Candango: Definido o campeão. O restante ainda em disputa

Brasilia, DF, 15 (AFI) – O Campeonato Brasiliense de Futebol atingiu 12 rodadas. Faltam somente duas para o seu encerramento. O objetivo principal que é o título, já foi alcançado. O Brasiliense já é o campeão, aliás, tetracampeão Candango, e ainda invicto. Tem o melhor ataque, 29 gols marcados, a melhor defesa, 11 gols sofridos. Foi a equipe que mais venceu, 9 vitórias. Um dos artilheiros, Warley, é do Brasiliense. O outro é Thiago, do Dom Pedro, ambos têm 8 gols.

A segunda vaga para a Copa do Brasil está sendo disputada por Esportivo (20 pg), Gama (20 pg) e Ceilândia (19 pg). O Dom Pedro, matematicamente, tem chances. Teria de vencer seus dois próximos jogos (Paranoá e Gama) e torcer por tropeços de Esportivo, Gama e Ceilândia, além de tirar uma diferença de saldo negativo de 7 gols.

Para a Série C do Brasileiro, o Esportivo Guará, tem 20 pontos e 5 vitórias. Para perder a vaga, teria de ser derrotado em seus dois próximos jogos (Luziânia e Unaí, fora de casa) e o Dom Pedro vencer os seus dois jogos (Paranoá fora e Gama em casa) e ainda, o time dos Bombeiros tirar uma diferença de 7 gols negativos. O Ceilândia, com 19 pontos, precisa de 2 pontos em dois jogos (Unaí e Paranoá em casa) ou que o Dom Pedro não vença um dos seus compromissos.

Quanto ao rebaixamento, o Dom Pedro só será rebaixado se perder seus dois próximos jogos e ainda, o Paranoá vencer suas duas partidas (o próprio D Pedro em casa e Ceilandia fora) e a Cobra Sucuri tirar uma diferença de 9 gols negativos de saldo em relação ao time de Pedro Mendes.

O Unaí escapa do rebaixamento por suas forças, conquistando 3 pontos em dois jogos (Ceilândia fora e Esportivo em casa) ou então se, Paranoá e Luziânia não vencerem um de seus jogos.

Paranoá e Luziânia para escaparem da degola tem de vencer suas duas partidas. Paranoá joga com Dom Pedro em casa e Ceilândia fora. O Luziânia recebe o Esportivo e joga fora de casa com o Brasiliense. Além disso, ambos não dependem mais de suas forças. Torcem para que o Unaí não pontue e que um dos dois tropecem nas suas próximas partidas.

A rodada começou sexta-feira com uma partida:

GAMA 3 x 2 CEILÂNDIA, no estádio Mane Garrincha. André Borges duas vezes e Rodrigo Ninja marcaram para o verdão. Sérgio Manoel e Berg fizeram os gols do Gato Ceilândia. Esta vitória garantiu o título ao Brasiliense.

No sábado, o fechamento da rodada, com três partidas:

UNAÍ 0 x 3 BRASILIENSE no Urbano Adjuto. Adrianinho duas vezes e Agenor marcaram os gols do Jacaré Brasiliense.

ESPORTIVO GUARÁ 4 x 2 PARANOÁ, no Cave. Leandro Porto, duas vezes, Rafael e Élton para o Tigre. Cacá e Alisson para o Paranoá.

DOM PEDRO 2 x 1 LUZIÂNIA. Thiago e Michel para o time dos Bombeiros. Duda o gol do Luziânia.

Classificação:

• 1º BRASILIENSE (CAMPEÃO) 30 pg
2º ESPORTIVO 20 pg, saldo de 5 gols
3º GAMA 20 pg, saldo de 4 gols
4º CEILÂNDIA 19 pg
5º DOM PEDRO 14 pg
6º UNAÍ 12 pg
7º PARANOÁ 8 pg
8º LUZIANIA 7 pg

Principais artilheiros:
• Warley (Brasiliense) e Thiago (Dom Pedro), com 8 gols
• Dimba (Brasiliense) , 7 gols
• André Borges (Gama) e Adrianinho (Brasiliense) , ambos com 6 gols

A penúltima rodada terá estes jogos:

• Brasiliense x Gama
• Ceilândia x Unaí
• Paranoá x Dom Pedro
• Luziânia x Esportivo