Campeonato Feminino/2007 - Repasse de Verbas
Após o SAFESP solicitar e receber, por parte da FPF, nas pessoas do Dr. Marco Polo Del Nero e do Cel. Marcos Marinho apoio no sentido de não se iniciar a competição sem uma resolução das pendências do Feminino 2005/06, recebemos um contato telefônico da Secretaria da Juventude, Esportes e Lazer do Governo Estadual informando que o repasse das verbas das referidas competições já foram feitas à Federação Paulista de Futebol Amador (Processos 563/2005 e 533/2006).
Após o SAFESP solicitar e receber, por parte da FPF, nas pessoas do Dr. Marco Polo Del Nero e do Cel. Marcos Marinho apoio no sentido de não se iniciar a competição sem uma resolução das pendências do Feminino 2005/06, recebemos um contato telefônico da Secretaria da Juventude, Esportes e Lazer do Governo Estadual informando que o repasse das verbas das referidas competições já foram feitas à Federação Paulista de Futebol Amador (Processos 563/2005 e 533/2006).
Assim sendo, o SAFESP encaminhou no último dia 11/04 documento à entidade para que seja efetuado o repasse com a devida urgência, pondo fim a um problema que se arrasta há muito tempo. Agradecemos aos árbitros que estão tendo a devida compreensão, bem como às autoridades constituídas da FPF e à atual administração da Secretaria, na pessoa do Sr. Nélson Gil.
Agradecimento
Agradecemos ao Dr. Marco Polo Del Nero, Dr. Carlos Caboclo e Cel. Marcos Marinho por autorizarem a experiência de colocação de carro fretado na Segunda Divisão. Esperamos que tal medida dê certo, pois gera vários benefícios para a arbitragem, tais como: garantia do transporte, segurança, integração, tranqüilidade, etc. O próximo pedido pendente é autorizar o transporte na Capital para jogos no Pacaembu, no Morumbi, no Palestra Itália e no Canindé.
Gravação dos Programas
Desde o último dia 11/04, esta entidade sindical passou a gravar programas esportivos em rádio e televisão, bem como fez cópias e/ou imprimiu textos inseridos em revistas, jornais e sites. A medida se justifica no sentido deste sindicato ter tomado a decisão de agir judicialmente em defesa de todo e qualquer árbitro que se sentir difamado, caluniado ou injuriado pela Imprensa.
Comemorações relativas aos 26 continuam
Dentro das comemorações dos 26 anos de fundação do Sindicato, realizaremos a semana da saúde e prevenção com a seguinte programação:
a – Palestra com o Dr. Marçal Honda, Delegado da Polícia Civil, Presidente da ONG Alerta Jabaquara, sobre “A Importância do Combate às Drogas na Infância”. Inicialmente agendada para o dia 12/04, foi remanejada para o dia 16/04 (segunda-feira), às 15h00, na sede da FPF:
b – 13/04 (sexta-feira), às 19h00: Palestra com Bernardo, idealizador e fabricante das bandeiras eletrônicas nacionais Genialtec.
c – 13/04 (sexta-feira) – Apresentação do Médico (Clínico-Geral) que estará à disposição dos associados na última sexta-feira de cada mês, prestando atendimentos ambulatoriais na sede do SAFESP.
d – 13, 20 e 27/04 (sextas-feiras), a partir das 13h00 – Dia do Combate ao Diabetes – O Mal Silencioso. Com a presença da equipe do Laboratório PRESECOR para a realização, aos associados e dependentes, do exame de Glicemia (necessário jejum de 8 horas para que os resultados sejam corretos e os resultados estarão disponíveis após 72 horas no SAFESP).
Inscreva-se e participe das atividades, com a chance de ganhar (a cada grupo de 20 participantes) um par de bandeiras eletrônicas da Genialtec e de Uniforme (camisa cinza, calção e meiões pretos).
Curso de Árbitros no Sindicato
O Diretor da Escola Paulista de Arbitragem de Futebol do Sindicato dos Árbitros de Futebol do Estado de São Paulo – SAFESP – comunica que, de acordo com o capítulo V, artigo 40 e 41 do Regimento Escolar, estão abertas as matrículas para o Curso de Formação de Árbitros (Categoria Amadora). Os interessados deverão dirigir-se à Diretoria da Escola, na Av. Thomas Edson, 273, Barra Funda, Capital, no horário das 13:00 horas às 18:00 horas, de segunda a sexta-feira, a partir de 09 de abril até 30 de abril.
Escolha dos Melhores de 2006
Em maio, após o final do Paulistão e antes do início do Brasileirão, será realizada a noite do encontro das gerações, com os árbitros e futuros associados do SAFESP aprovados na fase teórica e física reunidos com os Destaques de 2006 (futebol profissional e não profissional). Assim sendo, a votação dos Melhores está prorrogada até o dia 04/05/07, abrindo, desta forma, mais um prazo para que os associados que forem à Sede escolherem os “Destaques dos Destaques”
Safesp tem memória
Graças a uma hemeroteca feita pela presidência, o SAFESP tem a possibilidade de relembrar fatos relevantes da arbitragem paulista e brasileira. Assim como muitos, cultuamos a memória e, aos poucos, divulgando feitos, frases, discursos, opiniões e decisões de árbitros, dirigentes de outrora que, com seu esforço e dedicação, sempre lutaram pelos mesmos objetivos, estando ou não em atividade. Por exemplo: no dia 5 de julho de 1999, os diretores José de Assis Aragão, Emídio Marques de Mesquita, Sérgio Corrêa da Silva, Wilson Gauss, Joel Teixeira Caires, Benedito Martinho Correia de Oliveira, Edmundo Lima Filho, Sérgio Cenedézi, Paulo de Souza Arruda, Ricardo Ibitinga de Barros, César Ferro, João Massoneto, Álvaro Pereira, Márcio Campos Sales, Sílvio Luiz Aranha, Antônio Carlos da Silva, Rodrigo Braghetto e Elziro dos Santos, reunidos na sede do SAFESP, resolveram – por unanimidade – penalizar um associado com a exclusão do quadro associativo. Leia mais no site www.safesp.org
Monografias, teses de mestrado e doutorado terão espaço na EBF
A Escola Brasileira de Futebol da CBF abre espaço em seu site pra você que tem uma monografia, tese de mestrado ou doutorado relacionadas ao futebol. Envie seu trabalho para o e-mail de: [email protected] . Ele será analisado e publicado no site da Escola Brasileira de Futebol. Além disso, o autor que tiver seu trabalho publicado poderá vir a ser convidado a participar de um dos cursos que serão promovidos pela EBF em 2007. CBF lança farto material didático para os árbitros
Os “Sinais de Trânsito do Árbitro de Futebol” é o segundo que tive a oportunidade de auxiliar na elaboração. Trata-se de um manual voltado para os árbitros de futebol, com informações importantes para o desempenho da sua função e aborda a designação, com orientações para o deslocamento, hospedagem e dicas diversas. O material está à disposição dos interessados, bastando para isto entrar em contato com a CBF.
Lamentavelmente o brasileiro não é muito dado a leituras, o que acaba prejudicando no vocabulário e, por conseqüência, interfere no momento da confecção dos relatórios.
Falando em relatórios, já está na fase final o “Manual de Redação de Súmulas e Relatórios – 3ª Edição”, a ser disponibilizado aos árbitros de todo o País. É um trabalho com exemplos de documentos extraídos do site da CBF que servirão para uma reflexão sobre assunto tão explorado nos Tribunais de Justiça do Brasil.
Para fechar o trabalho editorial da CA-CBF, está sendo preparado o “Manual para os Observadores”, com objetivo de auxiliar esta categoria da CBF no momento de avaliar os árbitros, árbitros assistentes e quartos árbitros.
O jornalista que desejar receber um exemplar deve entrar em contato com a assessoria de imprensa da CBF para verificar a possibilidade de atendimento.




































































































































