CAPIXABA: Rio Branco vence Rio Branco VN nos pênaltis e conquista o 38º título

O Rio Branco perdeu para o Rio Branco VN, por 1 a 0, mas venceu nos pênaltis por 3 a 2

Capa Preta fatura seu 38º título Capixaba e voltou a ser campeão depois de cinco anos.

Rio Branco fatura o Capixaba
Rio Branco fatura o Capixaba (Foto: Laila Pecorari/Rio Branco)

Vitória, ES, 13 (AFI) – E deu alvinegro no Campeonato Estadual do Espírito Santo ! O Rio Branco Atlético Clube, da capital Vitória, conquistou seu 38º título capixaba da história ao vencer de forma dramática, por 3 a 2, nas cobranças de pênalti, o Rio Branco Futebol Clube, da cidade de Venda Nova do Imigrante no Estádio Kleber Andrade, em Cariacica, na Grande Vitória. No primeiro jogo, realizado semana passada no mesmo local, o Capa Preta  venceu o Brancão Polenteiro por 2 a 1 e um empate nesta tarde de sábado lhe daria o título.

Por conta disso foi um jogo muito disputado com o time de Venda Nova se arriscando mais para buscar o gol. E marcando no final do primeiro tempo com Pepeu num belo gol, provocando os penais. E numa série com vários erros nas  cobranças, deu o time alvinegro, que venceu por 3 a 2 faturando mais um título estadual.

O último título do Rio Branco AC tinha sido conquistado em 2015 diante da Desportiva Ferroviária. O time de Venda Nova do Imigrante tentava o bicampeonato – foi campeão em 2020 contra o mesmo Rio Branco FC.  O Capa Preta já tinha assegurado vaga na Copa do Brasil 2025 e agora vai jogar o Brasileiro da  Série D do ano que vem.

Brancão na frente, 1 a 0

Precisando ganhar, o Rio Branco  de Venda Nova saiu para buscar a vitória, mas o jogo foi lá e cá. Aos dois minutos, o goleiro Pedro Freitas trabalhou  numa cabeçada; antes dos dez, Pepeu e Marcus Vinícius responderam para o Brancão Polenteiro. O jogo ficou aberto: Carlos Vitor aos 22 e Pepeu aos 29 minutos tiveram boas chances; aos 32 minutos Bersan quase marcou para o time de Venda Nova.

O Capa chegou novamente com perigo com João Paulo numa falta aos 37 minutos, mas Pedro Freitas defendeu e Bersan emendou e achou trave de Neguete. E no final do primeiro tempo o Brancão Polenteiro de Venda Nova fez seu gol. Aos 47 minutos, Pepeu avançou para a área alvinegra e emendou forte, sem chances para Neguete, 1 a 0 para o time de Venda Nova.

Capa Preta ataca e RB de Venda Nova se segura

No segundo tempo o Rio Branco saiu mais para o jogo, com o intuito de buscar o  empate, mas abriu espaço para o contra-golpe do time de Venda Nova num jogo de muitas  faltas nos primeiros 20 minutos. Aos 13, Neguete defendeu um bom chute de Bersan. Aos 20 minutos, Matheus Costa desperdiçou boa chance testando sem direção. E aos 44 e 45 minutos, Klauber e Ronaldy tiveram outras boas oportunidades e não aproveitaram. Fim de jogo, 1 a 0 para o Rio Branco de Venda Nova. Com isso e a decisão do título capixaba foi para os penais .

Rio Branco AC campeão nos penais


Em uma série onde 50% dos penais foram desperdiçados, o Rio Branco Atlético Clube foi mais feliz e levou o título capixaba de 2024. Marcaram para o Capa Preta: Dieguinho, Augusto e Edinho, erraram, Aloísio e Maranhão. O Brancão Polenteiro de Venda Nova do Imigrante marcou com Roberto Júnior e Arthur, mas erraram, Juan Silva, Gabriel e Dodô, 3 a 2 e o título ficando com o Rio Branco, da capital.

FICHA TÉCNICA

Pênaltis

3 2
Rio Branco-ES
Rio Branco-ES
0 1
Rio Branco VN-ES
Rio Branco VN-ES
Fase Fase:
Final
Fase Rodada:
2ª rodada
Fase Data:
13/04/2024
Fase Horário:
17:00
Fase Árbitro:
Dyorgines José Padovani de Andrade
Fase Assistentes:
Douglas Pagung e Guthieri Javarini Rodrigues
Fase VAR:
Davi de Oliveira Lacerda
Fase Cartões Amarelos:
Rio Branco: Mariano
Rio Branco VN: Roberto Junior, Canário e Marcus Vinicius
Fase GOLS:
Rio Branco VN: Pepeu 47’/2T
Fase Estádio:
Kleber Andrade
Fase Local:
Cariacia (ES)