Carioca: Audax só pensa na vitória para fugir do Grupo X

Duque de Caxias, Audax Rio e Resende podem terminar empatados na última rodada

No topo da tabela, Flamengo (Campeão), Fluminense e Vasco já se classificaram, enquanto Cabofriense e Boavista disputam a última vaga nas semifinais. Já na parte inferior da tabela, 3 equipes lutam para fugir do rebaixamento: Duque de Caxias, Audax.

Rio de Janeiro, RJ, 19 (AFI) – No próximo domingo o Campeonato Carioca Guaraviton 2014 – Taça Guanabara chegará à sua última rodada com a briga pela última vaga na semifinal e, também, pelas duas vagas do rebaixamento. No topo da tabela, Flamengo (Campeão), Fluminense e Vasco já se classificaram, enquanto Cabofriense e Boavista disputam a última vaga nas semifinais. Já na parte inferior da tabela, 3 equipes lutam para fugir do rebaixamento: Duque de Caxias, Audax Rio e Resende.

O que muitos ainda não sabem é que em caso de empate na pontuação das equipes que brigam contra o rebaixamento, o regulamento prevê o chamado “Grupo X” para decidir a vaga, conforme explicado abaixo:

VIII – DO DESCENSO E DO ACESSO

Art. 15° – Duas associações serão rebaixadas para a Série B de Profissionais do ano seguinte, observadas as seguintes situações:

I – No caso de somente duas associações terminarem o campeonato na última colocação com o mesmo número de pontos ganhos, ambas serão submetidas ao descenso;

II- No caso de mais de duas associações terminarem o campeonato na última colocação com o mesmo número de pontos, essas associações formarão o grupo X, jogando entre si em sistema de turno e returno;

III – No caso somente uma associação terminar em última colocação e somente uma terminar na penúltima colocação, ambas serão submetidas ao descenso;

IV – No caso de somente uma associação terminar o campeonato na última colocação e duas associações terminarem em penúltimo lugar, será submetida ao descenso a colocada em último lugar, devendo as duas outras jogar entre si duas partidas extras, em campo neutro, em sistema de ida e volta, submetendo-se ao descenso a que obtiver menor número de pontos ganhos ao final da segunda partida. Persistindo o empate em pontos ganhos a disputa dar-se-á pela cobrança de tiros livres da marca do penalty, de acordo com as regras da IFAB;

V – No caso de uma única associação terminar em último lugar e mais de duas terminarem com o mesmo número de pontos ganhos na penúltima colocação, será submetida ao descenso a associação classificada em último lugar, devendo as demais formar o grupo X para jogar entre si em sistema de turno e returno.

Portanto, para evitar o Grupo X, o Audax precisa vencer sua partida e torcer para que o Resende não vença sua partida, com isso, o Audax Rio chegaria aos 14 pontos e se manterá na elite carioca. A vitória diante da Cabofriense no último domingo trouxe confiança ao grupo, mas todos se mantém focados e sabem que a próxima partida será decisiva.