Catarinense: Figueirense destaca história da maior torcida feminina de Santa Catarina
Clube destaca a "Torcida Elas Alvinegras" que é conhecida por sua irreverência e respeito a equipe
Elas estão presentes em todos os jogos, cantando, vibrando, chorando, gritando e acompanhando o Furacão em cada partida. Na véspera do Dia Internacional da Mulher, o Figueirense destaca a história da maior torcida feminina de Santa Catarina.
Florianópolis, SC, 07 (AFI) – Elas estão presentes em todos os jogos, cantando, vibrando, chorando, gritando e acompanhando o Furacão em cada partida. Na véspera do Dia Internacional da Mulher, o Figueirense destaca a história da maior torcida feminina de Santa Catarina: a Torcida Elas Alvinegras.
Sua primeira aparição no Estádio Orlando Scarpelli foi em um jogo com o Cruzeiro em setembro de 2008, com mais de 100 mulheres unidas por um só objetivo: levar o colorido especial do amor, respeito, carinho e paz com a presença da mulher alvinegra no estádio.
“Nosso intuito é mostrar a presença da mulher alvinegra, não necessariamente em grupo, como fazem tradicionalmente as demais torcidas. Para fazer parte é só vestir a camisa rosa da torcida Elas e levar o apoio ao nosso time do coração no estádio”, explica a fundadora e presidente da Torcida Elas, Rosângela da Silva.

Conhecida por sua irreverência, a Torcida Elas conquistou seu espaço e ganhou o coração até das vovós que não saiam de casa para assistir futebol pensando que estádio não era lugar de mulher. Mesmo com o olhar desconfiado dos homens, elas acreditavam que a mulher tinha o poder de trazer respeito e alegria para os jogos.
“Os homens ficavam nervosos quando as coisas não aconteciam positivamente. Mesmo assim, decidimos comparecer porque sabíamos que nossa presença equilibraria os sentimentos e transmitiria a paz e o carinho necessários aos jogadores para alcançar as vitórias. Depois de um tempo passamos a ser vistas como forma de apoio ao time”, afirma.
Com muita garra, trabalho e dedicação, o grupo invadiu o espaço das torcidas organizadas e tornou-se a primeira torcida feminina patenteada e licenciada do Brasil, sendo representante legal do Figueirense nos campeonatos.
“Nossa marca virou grife! Aonde vamos, estamos caracterizadas. Temos bonés, camisetas, bolsas, chinelo de dormir à venda e essa é uma forma de manter a equipe viva. Para se ter uma ideia, desde o início de nossa história já comercializamos mais de 5 mil camisetas”, ressalta a presidente.
Desde sua fundação, a equipe faz barulho na cidade. Está presente em projetos sociais como Criança Alvinegra Feliz, Outubro Rosa, visitas aos hospitais e organiza ações diferentes em cada partida e junto à comunidade em datas comemorativas.
“Nossa torcida sempre tem lugar pra mais uma. Não importa qual idade você tenha. A torcida Elas tem meninas de 1 a 80 anos de idade. Por isso, venha torcer conosco e fazer nossa equipe brilhar ainda mais no estádio”, enfatiza Rosângela. Para participar da torcida, basta ser mulher e adquirir a camiseta nas lojas Figueira Store e estar presente nos jogos.





































































































































