Catarinense: Júnior Chávare realiza grande trabalho na base do Tubarão

Precursor no cargo de diretor das categorias de base, Chávare é reconhecido no meio

Precursor no cargo de diretor das categorias de base, Chávare é reconhecido no meio

0002050364748 img

Tubarão, 22 (AFI) – Organização, qualidade e revelação de talentos. O Tubarão é referência nos quesitos anteriores no cenário do futebol brasileiro. Mas, se hoje ostenta esses adjetivos, muito deve-se ao trabalho de Júnior Chávare nas categorias de base do clube.

Precursor no cargo de diretor das categorias de base, Chávare é responsável pelo Departamento de Formação do Tubarão e afirma que é possível conquistar e revelar na mesma proporção.

“A questão do trabalho na categoria de base é muito emblemática, e muitas vezes se cai na teoria do que nasceu primeiro: o ovo ou a galinha?, entre o conceito de revelar ou ganhar títulos. Na minha concepção, a categoria de base é feita para revelar jogadores. Isso é prioridade e deve ser o foco fundamental”, aifrmou.

“Obviamente, as demais circunstâncias, bem desenvolvidas, vão propiciar que as conquistas passem a vir com a qualidade na revelação dos atletas – declarou o diretor”, completou.

Diante de toda essa experiência, Júnior Chávare acredita ser possível juntar os dois quesitos: revelar e ser campeão, mas faz algumas ressalvas importantes.

0002050364748 img

“Quando você consegue fazer com que a qualidade na revelação dos atletas atinja um patamar adequado, naturalmente as conquistas passarão a acontecer. Porém, elas têm que ser secundárias em consideração à questão da revelação. Um exemplo prático: você pode estar numa fase final de campeonato, em que você tem que manter o processo de subir alguns titulares da base para compor uma equipe principal, muitas vezes no banco de reservas, e isso acontecerá em detrimento da final que você vai jogar. Assim que funciona, a base é uma ferramenta para a equipe principal”, – explicou.