CATARINENSE: Em alta, Santa Catarina promete pegar fogo
Estadual começa com três times na elite do Campeonato Brasileiro
Florianópolis, SC, 23 (AFI) – O estado de Santa Catarina está em extase. Com três times na elite do Campeonato Brasileiro, o Campeonato Catarinense promete ser um dos mais equilibrados e emocionantes do Brasil. Prestiagiado, o estadual começa neste sábado com atrações dentro e fora de campo e formato para lá de estranho, com duas fases complemante distintas.

O formato da competição é pouco usual. Na primeira fase, os dez times se enfrentam em turno único. Os quatro primeiros avançam para o quadrangular final, no qual sairão os dois finalistas após turno e returno. Os outros seis times que não seguir na busca pelo título jogam entre todos, em turno único, para definir quem serão os rebaixados. Os dois últimos caem.
Entre as novidades deste ano estão Marcílio Dias e Brusque, campeão e vice da Divisão Especial no ano passado. O segundo faz o jogo de abertura do torneio contra o Figueirense, neste sábado, às 17 horas, no Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis, sonhando em fazer a zebra galopar logo no começo da competição.
O Brusque tem orçamento limitado e aposta na experência do técnico Pingo, ex-volante de Flamengo, Cruzeiro, Grêmio, Botafogo, entre outros, para se manter na elite. O técnico conhece bem o futebol catarinense, pois conseguiu acesso em diversos clubes. Dentro de campo, o time conseguiu manter o artilheiro Eydison. Em contraponto, o Figueirense surge como um dos principais candidatos ao título. Além de manter Vinícius Eutrópio como treinador, o Figueira acertou a chegada de nomes como Lúcio Maranhão, Marcos Assunção e Ciro.

Ainda no sábado, a sensação da última temporada, Chapecoense, faz sua estreia contra o Juventus, em Jaraguá do Sul. Após 2013 histórico, a Chape manteve a filosofia de gastar pouco e manter os pés no chão. A equipe de Gilmar Dal Pozzo (foto), que foi assediado pelo Grêmio, contratou pouco e perdeu poucos jogadores. Entre os reforços estão Bergson, Pirão e William Arão, ex-Corinthians. Já o Juventus mudou tudo para 2014. A principal aposta é no novo treinador: o ex-zagueiro Milton do Ó, que tem passagem pelo Paraná.
Campeão em campo
No domingo serão três jogos com destaque para o Criciúma, atual campeão. Após penar para se manter na elite do Campeonato Brasileiro, o Tigre teve que se refazer após perder seus principais jogadores – Lins, Wellington Paulista e Sueliton. Os dirigentes tiveram que se movimentar e acertaram a chegada de Paulo Baier, Lulinha e Ricardo Drubscky como treinador. Mesmo assim, o clube segue credenciado como um dos favoritos ao acesso. A equipe estreia no clássico contra o Joinville, ás 17 horas.
O JEC também mudou bastante do ano passado para cá. Sem o acesso na Série B do Brasileiro, o time apostou na reestruturação interna com a chegada de César Sampaio e do técnico Sergio Ramirez, ainda na última temporada. Com isto, o Joinville contratou pouco e trouxe apenas Bruno Aguiar e Wellington Saci como principais destaques.

Outro time em reconstrução após péssimo ano é o Avaí. De presidente novo, o Leão estreia contra o Atlético Ibirama, fora de casa. Sob desconfiança, o time conseguiu manter Marquinhos, Cléber Santana e Eduardo Costa, dando uma segurada nos protestos da torcida, mas a perda de Sidney Moraes para a Ponte Preta causou revolta. Sendo assim, Emerson Nunes, ex-zagueiro do clube e ídolo, terá a indigesta missão. Pelo lados de Ibirama, o time foi um dos primeiros a começar a treinar e promete dar trabalho.
Atual campeão da divisão de acesso, o Marcílio Dias recebe o Metropolitano, no duelo dos times que prometem ser as surpresas do interior. O donos da casa prometem fazer barulho pelo alto investimento, pois acertaram com nomes como Márcio Careca, Bruno Octávio, Harison e Schewenck, entre outros. No banco está o badalado Guilherme Macuglia (foto). O Metro também não poupou nos investimento. Atual vice-campeão da Copa Santa Catarina, a equipe tem como principal estrela o veterano atacante Reinaldo, ex-Botafogo e São Paulo.





































































































































