Campeonato de infratores terá participação recorde de jovens
Ribeirão Preto, SP, 21 (AFI) – Pelo quarto ano consecutivo e esperand repetir o sucesso dos anos anteriores, será realizado a Copa da CASA (antiga FEBEM). O torneio envolverá 800 jovens infratores que cumprem medidas socioeducativas de internação e este ano terá número recorde de participantes. O Campeonato abrange equipes de todos os cantos do Estado de São Paulo.
O principal objetivo da Copa é incentivar os adolescentes à pratica desportiva, em especial o futebol. E, também, possibilitar uma maior integração entre adolescentes e funcionários que, durante três meses, dedicam praticamente todos os dias ao treinamento e condicionamento físico para os jogos.
Um detalhe importante da competição é que só podem participar equipes de unidades que não tenham problemas disciplinares.
“Outro aspecto do torneio é o incentivo às práticas saudáveis”, diz Berenice, presidente da CASA. “Para um atleta ter bom desempenho, ele tem que abandonar hábitos como o tabagismo, ter preparo físico e disciplina no treinamento.”
Na primeira fase da Copa da CASA, os jogos serão regionais e realizados nas cidades de São Paulo, Campinas, Lins, Cerqueira Cesar, Franco da Rocha, Santos e Suzano. Classificam-se oito times para as oitavas-de-final da competição.
A partir daí, devido a uma parceria com a Federação Paulista de Futebol (FPF), as partidas serão disputadas nas preliminares do Campeonato Paulista de 2008, nos estádios do Morumbi, Pacaembu e Parque Antártica, dentre outros.
“Jogando futebol, você tem a possibilidade de fazer com que o jovem mude, pois ele tem a oportunidade de participar de atividades externas, coisa que eles não tinham antes”, conta Zé Maria, ex-jogador do Corinthians e da Seleção Brasileira que atua na supervisão de esporte na Fundação
Títulos Anteriores
Na primeira edição em 2005, a CASA do Atleta levou o titulo do torneio e a UI 17 (ambas do antigo e desativado Complexo do Tatuapé) foi a vice-campeã. Já no ano de 2006, o troféu de campeão ficou na unidade de Araraquara e o de vice, com a de Bauru. Em 2007, os jovens da Unidade de Lins foram os campeões e a unidade Rio São Francisco (Brás) ficou em segundo lugar.





































































































































