Catarinense: Geninho defende formação do Avaí com três zagueiros

O Avaí agora se prepara para enfrentar o Joinville no próximo domingo, às 17 horas, pela 11ª rodada

Geninho foi bombardeado com perguntas sobre a formação com três zagueiros na vitória por 1 a 0 contra a Chapecoense

0002050372253 img

Florianópolis, SC, 28 (AFI) – Geninho foi bombardeado com perguntas sobre a formação com três zagueiros na vitória por 1 a 0 contra a Chapecoense. O Avaí entrou com o 3-5-2, esquema que fez sucesso na Série B do Campeonato Brasileiro, mas que ainda não havia aparecido neste ano. Mas o experiente treinador defendeu a tática das criticas sobre um time ‘mais defensivo’ e reconheceu que a mudança foi uma forma de tentar surpreender Claudinei Oliveira.

“Foi para apresentar algo diferente do que o treinador adversário poderia esperar. Ele conhece bem o grupo, conhece a característica, achei que deveria apresentar algo diferente. E ao mesmo tempo testar algo diferente. Todos sabem que gosto do 3-5-2. As minhas maiores conquistas foram assim. No Paraná, em 2000 fui campeão da Série B, ganhei o Brasileiro em 2001. Sentei com o Felipão antes da Copa 2002 e falei sobre o 3-5-2, trocamos ideia sobre o esquema. No Goiás, chegamos em terceiro lugar no Brasileiro”.

A vitória no clássico contra a Chapecoense comprovou a grande fase do Avaí, que assumiu a liderança do Campeonato Catarinense de forma provisória, com 20 pontos – o Figueirense tem um jogo a menos e 19 pontos. Geninho ainda aproveitou a entrevista coletiva para defender o esquema com três zagueiros e comparou com a formação usada por Jorge Sampaoli, técnico argentino do Santos que vem recebendo elogios da imprensa:

Geninho defende formação do Avaí com três zagueiros no Catarinense

Geninho defende formação do Avaí com três zagueiros no Catarinense

“O Sampaoli está usando, sendo elogiado. Se ele está sendo elogiado, porque eu não posso usar? E eu uso tem mais de 20 anos, eles estão usando agora. Quando é bem encaixadinho, ele fica ofensivo. Fizemos um treino de 30 minutos, não dava para exigir muito de ninguém. Achei que tinha que fazer algo para surpreender. Para tirar da zona de conforto que ele (Claudinei) poderia vir por conhecer o grupo. Sabia que era arriscado, ousado. Mas o que eles apresentaram no treinamento me deu confiança de colocar”.

O Avaí agora se prepara para enfrentar o Joinville no próximo domingo, às 17 horas, pela 11ª rodada do Campeonato Catarinense. Geninho não confirmou que vá manter a escalação com três zagueiros, mas é provável que ele entre com um time misto, já que tem compromisso contra o Brasil de Pelotas na quinta-feira pós-carnaval pela segunda fase da Copa do Brasil.