Candangão: Semana decisiva para classificação e degola

Na zona de rebaixamento, o Luziânia está à espera de um milagre

Confira a situação de cada clube faltando duas rodadas

luziania corre risco de cair

Brasília, DF, 14, (AFI) – O rápido 47º Campeonato Brasiliense de Futebol chegou na sua sétima rodada neste final de semana. As goleadas do Brasiliense (5 a 1 sobre o Ceilândia) e do Gama (4 a 0 sobre o Brasília) deram uma nova vida à tabela de classificação. Mesmo sendo derrotado, o Ceilândia Esporte Clube está oficiosamente classificado para a próxima fase, pois tem 16 pontos ganhos e saldo d e 4 gols.

O quinto colocado, o Brasília, tem 10 pontos ganhos e saldo de -4 gols. O Colorado do DF pode chegar aos 16 pontos do Ceilândia, porém teria de tirar um saldo de 8 gols em relação ao gato Ceilândia. O Capital, de Édson Porto chegou aos 14 pontos ganhos e está a uma vitória de garantir classificação antecipada.  O Gama de Jonilson Veloso, apesar dos problemas extra campo, o alviverde ganhou uma sobrevida. Acabou se distanciando da zona de rebaixamento e está na briga por classificação para a próxima fase.

Na zona de rebaixamento, o Luziânia está à espera de um milagre. Com dois pontos ganhos e seis ainda por disputar, caso não vença o Gama na quarta-feira, estará antecipadamente rebaixado, pois o oitavo colocado, o Taguatinga tem sete pontos ganhos. O mineiro da cidade de Unaí também está em situação perigosa. Tem seis pontos ganhos e enfrentará o Paranoá e Gama.  

A SITUAÇÃO DOS CLUBES FALTANDO DUAS RODADAS PARA ENCERRAR A PRIMEIRA FASE: 

  • Ceilândia: continua o líder com 16 pontos ganhos. Está virtualmente classificado. Pode chegar aos 22 pontos ganhos. Enfrenta o Capital e o Paranoá em casa. 
  • Capital: Depois da chegada de Édson Porto, a equipe disparou a vencer. É o vice-líder com 14 pontos ganhos. Pode se garantir antecipadamente caso vença o Ceilândia. Pode chegar a 20 pontos ganhos. Enfrenta o Ceilândia fora e o Brasiliense em casa.  
  • Brasiliense: Depois da estreia de Celso Teixeira, a goleada sobre o Ceilândia colocou o jacaré brasiliense na terceira posição, com 12 pontos ganhos. Enfrenta o Taguatinga em casa e o Capital fora de casa. Pode chegar aos 18 pontos ganhos. 
  • Paranoá: A Cobra Sucuri patinou no empate frente ao Luziânia. Agora é o quarto colocado, com 11 pontos ganhos. Enfrenta o Unaí e o Ceilândia fora de casa. Pode chegar aos 17 pontos ganhos. 
  • Brasília: o Colorado do DF foi surpreendido pelo Gama na derrota por 4 a 0. O time de Luis Carlos Souza é o quinto colocado, com 10 pontos ganhos. Enfrenta o Santa Maria em casa e encerra frente ao Taguatinga fora de casa. Pode chegar aos 16 pontos ganhos.  
  • Gama: o alviverde candango, mesmo com a ameaça de greve de seu elenco, ganhou uma sobrevida. Chegou aos 9 pontos ganhos. Está distante 3 pontos do rebaixamento e está a 2 pontos da  zona de classificação. Pode chegar a 15 pontos ganhos. Enfrenta o Luziânia fora e encerra frente ao Unai em casa.  
  • Santa Maria: a equipe está em sétimo com 8 pontos ganhos. Ainda tem chance de classificação, mas não está fora do perigo do rebaixamento. Pode chegar a 14 pontos ganhos. Enfrenta o Brasília e encerra diante do Luziânia, ambos fora de casa.  
  • Taguatinga: O time de Luis Carlos Prima corre sério risco de rebaixamento pois tem 7 pontos ganhos. Matematicamente ainda tem chance de classificação. Pode chegar aos 13 pontos ganhos. Enfrenta o Brasiliense fora e o Brasília em casa.  
  • Unai: A luta do representante mineiro é para se manter na primeira divisão. Tem 6 pontos ganhos. Pode chegar aos 12 pontos. Enfrenta o Paranoá em casa e o Gama fora. 
  • Luziânia: é o 10º colocado com 2 pontos ganhos. Tem de vencer seus dois jogos que faltam e torcer por tropeços de Unaí e Taguatinga. Pode chegar a 8 pontos ganhos.  

Confira também: