CAPIXABA: Parecendo torneio de veteranos, Estadual começa nesta sexta

Com nove times, Desportiva entra como grande favorita ao bicampeonato

Vitória, ES. 16 (AFI) – O Campeonato Capixaba começa nesta sexta-feira sem muita empolgação. Apesar do Estado do Espírito Santo revelar bastantes jogadores, a realidade do certame estadual é diferente. Com times fracos e com estádios quase sempre vazios, o Capixaba é tão limitado que a simples contratação do ex-jogador, que insiste em continuar jogando, Adriano Gabiru, campeão do mundo com o Inter-RS, pelo Conilon, é grande atração do torneio que terá nove times na primeira divisão.

E, o Conilon faz a abertura do estadual contra o atual campeão, a Desportiva, time mais tradicional do Espírito Santo, que chegou a estar na segunda divisão do futebol nacional. Mas, de muito tempo que o futebol capixaba não tem representante nas três principais divisões do campeonato brasileiro. Além de Gabiru, o veteraníssimo lateral Luizinho Neto, de 39 anos, que jogou no São Paulo e Atlético Mineiro, é outra contratação do Conilon que iria encerrar suas atividades, mas com uma parceria com um grupo de empresários de São Paulo, entrou no campeonato tendo como treinador Diego Parma.

Desportiva é favorita?
A Desportiva vem com o treinador Eleomar Pereira, ex-zagueiro do clube, que entrou no lugar de Marcos Nunes, que fez a preparação da equipe. O time grená quer continuar sendo o principal clube do Espírito Santo. Com a base do time de 2013, quer chegar a vaga na Série D. Na temporada passada, Paulo Marcos foi o treinador da Tiva, mas neste ano, ele estará no comando do Castelo.

O ex-lateral do Guarani de 1982, Rubens Santos, é o treinador do Real Noroeste, que fará o jogo de sábado contra o São Matheus, comandado por Vevé, bastante conhecido no Estado onde tem feito bons trabalhos.

Na segunda-feira…
A rodada será fechada na segunda-feira, com Estrela x Linhares. O Linhares continua tendo o interminável goleiro Hiran, de 43 anos e que jogou no Guarani, Atlético Mineiro, Ponte Preta e Inter-RS. Roni Eller é o treinador do time. Já o Estrela investiu no treinador Wagner Oliveira, ex-atacante do Guarani em 1996 e que vem fazendo bons trabalhos no interior mineiro.

Time desistente!
Nesta primeira rodada, o Castelo estará folgando, já que o Aracruz, atual vice-campeão, em razão de problemas financeiros e falta de apoio da Federação Capixaba, desistiu de disputar o torneio estadual. O Castelo terá um treinador conhecido. Paulo Marcos que nos anos 1980/90 foi zagueiro de destaque em times como Inter-RS, Goytacaz-RJ, Operário-MS, XV de Piracicaba e União Barbarense, será o comandante do time e terá a missão de repetir o sucesso da temporada passada, onde levou a Desportiva ao título estadual.

Jogo adiado!
A partida entre Colatina x Vitória, ainda da primeira rodada, foi adiada para o dia 12 de fevereiro. O Vitória, que também é time de prestígio, tem sede na capital e tem como treinador o ex-jogador Giuliano Pariz, que só tem trabalhado no Espírito Santo. O jogo foi adiado por conta do Colatina, que decidiu participar do torneio apenas no início desta semana. Com ajuda dos empresários locais, montará um time jovem e terá no comando Zinho Sarmento.

O Rio Branco, time tradicional da capital capixaba, foi rebaixado na temporada passada, junto com o Espírito Santo e não está na divisão de elite do estadual de 2014.

Próximos Jogos
Conilon x Desportiva
17/01/2014 20:15
Real Noroeste x São Mateus
18/01/2014 18:00
Estrela do Norte x Linhares
20/01/2014 20:15
Colatina x Vitória
12/02/2014 20:15