonato ao perder a final para o Avaí. Já o Brusque, caiu nas quartas de final, enquanto o Santa Catarina ficou no quase e parou na semifinal, diferente do Camboriú, que foi eliminado ainda na primeira fase.
A competição tem a cobertura completa do Portal FUTEBOL INTERIOR, que acompanha os jogos online no Placar ao Vivo e depois apresenta todos os comentários e noticiário completo.
NOVIDADE! Futebol Interior agora está nos Canais do WhatsApp. Participe agora!
O RESTANTE DA RODADA
Os demais jogos da primeira rodada seguirão acontecendo na quarta-feira (07), com Marcílio Dias x Criciúma, no Gigantão das Avenidas, ás 19h; Joinville x Figueirense, na Arena Joinville, às 20h; Avaí x Barra, na Ressacada, às 21h30 e para encerrar a rodada, na quarta-feira (08), Carlos Renaux x Concórdia, no Gigantão das Avenidas, às 19h.
NOVO FORMATO
A competição chega com um formato cheio de novidades, que prometem deixar o campeonato ainda mais emocionante, já que com a redução de datas nos estaduais impostas pela CBF , cada confronto é ainda mais importante e decisivo.
Em 2026, os 12 times foram definidos em dois grupos com seis times em cada um. Na primeira fase, os times do grupo A enfrentam todos do grupo B, totalizando seis confrontos, com isso, os quatro melhores classificados de cada grupo avançam para as quartas de final.
A partir daí, o 1º colocado enfrenta o 4º, enquanto o 2º mede forças com o 3º, tudo dentro dentro da mesmo grupo, em jogos de ida e volta. O mesmo formato será mantido nas semifinais e na grande final, ambas com dois jogos.
Na briga pela degola também haverão mudanças: três clubes serão rebaixados em 2026, já que a Federação pretende reduzir o número de participantes para 10 equipes a partir de 2027. Enquanto que na Série B estadual, apenas o campeão garantirá acesso à elite.
Já os dois últimos colocados de cada grupo disputarão o chamado “quadrangular da morte”, em turno e returno, totalizando mais seis rodadas. Somente o primeiro colocado dessa mini-disputa assegura permanência na primeira divisão. Como diferencial, o melhor quinto colocado da primeira fase entrará no quadrangular com um ponto de vantagem.
CAMINHO PARA COPA DO BRASIL
E a última mudança é a criação da Taça Acesc 70 Anos, uma competição paralela que oferece uma possibilidade alternativa para chegar até a Copa do Brasil de 2027. Os quatro clubes eliminados nas quartas de final (dois de cada grupo) disputarão um novo mata-mata, do qual sairão somente dois vivos, que enfrentarão os perdedores das semifinais do Estadual. Os vencedores avançam para uma final em jogo único, valendo a vaga no grande torneio nacional.
Lista dos maiores campeões catarinenses:
- 19 títulos – Avaí
- 18 títulos – Figueirense
- 12 títulos- Criciúma e Joinville
- 7 títulos – Chapecoense
- 5 títulos – América e Metropol
- 4 títulos – Caxias
- 2 títulos – Brusque, Carlos Renaux, Hercílio Luz, Olímpico e Ypiranga
- 1 título- Atlético Catarinense, CIP, Externato, Ferroviário, Inter de Lages, Lauro Müller, Operário, Paula Ramos, Perdigão, Marcílio Dias
Confira todos os jogos da 1ª rodada:































































































































