CAPIXABA: Campeonato começa em 13 de janeiro com participação de 10 clubes
A definição ocorreu durante o encontro do Conselho Arbitral, em Vitória
A novidade para 2026 será a retomada da vantagem esportiva para os quatro primeiros colocados da primeira fase, que terão o mando de campo no segundo jogo
Vitória, ES , 16 (AFI) – Os clubes e a Federação de Futebol do Espírito Santo (FES) decidiram, em reunião realizada nesta semana, manter o mesmo formato de disputa para o Campeonato Capixaba de 2026. A definição ocorreu durante o encontro do Conselho Arbitral, em Vitória.
A competição terá início no dia 13 de janeiro, com a final prevista para 28 de março, respeitando o calendário nacional e garantindo tempo de preparação para a Série D do Campeonato Brasileiro, que começa em 4 de abril.
MODELO
O modelo seguirá o adotado desde 2019: na primeira fase, os 10 clubes se enfrentam em turno único, com os oito melhores avançando para as quartas de final, enquanto os dois últimos colocados serão rebaixados. Todas as fases do mata-mata — quartas, semifinais e final — serão disputadas em jogos de ida e volta.
NOVIDADE
A novidade para 2026 será a retomada da vantagem esportiva para os quatro primeiros colocados da primeira fase, que terão o mando de campo no segundo jogo e avançam em caso de empate no placar agregado.
OS CLUBES
O Campeonato Capixaba de 2026 contará com os seguintes clubes: Rio Branco-ES, Porto Vitória, Desportiva Ferroviária, Vitória-ES, Real Noroeste, Rio Branco VN, Vilavelhense, Capixaba, Serra e Forte FC. Oito deles já participaram da edição de 2025. Serra e Forte FC garantiram acesso como campeão e vice da Série B, respectivamente.
A competição será disputada em 15 datas, organizadas para favorecer a recuperação física dos atletas e promover maior equilíbrio técnico entre os times.
VAGAS EM COMPETIÇÕES
Além do título estadual, o Capixaba de 2026 garantirá vagas em competições nacionais e regionais em 2027. O campeão terá direito a disputar a Copa do Brasil, a Série D do Brasileirão e a Copa Centro-Oeste. O vice-campeão conquistará vaga apenas na Copa do Brasil.
A manutenção do formato e do calendário leva em conta a busca por justiça esportiva e a necessidade de adequação ao calendário internacional, considerando a realização das Copas do Mundo masculina e feminina no período.
Noticias Relacionadas
-
Futebol Brasil
FPF oficializa maior patrocínio coletivo do futebol brasileiro
24/12/2025 -
Futebol Brasil
Guarani oficializa a contratação do experiente atacante Lucca
24/12/2025 -
Futebol Brasil
Athletico-PR negocia a contratação de promessa do Palmeiras
24/12/2025 -
Futebol Brasil
Fluminense empresta volante para clube dos Estados Unidos
24/12/2025






































































































































