Caso Barra-SC: FCF manterá resultado de jogo marcado por gol anulado após o apito final

O Barra venceu o Caravaggio no campo por 1 a 0, mas após o apito final, foi surpreendido ao descobrir que o árbitro Bráulio da Silva Machado anulou o gol que garantiria o clube no mata-mata do estadual

Barra
Foto: Tiago Winter/Barra

Florianópolis, SC, 24 (AFI) – Um caso bizarro atraiu a atenção do futebol brasileiro para o Campeonato Catarinense neste domingo. O Barra venceu o Caravaggio no campo por 1 a 0, mas após o apito final, foi surpreendido ao descobrir que o árbitro Bráulio da Silva Machado anulou o gol que garantiria o clube no mata-mata do estadual e na Copa do Brasil de 2026.

Para tentar explicar a situação, a Federação Catarinense de Futebol (FCF) concedeu uma entrevista coletiva nesta segunda-feira, com a participação do diretor do Departamento de Arbitragem, Kleber Lúcio Gil.

Segundo o diretor, a entidade responsável pela competição irá manter o resultado registrado pelo árbitro na súmula, confirmando o empate por 0 a 0 entre Caravaggio e Barra.

Porém, sentindo-se prejudicado pelo ocorrido, na manhã desta segunda, o Barra emitiu uma nota oficial afirmando que entrará com uma ação no Tribunal de Justiça Desportiva de Santa Catarina (TJD-SC) pedindo a impugnação da partida.

De acordo com o presidente do TJD-SC, Afonso Buerger Filho, o Tribunal ainda não recebeu nada do Pescador, porém, assim que chegar a ação, a mesma será a prioridade da instituição.


NOVIDADE! Futebol Interior agora está nos Canais do WhatsApp. Participe agora!


Veja a nota oficial do Barra na íntegra:

O Barra Futebol Clube vem por meio desta nota informativa comunicar que entrará ainda hoje com o pedido de impugnação de partida na Justiça Desportiva de Santa Catarina, em razão dos fatos relativos à partida entre Caravaggio e Barra, válida pela 11ª rodada do Campeonato Catarinense de Futebol, ocorrida em 22.02.2025.

A diretora jurídica do Clube, Dra. Keila Pereira, confirma que será protocolada hoje a medida jurídica cabível e informa que para representar o Clube perante os Tribunais Desportivos, contratou um corpo de advogados formado pelo Dr. Michel Asseff e a equipe de seu escritório, bem como pelos Drs. Eduardo Luz e Dr. Luciano Ramos de Fávere.

O Barra Futebol Clube agradece o apoio dos torcedores e parceiros, e se compromete a manter todos informados sobre o andamento do processo.

image 476
Foto: Divulgação/BFC

ENTENDA O CASO

Pela última rodada da primeira fase do Campeonato Catarinense Caravaggio e Barra se enfrentaram em Nova Veneza. No último lance do jogo, Natan marcou um gol de cabeça, abrindo o placar, resultado este que classificaria o Pescador para o mata-mata, e para a Copa do Brasil de 2026.

O gol foi validado pelo árbitro Bráulio da Silva Machado, que apitou o fim do jogo. Porém, logo após o término da partida, o mesmo sinalizou a anulação do tento, sem explicar o motivo, causando uma revolta generalizada.

Na súmula do duelo, o chefe da equipe de arbitragem não mencionou o gol anulado, apenas explicou a expulsão do técnico Eduardo Souza, comandante do Barra “por invadir o campo de jogo indo em direção a equipe de arbitragem e reclamando de forma persistente e acintosa contra as decisões da mesma. Tal atitude incitou os demais jogadores, suplentes e dirigentes a invadir o campo e reclamar provocando um tumulto. Foi necessário a intervenção do policiamento para conter a atitude dos invasores”.

Veja o vídeo do gol marcado pelo Barra e anulado após o apito final:

Confira também: